Diagrama de temas
-
LIVRO-TEXTO
Carvalho, M. M.; Rabechini Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018.
Livro disponível para a comunidade USP em:
Usar login USP e senha única
Bibliografia Complementar:
CRITÉRIO DE APROVEITAMENTO
MF = 0,2*P1+ 0,2*P2 + 0,1*C + 0,30*T1 + 0,20*T2
Em que: P: Prova; C: Estudo de Caso em sala; T: Trabalho em Grupo
Os trabalhos serão feitos em grupos de no máximo 5 participantes
Prova substitutiva fechada, toda matéria.
Datas importantes: 17/mai/23 Prova 1 21/jun/23 Entrega do T1 05/jul/23 Prova 2 12/jul/23 Prova sub e Entrega do Trabalho 2 MONITORAS
Margareth de Cassia Oliveira Pavan <mcopavan@usp.br>
Mariana Voros Fregolente <marifregolente@gmail.com>
Sejam bem-vindos!
Marly e Renato
-
11 vídeo aulas de Gestão de Projetos
Crie um cadastro utilizando o e-mail @usp.br.
_____________________________________________________________________________________________________
-
Neste trabalho você escolherá um projeto, de preferência um projeto que algum membro do grupo esteja envolvido ou gostaria de desenvolver. Evite escolher projetos simples como organização de eventos. Quanto mais você estiver envolvido com o projeto, melhor será a qualidade do trabalho e das informações utilizadas.
Ao longo da disciplina o grupo desenvolverá o plano do projeto, em que terá que aplicar os roteiros gerenciais de cada área de conhecimento em GP.
- Entrega Final:
- Elaborar um vídeo de ~10 minutos, seguindo os tópicos disponíveis no template de apresentação .
- Relatório final do Trabalho em Grupo, incluindo todas as áreas (ver roteiro)
Entregas:
- O relatório, o vídeo e os arquivos adicionais devem ser entregues pelo e-disciplinas USP.
- Identifique o arquivo da seguinte forma: 2023 PRO3475-Turma 1/2 - Nome Grupo.
- Usar o template de apresentação e o roteiro.
Obs.: Vários estudos de caso em sala, usam templates necessários para elaboração do T1, recupere templates e instruções oferecidas nos casos para cada área de conhecimento ao longo do curso.
-
- Projeto, Programa & Portfólio
- Evolução da Gestão de Projetos
Estudo dirigido:
A) Leia capítulos 1 e 2 do livro-texto
B) Assista na plataforma Veduca, disciplina de Gestão de Projetos (acesso gratuito), os vídeos da aula 1 - Introdução à Gestão de Projetos.
C) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 1
-
Tipologias de Projeto
Sucesso em Gestão de Projetos
Abordagens de Gestão de Projetos
Guias de referência (BoKs)
Estudo dirigido:
A) Leia capítulos 2, 3, e 19 do livro-texto
B) Assista na plataforma Veduca, disciplina de Gestão de Projetos (acesso gratuito), os vídeos da aulas 2 - Conceitos Básicos de Gestão de Projetos.
C) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 2.
-
Temas:
- Gestão ágil de projetos
- Eventos
- Equipe e
- Artefatos
- Gestão Lean de Projetos
Estudo complementar:
A) Leia os capítulo 20 do livro-texto e as publicações recomendadas na plataforma
B) Assista ao vídeoaula 11 do curso de Gestão de Projetos no app ou site Classroom que trata da gestão ágil de projetos
- Gestão ágil de projetos
-
Planejamento e Inicialização
Gestão do Conhecimento
Gestão do Escopo
Visão
Estudo dirigido:
A) Leia capítulos 4 e 5 do livro-texto
B) Assista na plataforma Veduca, disciplina de Gestão de Projetos (acesso gratuito), os vídeos da aulas 4 - Iniciação e Gestão do Escopo do Projeto e 5 - Planejamento: O Conceito de WBS (EAP).
C) Leia o artigo sobre o gestão de conhecimento e plataformas de TI e demais artigos de apoio:
-
Gestão de Tempo
- Abordagem Preditiva
- Rede do Projeto
- Programação CPM
- PERT
- GERT
- Abordagem Ágil
- Pôquer de planejamento
- Velocidade do sprint
Estudo dirigido:
A) Leia o capítulo 6 do livro-texto e material complementar disponível no edisciplinas.
B) Assista na plataforma Veduca, disciplina de Gestão de Projetos aos vídeos das aulas 8 (Gestão de Tempo: Sequenciando as Atividades) e 9 (Gestão de tempo: o cronograma do projeto) na plataforma Veduca.
-
Gestão de Custos
- Orçamentação
- Análise de Valor Agregado
Gestão de Recursos
- Estimativa dos recursos da atividade
- Matriz de Responsabilidade
- Nivelamento de Recursos
Estudo Complementar
A) Assista aos vídeos da aula 6-7 (Gestão de Recursos) e 11 (Gestão de Custos - EVA) da disciplina online de Gestão de Projetos (acesso gratuito) que trata de temas discutidos nesse capítulo.
B) Leia os capítulos 7 e 9 do livro-texto.
-
- Paralelismo
- Compressão de projeto: crashing
Estudo dirigido:
A) Leia o capítulo 7 do livro-texto
-
Gestão da Comunicação
- Canais de Comunicação
- Modelo de Comunicação
- Relatórios de Desempenho
Gestão dos Stakeholders
- Modelo de Mapeamento de Stakeholders
- Análise do Engajamento
- Análise de redes sociais
Estudo Complementar
A) Leia os capítulos 10 e 13 do livro-texto.
B) Assista na plataforma Veduca, disciplina de Gestão de Projetos (acesso gratuito), os vídeos da aula 3 - Ambiente do gestor de projeto
C) Leia os artigos e material de apoio recomendados na área da aula.
D) Assista os vídeos sobre Belo Monte, que utilizaremos no estudo de caso, e reflita sobre a complexidades na Gestão de Stakeholders e Gestão das Comunicações neste tipo de projeto.
-
Gestão de Riscos
- Riscos x incertezas
- Estrutura analítica de risco (RBS)
- Processos de Gestão de Risco
Estudo complementar:
A) Assista vídeo aula 10 da disciplina de Gestão de Projetos.
B) Leia o capítulo 11 do livro-texto e os artigos recomendados abaixo
-
Gestão da Qualidade
- Estrutura Analítica da Qualidade - QBS
- Voz do consumidor - persona
- QFD adaptada para projetos
Gestão de Aquisições
- Processos de Gestão de Aquisições
- Tipos de Contrato
Estudo complementar:
A) Assista na vídeo aula 9 na plataforma Veduca, curso de Gestão de Projetos.
B) Leia os capítulos 8 e 12 do livro-texto e os artigos recomendados abaixo
-
Sustentabilidade
- O que é sustentabilidade
- Triple Bottom Line - TBL
Objetivos do Desempenho Sustentável - SDG - Economia circular
- Triple Bottom Line - TBL
- Sustentabilidade em GP
- Dinâmica Fishbanks
Estudo complementar:
A) Leia o capítulo 14 do livro-texto e os artigos recomendados a seguir
--------------------------------------------------------------------------------------------
Endereço para a dinâmica do Fishbanks:
https://forio.com/simulate/
mit/fishbanks/simulation/ (apenas um integrante do grupo deverá fazer login)login.html#page=usr_dashboard -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dados para Login na dinâmica do Fishbanks -> AGUARDAR EXPLICAÇÂO
- O que é sustentabilidade
-
- Competências do Gerente de Projeto
- Tipos de competência:
- Modelos de Competência PMCD e ICB
- Resiliência
- Modelos de Maturidade em GP
- PMMM
- OPM3
- OCB
Estudo complementar:
A) Leia os capítulo 16 e 17 do livro-texto e o material complementar (transparências de aula e as publicações recomendadas na plataforma)
B) Assista as vídeo aulas
- Competências do Gerente de Projeto
-
Gestão de Portfólio de Projetos
- Processos
- Ferramentas
Tipos de estrutura
- Projetizada
- Matricial
- Funcional
- Hipertexto
- Web & Hub
Tipos de PMO
Outros tipos de estrutura
Estudo dirigido:
A) Leia os capítulo 15 do livro-texto
B) Assista na plataforma Veduca, disciplina de Gestão de Projetos, os vídeos da aula 3 – Estruturas organizacionais para a gestão de projetos; Escritório de Gestão de Projeto
C) Assista aos vídeos de Gestão de Portfólio no link do e-disciplina
D) Leia o material complementar.
-
Neste trabalho o grupo desenvolverá uma análise da Gestão de Projetos no âmbito profissional e organizacional.
O grupo deverá:
Escolher dois profissionais da área de Gestão de Projetos, de preferência um deles com certificação profissional (ex: Project Management Professional - PMP do Project Management Institute - PMI ou similar) e o outro responsável pela área de Gestão de Projetos, como por exemplo o coordenador do Escritório de Gestão de Projetos (Project Management Office- PMO). Se tiver dificuldade de encontrar profissionais entre em contato com os professores e monitores. Na rede Linkedin é fácil localizar profissionais com estas características.
· Entrevistar os dois profissionais selecionados seguindo o roteiro de entrevista detalhado a seguir.
· Pede-se analisar:
o Caracterizar a área de projetos da empresa e sua estrutura organizacional da empresa dedicada a projeto (tipo de PMO) (Bloco I do questionário)
o Nível de maturidade da empresa (Bloco II do questionário- fazer a análise segundo modelo PMMM)
o Quais as competências que a empresa mais valoriza na carreira do gerente de projetos (Bloco III do questionário). Como é a carreira para o gerente de projetos na empresa?
o Como é a gestão de portfólio na empresa? (Bloco IV)
· Entregar o relatório (com os questionários respondidos no anexo, com os dados de contato dos respondentes e da empresa em que trabalha). Fazer a apresentação conforme o template de análise dos modelos vistos em aula e nos estudos de caso. A análise de maturidade deve levar em consideração o modelo de Kerzner, seguindo os dados dos questionários obtidos, com análise de cada caso.
- Elaborar um vídeo de ~10minutos, seguindo os tópicos disponíveis no roteiro e no template de apresentação do T2.
- Relatório final do T2 incluindo todos os blocos (ver roteiro) deverá ser entregue pelo edisciplinas.
Importante: Informem as monitoras sobre as pessoas/empresas que vocês vão entrevistar, pois não pode haver redundância entre grupos.