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P

persönlichkeitsbezogene Kompetenz

Competência existencial (saber-ser)


Segundo o QECR, a competência existencial pode ser entendida como a soma das características individuais, traços de personalidade e atitudes que dizem respeito, por exemplo, à visão do indivíduo sobre si e sobre os outros e à vontade de estabelecer um relacionamento social com eles (CONSELHO DA EUROPA, 2001, p.32-33). A competência existencial tem uma influência importante sobre o sucesso da aprendizagem da língua (por exemplo, a capacidade de tolerar erros linguísticos; poder colocar-se no lugar do outro, conseguir motivar-se a si mesmo). Motivação, emoção, atitudes, vontade, controle metacognitivo e prontidão para atuar contribuem para que os aprendizes lidem com sucesso perante as mais complexas exigências. Este tipo de competência não é visto simplesmente como resultado de características de personalidade imutáveis: inclui fatores que são o produto de vários tipos de aculturação e que podem ser modificados.


Postmethoden-Ära, die

Pós-método ou Era pós-método ou pedagogia pós-método


Termo cunhado por Kumaravadivelu para tentar descrever o que está acontecendo no ensino de línguas. “Qualquer pedagogia com base no pós-método tem que ser construída pelo próprio professor, levando em consideração particularidades políticas, culturais, sociais e linguísticas” (KUMARAVADIVELU, 2006b). Kumaravadivelu (1994) desdobra em dez macroestratégias sua proposta: 1. Maximizar as oportunidades de aprendizagem, tratando a sala de aula como uma prática social conjunta entre professor e alunos; 2. Facilitar ao aluno interação negociada com o professor e com colegas para acelerar a compreensão e construção de sentido, usando, por exemplo, atividades em grupo;3. Minimizar os desencontros perceptuais entre as intenções do professor e as interpretações do aluno; 4. Ativar a heurística intuitiva dos alunos, fornecendo input linguístico suficiente para que eles possam chegar às regras da língua pela autodescoberta; 5. Incentivar a consciência linguística do aluno, não com base nas regras tradicionais da gramática, mas por meio de atividades que evidenciem também a importância da língua em seus aspectos formais, 6. Contextualizar o input linguístico, usando tarefas de solução de problemas, simulacoes, RPG, e outras atividades que integram vários componentes linguísticos; 7. Integrar as habilidades linguísticas, incluindo a escuta, a fala, a leitura e a escrita; promover a autonomia do aluno, dando-lhe o conhecimento necessário para gerenciar sua própria aprendizagem; aumentar a consciência cultural dos alunos, propiciando contato com diferentes culturas, incluindo a cultura da língua materna; 10. Assegurar relevância social, partindo do contexto do aluno (LEFFA, 2012, p. 399-400). O pós-método tem por parâmetros: a particularidade, a praticabilidade e a possibilidade.


Projektarbeit, die

Projeto


O projeto refere-se a uma forma de trabalho em que os alunos trabalham autonomamente em um problema complexo dentro de um determinado período, a fim de produzir resultados práticos ou produtos no final. Geralmente o projeto é implementado em grupo e não individualmente. Cada projeto tem um objetivo específico para atingir e inclui, além da teoria, a prática. Os alunos geralmente devem escolher, planejar, executar e analisar os resultados do projeto. Podemos citar como exemplo de projetos numa classe de ensino de língua estrangeira, a implementação, na língua-alvo, de peças de teatro , entrevistas e comentários , preparação de um vídeo , conferências etc.


Proximale Entwicklungszone

Zona de desenvolvimento proximal (ZPD)


Noção introduzida por L.S. Vygotsky (1984) de que existe uma relação estreita entre o desenvolvimento e as possibilidades de aprendizagem. Esta relação analisa-se segundo dois eixos. De um lado, existe um desenvolvimento atual da criança, tal qual como o podemos avaliar com a ajuda de provas, padronizadas ou não. Por outro lado, existe um desenvolvimento potencial que pode ser estimado a partir do momento em que a criança é capaz de realizar com a ajuda de um adulto, num determinado momento, o que realizará sozinha mais tarde. Essa capacidade potencial corresponde à zona do desenvolvimento proximal, também chamada de zona próxima ao desenvolvimento. Nesta perspectiva, a aprendizagem torna-se um fator de desenvolvimento. No ensino de línguas, a ZPD está relacionada à Hipótese do insumo de Krashen.


prozedurales Wissen

Competência de realização (saber-fazer) ou conhecimento processual


O conhecimento processual, procedimental ou procedural, denominado também de competência de realização, é composto de habilidades ou competências práticas, cognitivas, sociais ou mesmo interativas, (relativamente) automatizadas. Considera-se, muitas vezes, que é um conhecimento implícito e, portanto, limitadamente verbalizável. É um conhecimento que requer prática. Conforme Paiva (2014, p.178) “conhecimento processual é o conhecimento de procedimentos, de como fazer alguma coisa”.