Programação
-
Módulo 1 - Didática e fundamentos do ensino.
- Apresentação do curso, dos temas do trabalho de estágio
- Aspectos históricos da Didática
-
AZANHA, José Mario Pires Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, v.I, 1985, p. 24-32.
Obs.: Na leitura, atentar-se para: a natureza da Didática; a concepção de método; a concepção de caráter relativo do método; as definições de "saber que", "saber como" e "saber fazer".
-
"Ensinar e Aprender: nem tudo depende da didática" - Maria Teresa Eglér Mantoan
-
Módulo 1 - Didática e fundamentos do ensino.
- Didática: tendências pedagógicas
- Papel do professor, papel do aluno, relação com o conhecimento nas diversas tendências pedagógicas
-
MARTINS, P. L. O. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In: VEIGA, I. P. A. Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006, p. 75-100.
-
"Correntes pedagógicas do século XX"
-
DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Entrevista concedida a Angelina Teixeira Peralva e Marilia Pontes Sposito.Revista Brasileira de Educação Rio de Janeiro, n. 5 e 6, p. 222-231, 1997.
-
Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?
-
Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?
-
Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?
-
Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?
-
Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?
-
Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?
-
Módulo 1 - Didática e fundamentos do ensino.
- Contextos escolares e desafios à prática docente
-
CHARLOT, B. Enquanto houver professores. Os universais da situação de ensino. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005, p.75-87.
-
CANÁRIO, R. Escola: crise ou mutação? A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 11-50.
-
Os desafios da escola contemporânea
-
Relação professor-aluno: entrevista com o professor Bernard Charlot | Revista Educação
-
Módulo 1 - Didática e fundamentos do ensino.
- Função da escola e seleção cultural
-
YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.
-
Educação: debates contemporâneos - Bernard Charlot -
BRASIL. Currículo: conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SED, ano XIX, no. 1, abril, 2009.
-
Demandas sociais, escolas e currículo - Parte 1
-
Demandas sociais, escola e currículo - Parte 2
-
- Não haverá aula
-
Proposta inicial de plano de aula - 5a. feira - vespertino Tarefa
-
Módulo 2 –Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação.
- Fracasso escolar: questão social, questão de Didática
-
ROAZZI, A., ALMEIDA, L. S. Insucesso escolar: insucesso do aluno ou insucesso do sistema escolar? Revista Portuguesa de Educação, vol. 1 n.2, 1988, p. 53-60.
-
ARROYO, M. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. Em Aberto, Brasília, ano 11, n.53, jan./mar. 1992
-
Perspectiva do fracasso escolar
-
Módulo 2 – Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação.
- Indisciplina
-
AQUINO, J. G. A indisciplina e a escola atual. Rev. Fac. Educ. Vol. 24, n. 2, São Paulo July/Dec. 1998.
-
CHAMLIAN, H. A disciplina: uma questão crucial da Didática. In: CASTRO, A. D. CARVALHO, A. M. P. (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira/Thomson Learning, 2001, p. 75-93
-
Módulo 2 –Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação.
- Assistir ao Filme: "Entre os muros da escola"
- Participar da programação da Semana da Educação
-
- Este filme tem como objetivo fomentar as discussões que tivemos e teremos em sala de aula. Nesse sentido, busque relacionar as situações do cotidiano escolar mostradas no filme com as leituras teóricas de nossa disciplina. Alguns temas para observação são: abordagem do professor; fracasso; indisciplina; concepção de conhecimento; e práticas de avaliação.
-
WELLEN, Héricka. “Entre os muros da escola”: um reflexo sobre o que está fora dela.
-
"Entre os Muros da Escola" de Glenda Miranda Moura
-
Módulo 2 –Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação.
- Diversidade na sala de aula
-
BORGES et al. Reflexões sobre a inclusão, a diversidade, o currículo e a formação de professores. ANAIS DO CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR, 2013.
-
CANDAU, Vera. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp. 240-255, Jul/Dez 201.
-
-
Módulo 3 – Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação
- Currículo -seleção de conteúdos
-
SANTOS, L. A construção do currículo: seleção do conhecimento escolar. BRASIL. Currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SED, ano XIX, no. 1, abril, 2009, p. 10-14. Série "Um salto para o futuro".
-
LOPES, A. C. Conhecimento Escolar: processos de seleção cultural e de mediação didática. Educação e Realidade, vol. 22, n. 1, p. 95-112 jan./jun. 1997.
-
22/10/2019 a 24/10/2019 - Não haverá aula: Semana da ANPED (Reunião da Associação Nacional de Pesquisa em Educação)
IMPORTANTE:- As apresentações do Plano de Ensino terão início no dia 19/11/2019. Confira sua data.
Critérios de avaliação das apresentações dos Planos de Ensino por pares
- Envie aspectos que você considera importante que sejam avaliados nas apresentações por pares dos Planos de Ensino.
- Inspire-se nas considerações do texto de Bernardete Gatti para fazer suas sugestões.
- Você pode enviar quantos critérios desejar, mas para essa atividade é importante sugerir no mínimo dois.
Abraços, Adriana
-
Módulo 3 – Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação
- Interfaces entre as diversas instâncias de planejamento
-
FUSARI, J. C. O Planejamento do Trabalho Pedagógico: Algumas Indagações e Tentativas de Respostas. Centro de referência em Educação.
-
FARIAS, I et al. O planejamento da prática docente. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livros, p.107- 136
-
Gestão da sala de aula - Celso Vasconcellos -
Professores do Brasil: novos cenários de formação / Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida. – Brasília: UNESCO, 2019.
-
Módulo 3 – Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação
- Modalidades organizativas de conteúdos e Organização da sala de aula
-
PENIN, Sonia . T. Escola ambiente: inovando, provocando e convocando a aprendizagem. Ciência e Ensino, dez. 1997.
-
NERY, Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade.
- Modalidades organizativas de conteúdos e Organização da sala de aula
-
Módulo 3 – Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação
- Introdução à avaliação educacional Avaliação formativa, avaliação somativa, avaliação interna e externa
-
GATTI, B. A. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, jan-jun/2003.
-
HADJI, C. Compreender que a avaliação formativa não passa de uma “utopia promissora”. ______Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 15-26.
-
Práticas de avaliação: instrumentos
-
Módulo 3 – Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação
- Apresentação do Plano de Ensino (com base nos conteúdos trabalhados nos módulos 2 e 3)
- Avaliação por pares
-
- Formulário para registro de avaliações
-
Módulo 3 – Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação
- Apresentação do Plano de Ensino (com base nos conteúdos trabalhados nos módulos 2 e 3)
- Avaliação por pares
-
- Formulário para registro de avaliações
-
Módulo 3 – Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação
- Apresentação do Plano de Ensino (com base nos conteúdos trabalhados nos módulos 2 e 3)
- Avaliação por pares
-
Módulo 3 – Componentes do ensino: currículo, planejamento e avaliação
- Apresentação do Plano de Ensino (com base nos conteúdos trabalhados nos módulos 2 e 3)
- Avaliação por pares
-
-
Quadro com informações gerais sobre do Plano de Ensino Reflexivo: estrutura (elementos mínimos), desafios, duplas (data de apresentação).
-
-
-
Educar com que objetivo? Para o sucesso ou para a busca da justiça?
-
Essa base, não
-
A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio: fronteiras e conflitos
-
A Reforma e a BNCC do Ensino Médio: um golpe na educação brasileira.
-
- Iniciando o estágio: aspectos a observar par obter subsídios para os Planos de Aula
ROTEIRO
# Quais são os princípios educativos presentes no PPP e que direcionam o trabalho da escola?
# Como é a composição da clientela escolar da escola?
# Em que contexto sócio-econômico a escola está inserida?
#Como são compostas as turmas?
# Como se dá a relação entre os professores e os alunos?
# Relacionamento entre professor e alunos: o professor tem domínio sobre a turma, consegue desenvolver uma relação afetuosa e oferecer atenção individual, além da atenção coletiva?
# Organização da sala de aula: está de acordo com a atividade desenvolvida?
# Interação dos alunos com o conteúdo: as atividades propostas são desafiadoras para os estudantes?
# Em relação ao currículo da disciplina, como se dá a definição dos conteúdos? Que tipo de conteúdo é priorizado pelo professor? Que tipo de experiências pedagógicas estão presentes no cotidiano da disciplina?
# Interação entre os alunos: o professor proporciona oportunidades para que os
estudantes trabalhem em conjunto? Que outros momentos de interação ocorrem entre eles? A interação é respeitosa? Se não, há intervenção do professor?
# Uso do material: é feito de forma mecânica ou está adequado à atividade proposta?
- Veja abaixo outras informações gerais sobre o estágio (obrigatório) da disciplina:
-
ATENÇÃO ao item 5 na p. 22: sobre os documentos de estágio e sobre os setores da FEUSP responsáveis diretamente pelo assunto.
-
Primeira parte da aula: Rodada sobre os planos de aula
Segunda parte da aula: Apresentação de seminários (2 grupos)
Critérios de avaliação dos PLANOS DE AULA:1- Coerência interna de todas as partes do plano
2- Viabilidade da proposta
3 - Interlocução com a bibliografia do curso e uso adequado de outros aportes teóricos
4 - Adequação do plano à estrutura combinada: objetivos, justificativa, conteúdos, estratégia, avaliação.