Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDM0329 - Metodologia do Ensino de Ciências (2018)_Lucia Sasseron_3a feira
Início
Ambientes
2018
FE
EDM
EDM0329_Lucia Sasseron_3a feira
Cronograma
Roteiros para atividades de estágio
Roteiros para atividades de estágio
Prestar atenção no cronograma para a realização e entrega das atividades.
Download da pasta
1 O que é ciência_.pdf
2 Visita ao espaço de educação não formal.pdf
3 Reconhecendo a escola.pdf
4 Observação de aula.pdf
5 Recomendações para a elaboraçào do relatório de estágio de observação.pdf
6 Roteiro para elaboração da proposta de estágio.pdf
7 Elaboração da análise de episódio de estágio .pdf
◄ cronograma MEC 2018 - terça feira
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
clube de matemática, ciências e geografia
Cronograma modificado
Cronograma modificado
Relato de regência
Relatório de Observação
Calendário proposta de regência
Entrega da versão escrita da proposta de regência
cronograma MEC 2018 - terça feira
Visita em espaço de educação não formal
Apresentação "O que é ciência"
Entrevista
Atividade texto 1
T1: Lima, M.E.C. e Maués, E., “Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças”
Carvalho, A.M.P. et al, “Ciências no Ensino Fundamental – o conhecimento físico”, capítulos 2 e 3
Atividade texto 2
texto 3
Sasseron, L.H. e Duschl, R., “Ensino de Ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes”
Lorenzetti, L. e Delizoicov, D., “Alfabetização científica no contexto das séries iniciais”
texto 4 (enviar aqui)
texto 4
Borges, A.T., “Novos rumos para o laboratório didático escolar”
Texto 5
Talamoni, A.C.B. e Caldeira, A.M., “Ensino de Aprendizagem de conteúdos científicos nas séries inicias do Ensino Fundamental: o sistema digestório”
Texto 6
Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza
Sedano, L. e Carvalho, A.M.P., “Ensino de ciências e autonomia moral”
texto 7
texto 7 - envio pós greve
Sasseron, L.H., “Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor”
texto 8
Martins, I. et al, “Aprendendo com imagens”
texto 9
Visita em espaço de educação não formal ►