Adm Escolar e Economia da Educação
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Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. A parte prática da disciplina consiste em leituras orientadas, pesquisas bibliográficas, preparação e aplicação de questionários e entrevistas, análises de bases educacionais e também em viagens didáticas e visitas técnicas às escolas para propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade.
A disciplina busca propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade. Neste sentido, tem como alvo a formação do educador escolar que esteja apto a coordenar o trabalho coletivo na escola de forma democrática envolvendo diversos segmentos escolares.
1. Apresentar e analisar, de uma perspectiva transdisciplinar, as principais abordagens teóricas que fundamentam os estudos sobre corpo, cultura, imaginário e fenomenologia nas organizações educativas; 2. Discutir os trabalhos de pesquisa dos alunos matriculados na disciplina com vistas a efetuar trocas de experiências com investigadores da área, bem como contribuir com indicações bibliográficas e metodológicas para a conclusão da pesquisa; e 3. Propor experiências transdisciplinares que possam contribuir para a formação investigativa e docente dos pós-graduandos.
Analisar os processos de configuração da identidade cultural nacional e a produção de narrativas sobre a trajetória da população negra brasileira a fim de compreender o modo pelo qual se constitui as relações raciais no Brasil e seus impactos nas políticas públicas com vistas a superação do racismo e outras formas de discriminação no contexto educacional.
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. A parte prática da disciplina consiste em leituras orientadas, pesquisas bibliográficas, preparação e aplicação de questionários e entrevistas, análises de bases educacionais e também em viagens didáticas e visitas técnicas às escolas para propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade.
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira.
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira.
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira.
Apresentar e discutir aspectos introdutórios de história e cultura afro-brasileira e indígena na forma de subsídios para a atuação futura dos pedagogos e pedagogas , numa perspectiva de interculturalidade, combate ao racismo e outras formas de discriminação, refletindo sobre outras possibilidades de educação para além do modelo escolar ocidental.
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira.

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