Kursthemen
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Exposição 'Design Brasil Século XXI' no novo Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios até dezembro de 2018. "Panorama da produção contemporânea, com foco em sustentabilidade e questões socioambientais". R. da Cantareira, 1.315. 3ª a sáb., 12 às 17h. Gratuito.
Os alunos que faltaram a 1a aula, terão que integrar as equipes dos seminários que ainda possuem vagas: Seminários 2, 11 e 12
Os resumos dos textos dos seminários devem ter cerca de 30 linhas por seminário ( pode ser um pouco mais que isso se precisar mas não menos) e devem ser entregues no incio de cada aula. Os textos são aqueles que estão na tabela e indicados como principais. Podem ser digitados ou escritos a mão desde que legíveis.
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Apresentação da disciplina e definição dos grupos para os seminários.
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seminário 01
conceitos de designTextos principais para o seminário:
_ BOMFIM, Gustavo A. Idéias e formas na história do design: uma investigação estética. João Pessoa: Editora Universitária, 1998. Pg 09-21.
_LIMA, Edna C. Design Gráfico, um conceito em discussão. In Anais do P&D Design ‘96. Belo Horizonte: Revista Estudos em Design. 1996. Pg 25-33.
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Debate sobre a noção de mercadoria e sobre as noções de fetichismo, valor de uso e valor de troca.
Texto principal para o seminário:
MARX, Karl. A mercadoria In: MARX, Karl O Capital. Crítica da Economia Política. Volume 1. Livro Primeiro. O Processo de Produção do Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 45 - 78
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_CARDOSO, Rafael. Do fetichismo dos objetos à semântica do produto, e além. In: Revista Arcos. Design, cultura material e visualidade. V.1, Rio de Janeiro, p.14-39, out.98.
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Debate: O gosto, design, massificação, estilização e distinção social.
Textos para resumo:
- BOMFIM, Gustavo A. Idéias e formas na história do design: uma investigação estética. João Pessoa: Editora Universitária, 1998. Pg 72-75.
_MOLES, Abraham. Cap. 1 In: O Kitsch : a arte da felicidade. São Paulo: Perspectiva, 1972_
- Hobsbawn, Eric J. A Era dos Impérios: 1875-1914. São Paulo: Paz e Terra. Pág, 233-269
- MANÃ, J. O Desenho Industrial. Salvat, 1979, Pg 46-50
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Debate Artesanato vs indústria: projeto, produção e a questão da qualidade da forma do produto e o seu papel social.
Textos para resumo:
_PEREIRA, Pedro L. Notas para uma história do design. Rio de Janeiro: 2AB, 2000, cap. 4, 5 e 6 (pág 32 – 58)
_MANÃ, J. O Desenho Industrial. Salvat, 1979, Pg 41- 46 e 51-62
Textos complementares somente parta o grupo que apresenta o seminário:
_ BOMFIM, Gustavo A. Idéias e formas na história do design: uma investigação estética. João Pessoa: Editora Universitária, 1998. Pg 63-70 e 96-100.
_DORFLES, G. O Desenho Industrial e sua estética. Lisboa,1984. p. 13-25 ( noção de modelo standart)
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Debate sobre a crise do Design nos anos 1960 e as ideias de imagem, projeto e planejamento em Argan.
Texto para Resumo:
ARGAN, Giulio C. A crise do Design In: ARGAN, Giulio C História da Arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, p. 251- 267
Texto complementar somente para o grupo do Seminário:
CLARO, Mauro. Sobre desenho e design. Revista da POS. p.92 – 100
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Debate do texto SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o Século XXI: No loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 132 pgs.
Texto para Resumo: o capítulo 2 apenas.
Atenção turma: A copia em pdf que está no Stoa ficou com o livro inteiro duplicado e por isso aparece mais de 200 páginas.
O grupo que vai apresentar o seminário deve ler e apresentar o livro inteiro.Atividade Livre: filme 'CBGB - O Berço do Punk Rock' -
produção flexível, personalização do produto e trabalho
Texto para Resumo:
MARTINS, Isnard T. Fordismo e Toyotismo-uma visão comparativa. In Anais do P&D 98, Rio de Janeiro: Estudos em Design, 1998. P. 914 - 926
Texto complementar somente parta o grupo que apresenta o seminário:
BOTELHO, Adriano. Do fordismo à produção flexível: a produção do espaço num contexto de mudança da estratégia de acumulação do capital. São Paulo, 2000. p.41 -61
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branding: identidades sociais e consumo de marca
Texto para Resumo:
KLEIN, Noemi. Sem Logo: A tirania das marcas em um planeta vendido. São Paulo: Record, 2003. Pg 51-86.
Fontes complementares:Definições de Branding - http://www.gad.com.br & - http://www.anacouto-design.com.br/
Atividade Livre: filme “Branded” (2012), co-produção Rússia/EUA -
Design e modernização industrial brasileira nos anos 1950
Textos para resumo:
- LEON, Ethel. O Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo dos anos 1950 In Revista Designio n. 05
- PAMPLONA, Telmo. Apontamentos sobre missionários, pioneiros e produtos norte-americanos na modernização industrial brasileira In: Pós: Revista do Programa de Pós Graduação da FAUUSP, n.8, pág 212-224
Texto de apoio somente parta o grupo que apresenta o seminário:- MELLO, J. M. C. & NOVAIS, F. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna. In.: SCHWARCZ, Lilia M. História da Vida Privada no Brasil 4: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2002" das pags 560 a 574
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consumidores, cidadãos e design
Texto para Resumo:
- Canclini, Garcia. Introdução. In Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005. p. 29- 55
Texto complementar para grupo do Seminário:
- Joaquim Redig : Não há cidadania sem informação, nem informação sem design.
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Redação de no máximo 3 páginas sobre tópicos debatidos durante os Seminários apresentados em aula.