Programação

  • Uma Reflexão sobre a Didática

  • Programa do Curso

  • Os professores e seus saberes

  • Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza

  • A relação pedagógica, poder e desvelo

  • A docência e a escola

  • O ensino e seus artefatos (livro didático)

  • A docência e a aprendizagem

  • Avaliação em nome das aprendizagens?

  • Diário de Escola - Daniel Pennac

  • Orientações para o estágio

      • Estágio (30 horas):

      O estágio deve contemplar 30 horas. Oito horas poderão ser cumpridas em atividades realizadas durante as aulas de Didática, em datas devidamente comunicadas. Essas horas serão assinadas pela Prof. Vivian e deverão ser indicadas em Ficha de Estágio à parte. Assim, o aluno deverá também preencher outra Ficha de Estágio, a ser assinada pela escola onde o estágio será realizado.

      Os alunos que realizarem seus estágios com apoio dos Educadores cumprirão 30 horas nas escolas, pois essa é uma regra do Programa.

      O estágio poderá ser realizado individualmente em instituição de ensino pública ou privada. 

      O intuito é buscar “experiências inspiradoras” de ensino, atentando-se para diferentes dimensões do trabalho pedagógico, desde as aulas de professores marcantes, projetos interdisciplinares, propostas de escolas, experiências de alunos, entre outras possibilidades. 

      O estágio poderá ser realizado mediante acompanhamento de aulas, conversas com o professor, com alunos, análise de materiais usados e produzidos nas aulas, entre outras possibilidades e dependendo da própria experiência observada.

      As observações deverão ser organizadas em power point ou prezi e postadas no Stoa ao final da disciplina, em data indicada no cronograma. Nesse material, que deverá ter entre 10 e 15 slides, cada aluno deverá:

    1. Evidenciar, de forma clara e sucinta, porque o estágio evidenciou uma experiência inspiradora.

    2. Apresentar o local onde o estágio foi realizado, destacando onde funciona, quantos e quais alunos atende, informações sobre a equipe pedagógica, um pouco da história da instituição, seus principais desafios e conquistas.

    3. Apresentar anotações, fotos, trechos de entrevistas ou outros documentos reunidos durante o estágio.

    4. Indicar textos lidos durante as aulas de Didática que ajudam a discutir aspectos observados no estágio.

      O estágio é uma atividade obrigatória e sua apresentação também deverá compor uma das notas da disciplina.

    Bom estágio a todos!

  • Cartas

    • Caros alunos, o prazo de entrega foi adiado para o dia 26/3 (terça-feira).
  • Carta Diana

  • Estágios

    Orientações para a apresentação dos estágios

    * Preparar de 10 a 15 slides apresentando os resultados das observações dos estágios;

    * O que se mostrou inspirador? Falas, imagens, situações e produções de alunos;

    * Não pode faltar: dados da escola onde o estágio foi realizado (história, quem atende, dificuldades, desafios, etc.);

    * Por que é inspirador? Dialogar com disciplinas e referências;

    * Último slide: referências bibliográficas.