Programação
-
Apresentação do plano de ensino da disciplina
-
Leitura do texto:
KISHIMOTO, T. M. A cultura lúdica como parte da cultura da infância. Disponível em: < http://www.labrimp.fe.usp.br/index.php?action=artigo&id=5> -
Semana da Educação de 20 a 24/8
-
Leitura e discussão do texto:
KISHIMOTO, T. M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação, 8ª edição, São Paulo: Cortez, 2005. p. 13 – 44. -
Leitura e discussão dos textos:
KISHIMOTO, T. M. ; PINAZZA, M. A. Froebel: uma pedagogia do brincar para infância. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M. ; PINAZZA, M. A. (Orgs.) Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado. Construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 37-64.
AMARAL, M. N. C. P. Dewey: jogo e filosofia da experiência democrática. In: KISHIMOTO, T. M. Teorias do brincar. São Paulo: Pioneira, 1998. -
Leitura e discussão dos textos:
CERISARA, A. B. De como o Papai do Céu, o Coelhinho da Páscoa, os Anjos e o
Papai Noel foram viver juntos no céu!. In: KISHIMOTO, T. M. Teorias do
brincar. São Paulo: Pioneira, 1998.PIAGET, Jean. A classificação dos jogos e sua evolução a partir do aparecimento da linguagem. In: Piaget, J. A formação do símbolo na criança: imitação, Jogo e sonho, imagem e representação do real. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1971.
-
Leitura e discussão do texto:
BROUGÈRE, Gilles. O papel do brinquedo na impregnação cultural da criança. In: BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 2010.
-
CURTIS, A. O brincar em diferentes culturas e em diferentes infâncias. In: MOYLES, J. R. [et al.] A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.39-49.
-
ABBOTT, L. “Brincar é bom!” – Desenvolvendo o brincar em salas de aula. In: MOYLES, J. R. [et al.] A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.39-49.
-
ANDRADE, Cyrce. A formação lúdica do professor. In: Salto para o futuro. Educação de crianças em creche. Ano XIX, nº 15, out./2009
-
FERNANDES, F. As “trocinhas” do Bom Retiro. Pró-Posições, v. 15, n.1 (43) –jan./abr. 2004.