Programação
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Notícias e avisos
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 05/08/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 07/08/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva.
TEMA 1: Apresentação da disciplina.
TEMA 2: Função social da educação e natureza da instituição escolar: inserção do sistema escolar na produção e reprodução social
TEXTO: ementa da disciplina-
Disciplina: EDA0463 - Política e Organização da Educação Básica no Brasil
Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h (Estágio: 60 h, Práticas como Componentes Curriculares = 20 h)
IMPORTANTE: O ALUNO DEVERÁ REALIZAR 60 h DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO.
Objetivos: Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira.
Docente Responsável: 1871391 – Samuel Robes Loureiro
Programa Resumido: Esta disciplina visa propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas públicas de educação, bem como da organização escolar e da legislação educacional referentes à Educação Básica, em suas diferentes modalidades de ensino, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. Para tanto, desenvolverá os seguintes tópicos:
a) Função social da educação e natureza da instituição escolar: inserção do sistema escolar na produção e reprodução social;
b) Direito à Educação, cidadania, diversidade e direito à diferença;
c) Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais;
d) Planejamento e situação atual da educação;
e) Financiamento da educação;
f) Gestão dos sistemas de ensino;
g) Unidade escolar: gestão e projeto pedagógico.
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Após abrir a planilha, clique sobre o nome da unidade escolar para saber mais informações sobre sua estrutura, projetos, localização etc.
Este Guia é elaborado a partir de indicações feitas por docentes, estudantes e funcionários. Cada uma dessas escolas foi visitada por educador@s e na conversa com a gestão é explicado o formato de organização e carga horária dos estágios nas disciplinas da FEUSP, bem como são coletados dados sobre a escola e realizados combinados sobre a recepção d@s estagiári@s.
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Documento utilizado para apresentar o aluno ao estabelecimento de ensino em que ele pretende estagiar.
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Ao término do estágio, quando a Ficha de Estágio já estiver assinada pelo estagiário, pela escola/instituição concedente e pelo docente FEUSP, é preciso realizar o registro on line da Ficha de Estágio. Mais informações em: http://www4.fe.usp.br/estagios/registro-da-ficha-de-estagio
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Modelo de relatório de Estágio que o aluno poderá utilizar para elaborar a 2ª avaliação da disciplina cita na Ementa.
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 12/08/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 14/08/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e/ou seminário seguido de discussão de texto
TEMA: Direito à Educação, cidadania, diversidade e direito à diferença
TEXTO: OLIVEIRA, R. P.. O Direito à Educação. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, Financiamento e Direito à Educação: análise da LDB e da Constituição Federal. 2a.ed. São Paulo: Xamã, 2002, p. 15 – 41.
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Este Manual do Estagiário foi elaborado por educadores e monitores do Programa de Formação de Professores da Faculdade de Educação da USP (PFP-FEUSP) para oferecer orientações gerais sobre o estágio curricular obrigatório e sobre a inserção dos licenciandos nas escolas públicas enquanto campo prioritário de estágio.
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 19/08/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 21/08/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e/ou seminário seguido de discussão de texto.
TEMA: Direito à Educação, cidadania, diversidade e direito à diferença
TEXTO: CURY, C. R. J.. Direito à Educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: FCC, n. 116, jul.2002, p. 245-262.
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 26/08/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 28/08/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e/ou seminário seguido de discussão de texto.
TEMA: Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais
TEXTO: MURANAKA, M. A. S.; MINTO, C. A.. Organização da Educação Escolar. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, Financiamento e Direito à Educação: análise da LDB e da Constituição Federal. 2a.ed. São Paulo: Xamã, 2002, p. 43-62.
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 09/09/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 11/09/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e/ou seminário seguido de discussão de texto.
TEMA: Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais
TEXTO: ADRIÃO, T.; OLIVEIRA, R. P. O ensino Fundamental. In: OLIVEIRA, R. L. P. de; ADRIÃO, T.. Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. 2ª Ed. São Paulo: Xamã, 2007, p. 31-46.
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 16/09/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 18/09/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e/ou seminário seguido de discussão de texto.
TEMA: Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais
TEXTO: PINTO, J. M. R.. O ensino médio. In: OLIVEIRA, R. L. P. de; ADRIÃO, T.. Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. 2ª Ed. São Paulo: Xamã, 2007, p. 47-72.
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 23/09/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 25/09/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e/ou seminário seguido de discussão de texto.
TEMA: Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais
TEXTO: ARELARO, L. R. G.; KRUPPA, S. M. P.. A Educação de Jovens e Adultos. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T.. Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. 2ª Ed. São Paulo: Xamã, 2007, p. 85 – 105.
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AULA REMANEJADA PARA A 14ª AULA
DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 30/09/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 02/10/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e/ou seminário seguido de discussão de texto.
TEMA: Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais
TEXTO: TUPPY, M. I. N.. A educação profissional. In: OLIVEIRA, R. L. P. de; ADRIÃO, T.. Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. 2ª Ed. São Paulo: Xamã, 2007, p. 107-121.
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 07/10/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 09/10/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e/ou seminário, discussão do texto.
TEMA: Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais
TEXTO: SOUSA, S. Z. L.. A educação especial. In: OLIVEIRA, R. L. P. de; ADRIÃO, T.. Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. 2ª Ed. São Paulo: Xamã, 2007, p. 123 - 135.
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 14/10/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 16/10/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e discussão do texto.
TEMA: Planejamento e situação atual da educação
TEXTO: SAVIANI, D.. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educação e Sociedade, Campinas, v. XX, n.69, p. 119-136, 1999.
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O aluno deverá elaborar um resumo do texto base da aula atendendo aos seguintes critérios:
No máximo 200 palavras;
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 21/10/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 23/10/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e discussão do texto.
TEMA: Planejamento e situação atual da educação
TEXTO: CURY, C. R. J.. Por um novo Plano Nacional de Educação. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 41, p. 792-813, 2011.
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 04/11/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 06/11/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e discussão do texto.
TEMA: Planejamento e situação atual da educação
TEMA: Financiamento da educação
TEXTO 1: OLIVEIRA, R. P.. O financiamento da educação. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, Financiamento e Direito à Educação: análise da LDB e da Constituição Federal. 2a.ed. São Paulo: Xamã, 2002, p. 83 - 122.
TEXTO 2: Trechos selecionados da CF 1988.
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DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 11/11/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 13/11/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e discussão do texto.
TEMA: Gestão dos sistemas de ensino
TEXTO 1: ADRIÃO, T.; CAMARGO, R. B.. A gestão democrática na CF de 1988. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, Financiamento e Direito à Educação: análise da LDB e da Constituição Federal. 2a.ed. São Paulo: Xamã, 2002, p. 63 - 71.
TEXTO 2: PARO, V. H.. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, Financiamento e Direito à Educação: análise da LDB e da Constituição Federal. 2a.ed. São Paulo: Xamã, 2002, p. 73 - 81.
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AULA REMANEJADA DA A 8ª AULA
DATA: Turma 2019223: Segunda-feira, 18/11/2019.
Turma 2019243: Quarta-feira, 20/11/2019.
ATIVIDADE: aula expositiva e/ou seminário seguido de discussão de texto.
TEMA: Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais
TEXTO: TUPPY, M. I. N.. A educação profissional. In: OLIVEIRA, R. L. P. de; ADRIÃO, T.. Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. 2ª Ed. São Paulo: Xamã, 2007, p. 107-121.
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DATA: Turma 2019123: Segunda-feira, 25/11/2019.
Turma 2019134: Terça-feira, 27/11/2019.
ATIVIDADE: Entrega dos relatórios de estágio.
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Entrega do Relatório do Estágio Turma 2019223 (Segundas-feiras) Tarefa
Espaço para entrega do relatório de estágio para a turma 2019223 (aulas às segundas-feiras).
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Entrega do Relatório do Estágio Turma 2019243 (Quartas-feiras) Tarefa
Espaço para entrega do relatório de estágio para a turma 2019243 (aulas às quartas-feiras).
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Descreve a tarefa.
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Décima sexta aula
DATA: Turma 2019123: Segunda-feira, 02/12/2019.
Turma 2019134: Terça-feira, 04/12/2019.
ATIVIDADE: Avaliação final da disciplina.