Programação
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Filmes:
Saco de Pulgas (Vera Chytilová, 1962, 43’), Meio dia (Helena Solberg,1970, 10’) e trechos IF (Lindsay Anderson, 1968, 111’)
Leituras:
MULVEY, L. A. A. B. R. E. (ed.) 2015. Feminisms, Amsterdam: Amsterdam University Press. STAM, R. 2003 [2000]. Introdução à teoria do cinema, Campinas, Papirus. Pontes, Norma Bahia. Entrevista com Lindsay Anderson. Correio da Manhã.
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Filmes: Os incompreendidos (1959, François Truffaut, 99’) e Zero de conduta (1933, Jean Vigo, 44’)
Paulo Emílio Jean Vigo
TRUFFAUT, F. “Uma certa tendência do cinema francês”. In: O Prazer dos Olhos. Rio deJaneiro: Jorge Zahar, 2005, p. 257-276.
BAECQUE, A. de. “Como François Truffaut escreveu ‘Uma certa tendência do cinema francês’”. In: Cinefilia. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 161-196.
Complementares:
TRUFFAUT, F. O cinema segundo François Truffaut. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, p. 87-107.
Graham, Peter and Ginette Vincendeau (eds.). The French New Wave: critical landmarks. London: BFI.
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Aula ministrada por Prof. Carlos Calil
Filmes: Pai e Filha (Bashun, Yasujiro Ozu, 1949, 108’) e trechos de filmes de Kenji Mizoguchi
Referências:
Nagib, L., Ed. (1990). Mestre Mizoguchi: uma lição de cinema. Sao Paulo, Navegar Editora e Cinemateca Brasileira.
Nagib, L. e. A. P., Ed. (1990). Ozu: o extraordinário cineasta do cotidiano. São Paulo, Marco Zero e Cinemateca Brasileira.
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Ler da página 127 à 141
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Filme: Obsessão (Ossessione, Luchino Visconti, 1943, 135’)
Referências:
FABRIS, M. Neo-Realismo Italiano. In: MASCARELLO, Fernando (Org.). História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus, 2008. 3a edição. Pp 191-217.
Deleuze, G. (1990 [1985]). A imagem-tempo. São Paulo, Brasiliense. Pg9-28.
Complementares:
Sklar, R. a. S. G., Ed. (2012). Global Neorealism: The Transnational History of a Film Style.
Jackson, University of Mississipi Press. Introduction e Capítulo de Mariano Mestman From Italian Neorealism to new Latin American Cinema.
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Ler Introduction e Capítulo de Mariano Mestman From Italian Neorealism to new Latin American Cinema.
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Ler da página 9 à 28
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Ler o capítulo "Neorrealismo italiano", de Mariarosaria Fabris.
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Ler Introduction e Capítulo de Mariano Mestman From Italian Neorealism to new Latin American Cinema.
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Ler da página 9 à 28
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Ler o capítulo "Neorrealismo italiano", de Mariarosaria Fabris.
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Filme: Ladrões De Bicicleta (Ladri di Biciclette, Vittorio de Sica, 1948, 93’)
Referências:
BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014. p. 66-8; 264-279.
Complementares:
BOTELHO, Thais Azevedo da Costa. Da criança que nos olha uma análise da construção da imagem da criança no cinema italiano pós-guerra. 2014.
DE OLIVEIRA SANCHEZ, R. L. (2015). A cenografia e o espaço-tempo no neorrealismo como indicador da sociedade italiana no pós-guerra: uma breve análise a partir de Roma, Cidade Aberta e Ladrões de Bicicleta. URBANA: Revista Eletrônica Do Centro Interdisciplinar De Estudos Sobre a Cidade, 7(1), 228-261.
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Ler da página 73 a 81, 264 a 294
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Filme: Alemanha Ano Zero (Germania anno zero, Roberto Rosselini, 1948, 78’)
Referências:
Cópia Fiel (Copie Conforme, Abbas Kiarostami, 2010, 106’)
Bernardi, Sandro. “As paisagens de Rossellini: natureza, mito, história”. Sandro Bernardi In ROSSELLINI, Roberto. Dez Anos de Cinema. Roberto Rossellini e o Cinema Revelador, p.161-195, 2007.
BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014. Pg 308-318.
Rivette, Jacques. “Carta sobre Rossellini” In ROSSELLINI, Roberto. Dez Anos de Cinema. Roberto Rossellini e o Cinema Revelador, p.238-258.
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Ler da página 308 à 318
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Filme: A Ascensão ao poder de Luís XIV (Roberto Rossellini, 1966, 102’)
Referências:
Aprá, Adriano. “Enciclopédia histórica de Rossellini” In ROSSELLINI, Roberto. Dez Anos de Cinema. Roberto Rossellini e o Cinema Revelador, p. 426-450.
Rossellini, R. “A sociedade do espetáculo” In ROSSELLINI, Roberto. Dez Anos de Cinema. Roberto Rossellini e o Cinema Revelador, p. 468-479.
__________ “Roberto Rossellini: La prise du pouvoir par Louis XIV” In ROSSELLINI,
Roberto. Dez Anos de Cinema. Roberto Rossellini e o Cinema Revelador, p.491-497.
Bazin, A. “Cinema e Televisão, encontro com Renoir e Rossellini” In ROSSELLINI,
Roberto. Dez Anos de Cinema. Roberto Rossellini e o Cinema Revelador, p. 481-489.
Complementares:
CRAMER, Michael. Rossellini’s history lessons’. New Left Review, v. 78, p. 115-34, 2012.
FORGACS, David. Rossellini's Pictorial Histories. FILM QUART, v. 64, n. 3, p. 25-36,2011.
GALLAGHER, Tag. Roberto Rossellini and Historical Neorealism. Artforum, p. 40-49
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Filme: Cathy come home (Ken Loach, 1966, 77’)
Referências:
HILL, John. 3. Blurring the '’distinction between fact and fiction'’: Cathy come home, In two minds, and The Golden vision. In The Politics of Film and Television. London: BFI. 2011.51-79.
MELLO, C. Up the Junction: Ken Loach and the realism in: NAGIB, L. (Ed.): Palgrave Macmillan. 2009. 175-189.
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Filme: Ubu Rei (Jean-Christophe Averty, 1965, 95’)
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Filme: Hiroshima mon amour (Alain Resnais, 1959)
Leituras:
PINGAUD, B.; SAMSON, P. Alain Resnais ou A criação no cinema. São Paulo: Documentos, 1969, p. 11-19.
NEVES, D. E. “Hiroshima-Neves: um itinerário”. In: Telégrafo Visual. São Paulo: Ed. 34, 2004, p. 95-98.
Graham, Peter and Ginette Vincendeau (eds.). The French New Wave: critical landmarks. London: BFI.
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Aula ministrada por Fernanda Almeida, Bolsista Pós-doutorado PPGMP
Filme: Cleo de 5 à 7 (Varda, 1962, 90’) e Resposta das mulheres, nosso corpo, nosso sexo (Varda, 1975, 8’)
Referências:
FLITTERMAN-LEWIS, Sandy. “Agnès Varda and the Woman Seen”; “Varda in Context: French Film Production in the Early Sixties”; “Déesse to Idée: Cléo From 5 to 7”. In: To Desire Differently: Feminism and French Cinema. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 1990, p. 215-247; 248-267; 268-284.
DEROO, Rebecca J. “Filmic and Feminist Strategies: Questioning Ideals of Happiness in Le Bonheur”. In: Agnès Varda: Between Film, Photography and Art. Oakland: University of California Press, 2018, p. 49-69.
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TRUFFAUT, F. “Uma certa tendência do cinema francês”. In: O Prazer dos Olhos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 257-276.
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TRUFFAUT, F. “Uma certa tendência do cinema francês”. In: O Prazer dos Olhos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 257-276.
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Filme:
As Pequenas Margaridas (Sedmikrásky, Věra Chytilová, 1966)
Leituras:
WILLIAMS, L. “Sex and Sensation”. In: NOWELL-SMITH, G. (ed.). The Oxford History of World Cinema. Oxford: OUP, 1996, p. 490-496.
HALLIGAN, B. Resenha de “Sedmikrásky/ Daisies”. In: Studies in Eastern European Cinema, v. 2, n. 1, 2011, p. 104-108
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ler da página104 à 108
HALLIGAN, B. Resenha de “Sedmikrásky/ Daisies”. In: Studies in Eastern European Cinema, v. 2, n. 1, 2011, p. 104-108
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ler da página 490 à 496
WILLIAMS, L. “Sex and Sensation”. In: NOWELL-SMITH, G. (ed.). The Oxford History of World Cinema. Oxford: OUP, 1996, p. 490-496.
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ler da página104 à 108
HALLIGAN, B. Resenha de “Sedmikrásky/ Daisies”. In: Studies in Eastern European Cinema, v. 2, n. 1, 2011, p. 104-108
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ler da página 490 à 496
WILLIAMS, L. “Sex and Sensation”. In: NOWELL-SMITH, G. (ed.). The Oxford History of World Cinema. Oxford: OUP, 1996, p. 490-496.
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Filmes: Monika e o Desejo (Sommaren med Monika, Ingmar Bergman, 1953, 92’)
Trechos: Noites de Cabíria (Le notti di Cabiria, Federico Fellini, 1957)
Leituras: Godard, Jean-Luc, Monika e o desejo. Tradução Artur Ianckievicz
https://revistataturana.wordpress.com/2010/04/24/bergmanorama-por-jean-luc-godard/
ou Summer With Monika. Translated by Tom Milne
Originally published in French in Arts 680 (30 July 1958): 6. Published in English in Godard on Godard. ed. Tom Milne. (London: Secker & Warburg, 1972). -
Filme:
Acossado (Jean Luc Godard, 1960, 103’)
Leituras:
Marie, Michel. A nouvelle vague e Godard. Campinas: Papirus. 2012. Parte II.
Complementares:
Dudley, Andrew (org.) Breathless. London: Rutgers University Press.
Manevy, Alfredo. “Nouvelle Vague” In Mascarello, Fernando (org.) História do cinema mundial. Campinas: Papirus. p. 221-252.
Complementares:
Dubois, Philipe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify. 2004.
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ler da página 221 à 252
Manevy, Alfredo. “Nouvelle Vague” In Mascarello, Fernando (org.) História do cinema mundial. Campinas: Papirus. p. 221-252.
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ler da página 221 à 252
Manevy, Alfredo. “Nouvelle Vague” In Mascarello, Fernando (org.) História do cinema mundial. Campinas: Papirus. p. 221-252.
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Filme:
Doce vida (La doce vita, Federico Fellini, 1960, 180’)
Leituras:
CALIL, Carlos Augusto (org.). Fellini visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Stourdzé, Sam. Tutto Fellini. IMS, 2012.
Schwarz, Roberto. 1965. “8 1/2 de Fellini” In A sereia e o desconfiado, ensaios críticos. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira. p. 164-183.
Complementar:
MENDES, Euclides Santos et al. Cristais de tempo: o neorrealismo italiano e Fellini. 2013
Martins, Luís Renato. (1994). Conflito e Interpretação em Fellini.São Paulo: Edusp.
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Filme:
Blow-Up ( Michelangelo Antonioni, 1967, 110’)
Leituras:
MELLO E SOUZA, G. de. “Variações sobre Michelangelo Antonioni”. In: A ideia e o figurado. São Paulo: Ed. 34, 2005, p. 145-170.
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Filme: Teorema (Pier Paolo Pasolini, 1968, 95 min)