Topic outline
-
As aulas começarão dia 21 de fevereiro, quando será apresentado o Programa e as atividades a serem desenvolvidas durante o semestre letivo.
A disciplina será dada na Sala 12 do Prédio de Ciências Sociais.6a. Mostra Internacional de Teatro - DE 14 A 24 DE MARÇO DE 2019 - https://mitsp.org/2019/mostra-de-espetaculos/
Espetáculos - https://mitsp.org/2019/mostra-de-espetaculos/
Olhares Críticos - https://mitsp.org/2019/olhares-criticos/
Ações Pedagógicas - https://mitsp.org/2019/acoes-pedagogicas/
A tradução de "Machinal', de Sophie Treadwell, intitulada "A Mulher e a Máquina" está disponível na pasta da disciplina Movimentos do Teatro 2019 no Xerox de Letras.
-
ATENÇÃO: NOVA DATA PARA CADASTRO DAS NOTAS FINAIS DO SEMESTRE FOI APROVADA PELA DIREÇÃO DA FFLCH:
CADASTRO DAS NOTAS DA 1a AVALIAÇÃO: 12 DE JULHO
RECUPERAÇÃO: ATÉ 19 DE JULHO
DATA MÁXIMA PARA CADASTRO DAS NOTAS DA RECUPERAÇÃO: 31 DE JULHO
No dia 27 de junho serão apresentados os Seminários e Leituras Dramáticas. Consultem o tópico Seminários e Leituras Dramáticas nesta página para acesso às peças disponibilizadas.
Os alunos que não vão apresentar Seminário entregarão a Final Evaluation.
A aula de 13 de junho será a última da disciplina, uma vez que quinta próxima, dia 20, será feriado, e no dia 24 teremos a entrega da avaliação final pelos alunos que fizeram essa opção, e a apresentação dos Seminários pelos demais, conforme orientações disponibilizadas nesta mesma página do Moodle.
Trataremos, nessa aula de 13 de junho, da peça "Happy Days", de Samuel Beckett, e abordaremos as características principais que caracterizam a dramaturgia ligada ao movimento do assim chamado teatro "do absurdo".
Com qualquer quorum teremos, também no dia 13 de junho, entre 13.30 e 15.30, um encontro de revisão geral e de balanço da disciplina. Esse encontro acontecerá na Sala 232 do Prédio de Letras.
Na aula de 06 de junho vamos dar sequência à discussão de "Fear and Misery of the III Reich". Na segunda parte da aula entraremos nos comentários sobre "Happy Days", de Beckett.
Dia 30 de maio é dia de importantes mobilizações de luta contra o desmonte dos direitos nas áreas da Previdência e da Educação. Se tivermos condições para a realização da aula prevista para o dia da semana e horário de praxe, teremos a discussão de "Fear and Misery of the III Reich", peça de Brecht escrita em 1938.
Na primeira parte da aula de 23 de maio discutiremos os últimos três episódios de "Machinal", de Sophie Treadwell e revisaremos os traços constitutivos do Expressionismo como estética dramatúrgica, pictórica e musical. Na segunda parte da aula, começaremos a discussão de "Fear and Misery of the Third Reich", de Bertolt Brecht.
Aula de 16 de maio
Dando sequência à abordagem do Expressionismo, vamos brevemente ilustrar as concepções emergentes na pintura e na música dentro dessa perspectiva estética com o intuito de introduzir a discussão de "Machinal", de Sophie Treadwell.
RECOMENDAÇÃO DO ALUNO JOÃO VITOR SERGIO:
"A montagem de "Gota D'Água {Preta}" que está em cartaz no Auditório Ibirapuera neste final de semana. A peça é longa (3h20, contando o intervalo) mas vale super a pena.
Quando passou pelo Centro Cultural São Paulo, a equipe de produção de textos do site e eu (sou estagiário lá) conversamos com o diretor e alguns atores e o resultado foi este texto, publicado no link: http://centrocultural.pagina-oficial.ws/site/a-voz- .que-ainda-resta-gota-dagua-em- preto-e-branco/
Os ingressos custam cerca de R$ 30 (inteira) e mais informações estão neste site: http://www.auditorioibirapuera.com.br/ ."2019/04/24/gota-d%E2%80% 99agua-preta/ Na aula de 09 de maio serão recolhidos os Mid Semester Papers com as resenhas de espetáculos, e os alunos comentarão brevemente suas escolhas para as resenhas. A seguir, daremos sequência à abordagem do Expressionismo por meio de um breve olhar sobre as concepções expressionistas na pintura e dois breves exemplos do Expressionismo na música. Isto feito, começaremos a discussão de "Machinal", de Sophie Treadwell.
Na aula de 02 de maio vamos discutir as características do Expressionismo com base nos artigos, links e textos ensaísticos postados. Vamos, também, procurar estabelecer um paralelo entre a estrutura da peça "The Stronger", de Strindberg, e "Before Breakfast", de Eugene O'Neill, ambas peças em um ato e ambas "quase monólogos" em suas estruturas.
Na aula de 25 de abril daremos sequência à discussão de "Before Breakfast", tanto sob o ponto de vista formal da peça em um ato como da sua temática. Trataremos também das características do Expressionismo com base nos textos teóricos relacionados.
Na aula de 11 de abril faremos uma revisão dos conceitos ressaltados na leitura dos trechos teóricos de Peter Szondi e de Anatol Rosenfeld e no Prefácio de Strindberg à edição de "Miss Julie" de 1888. Em seguida daremos início à abordagem de "Before Breakfast", peça em um ato de Eugene O'Neill.
Na aula de 04 de abril retomaremos a discussão de 'Miss Julie" e faremos a discussão do Prefácio de 1888, que não pode ser discutido na aula passada. Faremos também as remissões aos conceitos de naturalismo desenvolvidos por Peter Szondi e por Anatol Rosenfeld.
Na aula de 28-03-2019 vamos iniciar a discussão de "Miss Julie", de Strindberg.
Vamos, paralelamente, ler e comentar trechos do Prefácio de 1888, considerado um verdadeiro manifesto do naturalismo no teatro.
Faremos também algumas remissões a conceitos sobre o naturalismo expostos por Anatol Rosenfeld e por Peter Szondi nos livros "Aulas de Anatol Rosenfeld" e "Teoria do Drama Moderno", este já previamente disponibilizado no curso de Introdução ao Teatro.
Na aula de 21 de março vamos concluir a discussão das inovações dramatúrgicas de Tchecov em "The Cherry Orchard". Serão brevemente mencionados os textos "A herança de Stanislavski" (de Elena Vássina) e "Stanislavski na cena americana" (de Iná Camargo Costa), ambos disponíveis no tópico Naturalism and the transformations of form.
Em seguida iniciaremos a discussão do prefácio de "Miss Julie", de Strindberg, disponível no mesmo tópico mencionado acima.
Na aula de 14-03.2019 vamos discutir uma seleção de cenas extraídas principalmente dos atos III e IV de "The Cherry Orchard".
Conforme a sugestão dada na aula passada, os alunos se dividirão em grupos, e a cada grupo caberá a discussão e, se for o caso, a leitura, da cena que lhes tiver sido atribuída.
Na aula de 07-03-2019 discutiremos os atos III e IV de "The Cherry Orchard". Serão discutidos os seguintes aspectos:
relação entre forma e matéria representada
construção dos personagens
Na aula de 28-02-2019 discutiremos os dois primeiros atos de "The cherry orchard", de Tchecov, abordando especificamente os seguintes aspectos:
rubricastempoespaçopersonagensdiálogosnarrativas implícitasVamos introduzir também algumas informações sobre o trabalho desenvolvido por Konstantin Stanislavski, diretor do Teatro de Arte de Moscow, por ocasião da montagem de estreia.Aproveito para lembrá-los ainda que também no dia 28 de fevereiro às 13 horas, na sala 202 de Letras, será realizada a Leitura compartilhada da peça "Rasga coração", de Oduvaldo Vianna Filho, ao som da montagem de estreia dirigida por José Renato em 1979. O texto e o Dossiê de pesquisa em que se apoioiu a peça estão disponíveis no Moodle e na pasta do Xerox. -
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Departamento de Letras Modernas
Área de Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês
MOVIMENTOS DO TEATRO (FLM 0586)
2019, 1st. semester
MARIA SÍLVIA BETTI ( mariasilviabetti@usp.br )
Characteristics
One-semester course offered as an overview of important styles (or “movements of the theater”) from the end of the XIX century to the first half of the XX century.
Objectives
To introduce, illustrate and discuss the elements of theater plays of the first half of the XX century, taking the limitations faced by bourgeois drama in the context of the XIX century as a starting point, and examining some of the most important movements in theater such as Bourgeois Drama, Expressionism, , Epic Theatre , and the general characteristics of the so called Theater “of the Absurd”.
To introduce, illustrate and discuss the essential characteristics of the theater styles mentioned above and to analyze plays that illustrate them.
To introduce and discuss the elements of the stage performance in different kinds of plays.
Justification
Reading and understanding theater plays is essential in the formation of readers, researchers and teachers in the different areas of Literary Studies.
The study of the transformations in the form of bourgeois drama, the discussions of its consequences and of some the different styles practiced in the XX century is essential to the understanding of modern and contemporary theater, of theater plays as texts and of stage performances.
The playwrights and theater plays in the Program are crucially important for the understanding of the transformations of dramatic literature and performance in the XX-XXI century and of the role theater performs in the contemporary world.
PROGRAM
Naturalism and domestic drama: transformations of form
Anton Tchekov’s The Cherry Orchard (1904)
August Strindberg’s Miss Julie (1888)
Expressionism
Eugene O’Neill’s Before Breakfast (1916)
Sophie Treadwell’s Machinal (1928)
Epic
Bertolt Brecht’s Fear and Misery of the III Reich (1938))
Theater “of the Absurd”
Samuel Beckett’s Happy Days (1961)
BIBLIOGRAPHY (Reference books)
BENTLEY, Eric.(editor) The Theory of the Modern Stage.An introduction to the Modern Theatre and Drama. London, Penguin Books, 1990.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro.São Paulo, Perspectiva, 2000.
CARLSON, Marvin.Teorias do Teatro. Estudo histórico-crítico dos gregos à atualidade. São Paulo, Editora da UNESP, 1998.
COSTA,Iná Camargo. “Sinta o Drama” in Sinta o Drama.Petrópolis, Vozes, Coleção Zero à Esquerda, 1998.
GUINSBURG, Jacó. Da cena em cena. São Paulo, Perspectivva, 2001.
JAMESON, Fredric. Brecht e a Questão do Método; tradução de Maria Sílvia Betti, revisão técnica de Iná Camargo Costa. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
LEHMAN, Hans-Thies. Teatro Pós Dramático. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
_________________. “Teatro Pós-Dramático e Teatro Político”, tradução de Raquel Imanishi, in Revista Sala Preta número 3, Departamento de Artes Cênicas/USP, São Paulo: 2003
MAGALDI, Sábato. O texto no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1989.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo, Perspectiva, 1999.
RAMOS, Luís Fernando. O parto de Godot. A rubrica como poética de cena. São Paulo, Hucitec/FAPESP, 1999.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo, Perspectiva.
___________________. Aulas de Anatol Rosenfeld registradas por Neusa Martins. São Paulo: Publifolha, 2009
RYNGAERT, J.P. Introdução à análise do teatro. Tradução Paulo Neves. São Paulo, Martins Fontes, 1996.
________________. Ler o Teatro Contemporâneo. Tradução Paulo Neves. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. São Paulo, Cosac & Naify, 2001.
___________.. Ensaio sobre o Trágico; tradução de Pedro Süssekind.Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2004.
___________. Teoria do drama burguês [século XVIII]; tradução de Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify.2005.
STYAN, J.L.. Modern Drama in Theory and in Practice. (3 vols.). Cambridge University Press, 1993.
WILLIAMS, Raymond. Drama from Ibsen to Brecht. New York, University Press, 1971.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Trad. Lólio de Oliveira Lourenço. Rio de Janeiro.Paz e Terra, 1992. (capítulo: “Formas”)
EVALUATION
MID SEMESTER EVALUATION = Free choice Performance review (Resenha de espetáculo assistido). Detailed instructions will be given.
FINAL EVALUATION OPTION 1 Test or FINAL EVALUATION OPTION 2 Seminar .
EXTRA CLASS TALKS
Thursdays. 11.40-12.40 . Make an appointment through the email mariasilviabetti@usp.br or introteatro2015@gmail.com
-
-
-
O ÚLTIMO STANISLÁVSKI EM AÇÃO: Tradução e análise das experiências do Estúdio de Ópera e Arte Dramática (1935 - 1938)
Candidato:Diego Fernandes Garcia MoschkovichNivel:MestradoOrientador:Profa. Dra. Elena VassinaBanca:Profs. Drs. Michele Almeida Zaltron (Externo), Nair Dagostini (UFRGS) e Maria Silvia Betti (FFLCH - USP)Data:21/03/2019 - 14:30Local:Rua do Lago, 717 CEP: 05508-080 - Cidade Universitária São Paulo - SP / BrasilSala:Defesas(n° 120). Capacidade: 30 pessoas
-
-
-
-
-
Amina Zhaman, 2014
-
Before Breakfast by Eugene O'Neill.
Starring: Jennifer Lefsyk -
Before Breakfast (an Opera in One Act), by Thomas Pasatieri. Performed on October 21, 2018, at the John J. Cali School of Music, Montclair State University, by Karen Driscoll as Charlotte, with LeAnn Overton, piano. Linda Brovsky, Stage Director. Libretto adapted by Frank Corsaro, after the play by Eugene O'Neill.
-
WMNF Studio@620 Radio Theater Project
January 24, 2011
Copyright © 2011 eOneill.tv and eOneill.com -
Performed by Irena Reedy for WITHOUT A VOICE
Copyright © 2013 eOneill.tv and eOneill.com -
Richard Strauss - Elektra Op.58 (Complete), Sinopoli, Wiener Philarmoniker -
Peripetie - Arnold Schoenberg -
Complete performance: Schoenberg's Pierrot lunaire. -
Nosferatu, The Cabinet of Dr. Caligari and Metropolis
-
God and Satan war over earth; to settle things, they wager on the soul of Faust, a learned and prayerful alchemist.
-
Obs. this file with the pages correctly ordered was kindly shared by Joyce Matos, M.A. student from Unicamp and former English undergraduate student at FFLCH.
-
-
-
Formulário de consulta para definição de data para que os alunos interessados assistam o espetáculo a fim de que seja posteriormente discutido na FFLCH após uma das aulas.
Cliquem no link para responder.
Organizador: Lucas Cardoso Miquelon (aluno)
-
Formulário de consulta para definição de data para que os alunos interessados assistam o espetáculo a fim de que seja posteriormente discutido na FFLCH após uma das aulas.
Cliquem no link para responder.
Organizador: Lucas Cardoso Miquelon (aluno e bolsista FAPESP com pesquisa sobre a dramaturgia de Tennessee Williams).
-
Formulário de consulta para definição de data para que os alunos interessados assistam o espetáculo a fim de que seja posteriormente discutido na FFLCH após uma das aulas.
Cliquem no link para responder.
Organizador: Lucas Cardoso Miquelon (aluno e bolsista FAPESP com pesquisa sobre a dramaturgia de Tennessee Williams).
-
As respostas às consultas feitas nos formulários não apontaram um número suficiente de interessados e nem uma convergência de horários e dias de interesse.
-
http://centrocultural.sp.gov.br/site/eventos/evento/cha-e-catastrofe/
Recomendação do aluno João Vitor Guimarães Sérgio: "Chá e Catástrofe", de Caryl Churchill
O texto original é da dramaturga inglesa Caryl Churchill e se chama "Escaped Alone" (2016). Conta com quatro atrizes nos papeis principais e se propõe a discutir acontecimentos cotidianos na vida destas quatro mulheres, da violência doméstica a depressão
-
-
CONVITE: SEMINÁRIO SOBRE A PEÇA "PAPA HIGHIRTE" DE ODUVALDO VIANNA FILHO E EXIBIÇÃO DO CURTA METRAGEM "VIANINHA", DE GILMAR CANDEIAS
-
Contextualização do trabalho de Oduvaldo Vianna Filho.
Abordagem de "Papa Highirte", escrita em 1968.
Apresentação do curta metragem "Vianinha", de Gilmar Candeias.
-
VIANINHACategorias
/ Sonoro / Não ficção
Material original
16mm, COReBP, 23min, 280m, 24q
Data e local de produção
Ano: 1987
País: BR
Estado: SP
CertificadosCertificado de Produto Brasileiro: B0901058600000 de 24.07.2009.
Sinopse"A obra e as ideias do dramaturgo Oduvaldo Viana Filho, o Vianinha, examinadas em uma cronologia biográfica que traça um painel dos acontecimentos mais significativos das décadas de 1960 e 70." (Extraído de Programadora Brasil/5)
GêneroDocumentário
Termos descritoresLiteratura; Teatro; Televisão; História; Comportamento social
Descritores secundáriosViana Filho, Oduvaldo
Produção
Companhia(s) produtora(s): Griffith Produções Cinematográficas Ltda.
Companhia(s) produtora(s) associada(s): Cineclube Bixiga
Direção de produção: Ganymedes, Beth
Assistência de produção: Ionescu, Maria M.
Produção - Dados adicionais
Financimento/patrocínio: Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Estado da Cultura / Comissão de Cinema
Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.
Argumento/roteiro
Roteiro: Candeias, Gilmar Guedes; Achôa, Jorge
Direção
Direção: Achôa, Jorge; Candeias, Gilmar Guedes
Continuidade: Villares, Inês
Fotografia
Direção de fotografia: Santos Filho, Roberto
Câmera: Santos Filho, Roberto
Assistência de câmera: Coelho, Katia
Dados adicionais de fotografia
Fotografia adicional: Raulino, Aluizio
Eletricista: Dupra, Anselmo
Som
Som direto: Ven, Marian Van De; Ribeiro, Geraldo; Da-Rin, Silvio; Batista, Plínio; Angelo, Miguel
Sonografia: Da-Rin, Silvio; Batista, Plínio; Angelo, Miguel
Montagem
Montagem: Klein, Vanderlei
Direção de arte
Letreiros: Ohyama, Mario T.
Música
Direção musical: Hollanda, Ana de
Identidades/elenco:
Monteiro, Amilton
Peixoto, Fernando
Maia, Reinaldo
Santana, Edson
Cortez, Raul
Nascimento, Luis
Azari, Armando
Petrin, Antonio
Popadoupol, Rosali
Guarnieri, Gianfrancesco F.
Correa, Zé Celso Martinez
Hirszman, Leon
Gullar, Ferreira
Daniel Filho
Narração:
Peixoto, Fernando
Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-cat
CB/EMB-110.2-00967
Jornada/14
CJP/Audácia
ALSN/DFB-CMM
Programadora Brasil/5
Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 17.05.2018.
Observações:
Programadora Brasil/5 informa que a obra participa do <Programa 195>, intitulado <ABD - Documentários>. A mesma fonte informa que a obra possui 27 minutos de duração.
-
-
27 DE JUNHO
DAS 10 ÀS 12 HS.
-
On June 20 the questions of the QUESTIONS OF THE TAKE HOME TEST, worth 06 points, will be posted here in the Moodle page and also sent to all students by email.
THE STUDENTS WHO CHOSE THE TEST AS A FINAL EVALUATION HAVE TO TURN IN THE TESTS PERSONALLY IN CLASS ON THE 27 OF JUNE.
THIS IS GOING TO BE THE END OF THE SEMESTER.-
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA USP
Departamento de Letras Modernas
Área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
MOVIMENTOS DO TEATRO (FLM 0586)
FINAL EVALUATION (worth 06 points)
Due June 27
Choose and answer ONE of the following questions.
1- Point out and discuss the characteristics of Expressionism in one of the plays read during the semester.
2- Compare the representation of the individual in his/her relationship with society in two of the plays discussed in the second part of the semester, after the Mid Semester Evaluation. Make reference to one specific scene from each of the plays chosen.
3- Point out and discuss the elements of the Epic in one of the plays read during the semester.
4- Your own question: using your own words, formulate a topic related to the discussion of one or more of the plays read in the second part of the semester and answer it using your own words
-