Programação

  • Aula 1

    Apresentação do plano de ensino da disciplina

    • Aula 2

      Leitura do texto:
      KISHIMOTO, T. M. A cultura lúdica como parte da cultura da infância. Disponível em: < http://www.labrimp.fe.usp.br/index.php?action=artigo&id=5>


    • Aula 3

      Semana da Educação de 20 a 24/8

      • Aula 4

        Leitura e discussão do texto:
        KISHIMOTO, T. M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação, 8ª edição, São Paulo: Cortez, 2005. p. 13 – 44.


      • Aula 5: unidade 2

        Leitura e discussão dos textos:
        KISHIMOTO, T. M. ; PINAZZA, M. A. Froebel: uma pedagogia do brincar para infância. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M. ; PINAZZA, M. A. (Orgs.) Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado. Construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 37-64.
         
         AMARAL, M. N. C. P. Dewey: jogo e filosofia da experiência democrática. In: KISHIMOTO, T. M. Teorias do brincar. São Paulo: Pioneira, 1998.


      • Aula 6: Unidade 2

        Leitura e discussão dos textos:

        CERISARA, A. B. De como o Papai do Céu, o Coelhinho da Páscoa, os Anjos e o
        Papai Noel foram viver juntos no céu!. In: KISHIMOTO, T. M. Teorias do
        brincar. São Paulo: Pioneira, 1998.


        PIAGET, Jean. A classificação dos jogos e sua evolução a partir do aparecimento da linguagem. In: Piaget, J. A formação do símbolo na criança: imitação, Jogo e sonho, imagem e representação do real. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1971.

      • Aula 7: Unidade 2

        Leitura e discussão do texto:


        BROUGÈRE, Gilles. O papel do brinquedo na impregnação cultural da criança. In: BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 2010.



      • Aula 8

        CURTIS, A. O brincar em diferentes culturas e em diferentes infâncias. In: MOYLES, J. R. [et al.] A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.39-49.

      • Aula 9

        ABBOTT, L. “Brincar é bom!” – Desenvolvendo o brincar em salas de aula. In: MOYLES, J. R. [et al.] A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.39-49.

      • Aula 10

        ANDRADE, Cyrce. A formação lúdica do professor. In: Salto para o futuro. Educação de crianças em creche. Ano XIX, nº 15, out./2009

      • Aula 11

        FERNANDES, F. As “trocinhas” do Bom Retiro. Pró-Posições, v. 15, n.1 (43) –jan./abr. 2004.

      e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP