Programação
-
-
Apresentação do programa da disciplina.
-
Tema: Concepções de currículo, determinantes sociais e contextos culturais.
-
LOPES, A. C., MACEDO, E. Capítulo 1: Currículo. In: _______. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011, p. 19-42.
-
SILVA, T. T. da. Introdução: Teorias do Currículo: o que é isso? In: _______. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica,1999. p. 11-17.
-
-
Tema: Concepções de currículo, determinantes sociais e contextos culturais.
-
SILVA, R. R. D. Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea. Cadernos de Pesquisa, vol. 46, nº 159, p. 158-182, jan./mar. 2016.
-
GIMENO SACRISTÁN, J. O significado e a função da educação na sociedade e na cultura globalizadas. In: GARCIA, R. L.; MOREIRA, A. F. B. (Orgs.) Currículo na contemporaneidade. Incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2003, p. 41-80.
-
-
Atividade: participação na Mostra de Estágios.
-
Tema: Concepções de currículo, determinantes sociais e contextos culturais.
-
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo. Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000 – Capítulos 4 (O currículo como confluência de práticas) e 5 (A política curricular e o currículo prescrito), p. 101-145.
-
MOREIRA, A. F. B. Currículo: novas trajetórias para a escola pública básica. In: GERALDI, C. M. G., RIOLFI, C. R., GARCIA, M. F. (Orgs.). Escola viva. Elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 287-305.
-
-
Tema: Concepções de currículo, determinantes sociais e contextos culturais.
-
LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, vol. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.
-
SAMPAIO, M. M. F. Aceleração de estudos: uma intervenção pedagógica. Em aberto. Brasília, vol. 17, n. 71, jan. 2000, p. 57-73.
-
-
Prova
-
Tema: Orientações curriculares centrais e contribuição de diferentes agentes na implementação e no desenvolvimento de currículos.
-
GALIAN, C. V. A. Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil. Cadernos de Pesquisa, Vol. 44, nº 153, jul./set. 2014.
-
BONAMINO, A.; MARTÍNEZ, S. A. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: a participação das instâncias políticas do estado. Educ. Soc., vol. 23, n. 80, set. 2002, p. 368-385.
-
-
Tarde - Participação na Greve Geral da EducaçãoNoite - Participação na "Mesa Redonda: Direitos Humanos na FEUSP" - 19h - Auditório da FEUSP - http://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=4268
-
Tema: Orientações curriculares centrais e contribuição de diferentes agentes na implementação e no desenvolvimento de currículos.
- Atividade em grupo (produção de roteiro de análise de propostas curriculares)
- Trabalho nos grupos de estágio
-
KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, ano XVIII, no 60, dezembro/1997.
-
MOREIRA, A. F. B. Propostas curriculares alternativas: limites e avanços. Educação e Sociedade. Campinas, v. 21, n. 73, p. 109-139, dez. 2000.
-
CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, set. 2002, p. 168-200.
-
-
Atividades:
- análise de propostas curriculares de estados e municípios brasileiros.
- trabalho dos grupos de estágio.
- entrega da reescrita da prova.
-
Tema: Avaliação e currículo.
-
TEXTO BASE: SANTOS, L. A avaliação em debate. In. BAUER, A.; GATTI, B. A. Ciclo de Debates 25 anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013, p. 229-248. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-publicacoes/vinte-e-cinco-anos-de-avaliacao-de-sistemas-educacionais-no-brasil-volume-2/
TEXTO COMPLEMENTAR: SOUSA, S. Z. Avaliação externa e em larga escala no âmbito do estado brasileiro. In. BAUER, A.; GATTI, B. A. Ciclo de Debates 25 anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013, p. 61-85. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-publicacoes/vinte-e-cinco-anos-de-avaliacao-de-sistemas-educacionais-no-brasil-volume-2/
-
-
Apresentação dos trabalhos de estágio.
-
-
-
-