Kursthemen

  • DES0117- Teoria Geral do Estado II (2017, turmas 23 e 24)

    Profa. Associada Maria Paula Dallari Bucci

  • Objetivos e conteúdo da disciplina

  • 1. Estado e democracia nos sécs. XX e XXI. (2/8)

    Leitura de referência

    Dallari, cap. IV, Estado moderno e democracia; O sufrágio; Tendências do governo no Estado contemporâneo; 

    cap. V, Ideia atual de Estado democrático; Intervenção do Estado na sociedade



  • 2. O Estado na ordem internacional (9/08)

    Leitura de referência

    Dallari, cap. V, O Estado na ordem internacional


  • 3. Globalização, seus percalços e desafios (16/08)

    Leitura de referência:

    Klaus-Dieter BORCHARDT. O ABC do Direito da União Europeia. Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia, 2011; pp. 7-35.

    Leituras complementares:

    Enrique Ricardo LEWANDOWSKI, Globalização, Regionalização e Soberania. São Paulo: Ed. Juarez de Oliveira, 2004; pp. 252-296.

    Celso AMORIM. A ONU aos 60. Revista de Política Externa, n. 60. 


  • 4. Federalismo (23/8)

    Leituras de referência:

    Dallari, cap. IV, Federalismo


  • 5. A democracia e suas instituições:sufrágio, soberania popular, liberdade, igualdade política (30/8)

    Leitura de referência:

    Held, David. Modelos de Democracia. Tradução de Alexandre Sobreira Martins. Belo Horizonte: Editora Paideia, 1987, caps. 1 e 2.

  • 6. Democracia representativa, democracia direta e semi-direta (13/9)

    Leitura de referência:

    Dallari, cap. IV, Democracia direta, semidireta e representativa; Representação política; Representação profissional.

    Stuart Mill, Clássicos da Política, vol. 2;

    David HELD. Modelos de Democracia, cap. 3.


  • 7. Democracia liberal e social (20/9)

    Leitura de referência:

    Marx e Engels. Manifesto Comunista;

    Marx. Prefácio da Contribuição à Crítica da Economia Política;

    David HELD. Modelos de Democracia, cap. 4.

    Leitura complementar:

    Paulo BONAVIDES, cap. VII, O Estado social e a democracia, pp. 182/204

    Adam PRZEWORSKI. A social-democracia como fenômeno histórico. São Paulo. Lua Nova, n. 15, julho-setembro 1988, pp. 41-81.

  • 8. Primeiro painel de apresentações (27/9)

    Grupos 1 a 7

    Monitor: Matheus

  • 9. Segundo painel de apresentações (4/10)

    Grupos 8 a 15

    Monitora: Marcia

  • 10. Sistemas eleitorais e partidários (11/10)

    Leituras de referência:

    Dallari, cap. IV, Sistemas eleitorais

    Luís Roberto Barroso. A reforma política: uma proposta de sistema de governo, eleitoral e partidário para o Brasil, partes I e II.

  • 11. Sistemas de governo. Parlamentarismo (25/10)

    Leituras de referência:

    Dallari, cap. IV, Parlamentarismo

    Luís Roberto Barroso. A reforma política: uma proposta de sistema de governo, eleitoral e partidário para o Brasil, partes III e IV.

  • 12. Presidencialismo e semi-presidencialismo (25/10)

    Leituras de referência:

    Dallari, cap. IV, Presidencialismo

    Barroso. A reforma política

  • 13. Terceiro painel de apresentações (1/11)

    Grupos 16 a 23

    Monitora: Fernanda

  • 14. Quarto painel de apresentações (8/11)

    Grupos 24 a 30

    Monitora: Fernanda

  • 15. Desafios do Estado contemporâneo. Exercício em classe (22/11)

  • Avaliação e frequência do aluno

    A avaliação do aluno compreenderá os seguintes elementos, com os pesos indicados:

    Seminários (apresentação oral e trabalho escrito): 30%

    Leituras e exercícios de preparação: 10%

    Prova final: 60%

    A frequência é obrigatória a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, nos termos da legislação. Eventual ausência à prova final poderá ser suprida pela realização de prova substitutiva, mediante requerimento documentado da razão da ausência. Para os seminários e atividades de preparação, não há previsão de reposição.


  • Trabalho. A democracia e suas instituições

    Há uma percepção da população, no mundo todo, sobre a crise da formas tradicionais de exercício da cidadania, baseadas na representação política. Considerando que um dos temas da disciplina é a democracia --- representativa, participativa, direta ---  e seus mecanismos, cabe refletir sobre o funcionamento da representação para os rumos do Estado.

    Os estudantes de direito são protagonistas ativos desse debate, mas ele ainda carece de mais qualificação, especialmente no que se refere à sua base jurídica, a qual, como vimos no primeiro semestre, veio sendo construída ao longo da história. 

    O trabalho deve ser visto como uma oportunidade de contribuir para essa discussão. Ele será feito em grupos de 4 alunos, definidos no início do semestre, e entregue em uma versão escrita e uma apresentação oral, em seminário, conforme instruções abaixo. A nota do grupo será a média das notas da apresentação oral e do trabalho escrito.

  • Apresentação oral dos trabalhos

    apresentação oral deverá ter até 10 minutos por dupla, sendo 5 minutos por aluno. Cada grupo deve escolher dois de seus integrantes para realizar a apresentação oral do trabalho.

    No dia da apresentação deverá ser postada e também entregue à Professora e Monitores cópia impressa do roteiro, que poderá ser na forma de power point a ser projetado (recomenda-se não mais do que 8 slides, com pouca quantidade de texto, que não deve ser lido). Basta postar um roteiro por grupo, informando-se os nomes de todos os integrantes.

    Deve-se evitar o "fatiamento" de tópicos pelos membros do grupo, trabalhando-se coletivamente tanto a apresentação oral como o texto escrito, cuja integridade não deve ficar comprometida com a divisão de tarefas adotada. Além disso, espera-se que a apresentação tenha em vista o painel de temas em que se insere, proporcionando aos demais alunos o exame de um aspecto do tema, de modo a ilustrar ou problematizar o conteúdo das aulas.



  • Versão escrita dos trabalhos

    trabalho escrito deve ter de 5 a 15 páginas, incluindo capa, título, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia. A data de entrega do trabalho escrito é 30/10/2017, pela plataforma. Não serão aceitos trabalhos entregues de outra forma. 

    Devem ser mencionados os nomes de todos os componentes do grupo, com destaque para os responsáveis pela redação. A redação do trabalho caberá aos dois alunos não incumbidos da apresentação oral. Basta postar um trabalho por grupo, informando-se os nomes de todos os integrantes. 

    Espera-se que o trabalho apresente, de forma sintética, os conceitos fundamentais para o desenvolvimento do tema, com base na bibliografia de referência. Adicionalmente, quando se tratar de tema aplicado, uma parte que problematize esses conceitos, ilustrando as questões apresentadas com questões da política contemporânea. 

    Deve-se evitar o "fatiamento" de tópicos pelos membros do grupo, trabalhando-se coletivamente tanto a apresentação oral como o texto escrito, cuja integridade não deve ficar comprometida com a divisão de tarefas adotada.

  • Prazos, temas e grupos

    PRAZOS 

    A entrega dos roteiros de apresentação e textos do trabalho deve ser feita exclusivamente pela plataforma, nas datas fixadas abaixo. Não serão considerados trabalhos entregues por outros meios nem fora dos prazos estabelecidos.

    Roteiro do trabalho, contendo esboço da apresentação oral, resumo da bibliografia coletada, tópicos para o trabalho escrito e divisão de atribuições

    Grupos 1 a 15- dia 13/9/2017

    Grupos 16 a 30- dia 18/10/2017

    Esquema da apresentação oral (power point ou equivalente; mesma data da apresentação)

    Grupos 1 a 7- dia 27/9/2017

    Grupos 8 a 15- dia 4/10/2017

    Grupos 16 a 23- dia 1/11/2017

    Grupos 24 a 30- dia 8/11/2017

    Trabalho escrito

    Grupos 1 a 15- dia 11/10/2017

    Grupos 16 a 30- dia 10/11/2017


    • A partir do dia 9/8, às 21h30, e até 22/8, às 20h, estarão disponíveis para escolha os temas do trabalho. 

      São 30 temas, cada um deles podendo ser escolhido por até 4 estudantes. Essa escolha definirá os grupos. Não é possível grupos de número superior a 4. Também não é possível subdividir um grupo; todos os estudantes que escolherem determinado subtema integram aquele grupo.


  • Referências possíveis para o trabalho

    Robert Dahl. Sobre a Democracia. caps.  4 a 7;

    David Held. Modelos de Democracia. partes I a III

    Arendt Lipjhart. Modelos de democracia: desempenho e padrões de governo em 36 paises. caps. 2 a 5

    Giovani Sartori. A teoria da democracia revisitada. caps. 5 e 6 (pp. 123 a 245)

    T.H. Marshall. Cidadania, classe social e status. partes I e II

    Jairo Nicolau. Como aperfiçoar a representação proporcional no Brasil. Revista Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, v.4, n.7, jan-junho 2015

    Fernando Limongi. A democracia no Brasil: Presidencialismo, coalizão partidária e processo decisório. pgs 1-25

    Enrique Ricardo Lewandowski. Breves considerações sobre a Reforma Política em Discussão no Congresso Nacional. In Direito Eleitoral em Debate. pgs 419-426

    Maria Paula Dallari Bucci. O conceito de política pública em direito. pgs 1-47


  • Leituras obrigatórias e exercícios

    As leituras obrigatórias, indicadas em cada tópico do programa, serão apoiadas pelas monitorias, de caráter facultativo, embora fortemente recomendado, para o aprofundamento das discussões. Haverá 2 exercícios de verificação de leitura, nos dias 20/9 e 22/11, os quais abrangerão os textos estudados até essas datas.


  • Monitoria

    A monitoria desta disciplina está a cargo da doutoranda Marcia Semer (msemer@uol.com.br) e dos mestrandos Fernanda Thomazella (fernandathomazella@gmail.com) e Matheus Silveira de Souza (mathmss94@gmail.com).

    Seguindo o padrão adotado em TGE I, os monitores realizarão a discussão aprofundada dos textos-base utilizados na disciplina, em horário complementar ao da aula. Haverá dois horários de monitoria, um às 3as feiras à noite (sala Pires da Motta) e outro às 5as, à tarde (sala Conselheiro Crispiniano) . O início das monitorias está previsto para 5a feira, dia 10/8, às 16h, com a discussão do Manifesto Comunista, de Karl Marx.

    Além disso, é fortemente recomendada a discussão e apresentação prévia dos seminários aos monitores, de modo a potencializar o aproveitamento do curto período disponível em sala de aula. Essa apresentação, se realizada dentro dos prazos programados, valerá pontuação adicional na nota da apresentação.

  • Prova

    A matéria da prova é composta de todas as leituras de referência indicadas nos tópicos de cada aula, incluindo as leituras trabalhadas nas monitorias.


  • Bibliografia da disciplina

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA

    Dallari, Dalmo. Elementos de Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva.

    Weffort, Francisco (org.). Clássicos da Política, vol. 2

    BIBLIOGRAFIA GERAL

    ARISTÓTELES -   A Política, São Paulo, Martins Fontes, 1991.

    BOBBIO, Norberto et allii - Dicionário de Política, Brasília, UnB, 3ª ed.

    BOBBIO, Norberto -  Estado Governo e Sociedade, São Paulo, Paz e Terra, 4ª ed., 1992.

    _______________– A Teoria das Formas de Governo, Brasília, Ed. da Universidade de

    _______________ - A Era dos Direitos, Rio de Janeiro, Campus, 1992.

    BURDEAU, Georges – “El Estado, Soporte del Poder Político”, “in” El Estado, Madrid, Seminarios y Ediciones.

    CAETANO, Marcelo -  Manual de Ciência Política e Direito Constitucional, Coimbra, Almedina, 2003.

    CHATELLET, F., DUHAMEL, O. PISIER, E. – Dicionário de Obras Políticas, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1993.

    CHEVALLIER, Jean-Jacques -  As Grandes Obras Políticas de Maquiavel a Nossos Dias,  Rio de Janeiro, Agir, 1996, 6ª ed.

    COMPARATO, Fábio Konder – A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos, São Paulo, Saraiva, 1999.

    DALLARI, Dalmo – Elementos de Teoria Geral do Estado, São Paulo, Saraiva.

    DEL VECCHIO, G., Teoria do Estado, São Paulo, Saraiva, 1957.

    DUVERGER, Maurice – Sociologia Política, Rio de Janeiro, Forense, 1968.

    FUSTEL DE COULANGES – A Cidade Antiga, São Paulo, Edameris, s/d.

    HELLER, Herman –  Teoria del Estado,  Cidade do México, 2002, Fondo de Cultura Econômico.

    HOBBES, Thomas – O Leviatã, São Paulo, Martin Claret, 2002.

    _______________ - Do Cidadão, trad. Renato Janine Ribeiro, São Paulo, Martins Fontes, 1992.

    JELLINECK, Georg -  Teoria General del Estado, Buenos Aires, Ed. Albatros, 1970.

    KANT, Emmanuel – Doutrina do Direito, São Paulo, Ícone, 1993.

    KELSEN, Hans - Teoria Geral do Direito e do Estado,  São Paulo, Martins Fontes, 1995.

    LOCKE, John – Segundo Tratado sobre o Governo, São Paulo, Ibrasa, 1963.

    MILL, John Stuart – O Governo Representativo, São Paulo, Ibrasa, 1983.

    MIRANDA, Jorge – Manual de Direito Constitucional, Coimbra, Coimbra Editora.

    MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de – O Espírito das Leis, São Paulo, Saraiva, 1992.

    PALLIERI , Giorgio Balladore – A Doutrina do Estado, Coimbra, Coimbra Ed., 1969.

    POGGI, Gianfranco –  Evolução do Estado Moderno, Rio de Janeiro, Zahar.

    RANIERI, Nina – Teoria do Estado. Do Estado de Direito ao Estado Democrático de Direito. São Paulo: Manole, 2013.

    REALE, Miguel – Teoria do Direito e do Estado, São Paulo, Martins Ed., 1970.

    ROUSSEAU, Jean Jacques – O Contrato Social, São Paulo, Martins Fontes, 2003.

    SARTORI, Giovani - A Teoria da Democracia Revisitada, São Paulo, Ed. Ática, 1994.

    _______________ -  Elementos de Teoria Política, Madrid, Alianza Editorial, 2002.

    SIEYÈS, Emmanuel Joseph. A Constituinte Burguesa – Que é o Terceiro Estado?  Rio de Janeiro: Líber Júris, 1986.

    WEBER, Max. Ciência e Política: Duas Vocações. São Paulo: Cultrix, 1985.

    WEBER, Max - Economia e Sociedade. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1994, 3ª. Ed., vol. I.

    ZIPPELIUS, Reinhold – Teoria Geral do Estado, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

    ZOLO, Danilo e Pietro Costa –O Estado de Direito - história, teoria, crítica, São Paulo, MartinsFontes, 2008. 

  • Bibliografia disponível na plataforma moodle

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