Programação
EDM5057 - Educação Matemática: Significados, Fundamentos e Possibilidades de Investigação (2018)
Quintas-feiras - 14h às 17h30 - Sala 103 (bloco B)
Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos - E-mail: vms@usp.br - Sala 126 (bloco A)
15/03
Educação Matemática: aspectos históricos, características e terminologia
KILPATRICK, J. La investigación en educación matemática: su historia y algunos temas de actualidad. In: KILPATRICK, J.; GÓMEZ, P. & RICO, L. (Eds.). Educación Matemática. Bogotá: Universidad de los Andes, 1998. p. 1-18.
OBS: O arquivo contém o livro completo.
D'AMBRÓSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M.C. e ARAÚJO, J.L. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 11-23.
OBS: Continuação do livro está disponível na aula de 26/04.
KILPATRICK, J. Historia de la Investigavión em Educación Matemática. In: KILPATRICK, J.; RICO, L. & SIERRA, M. (Orgs.). Educación Matemática e Investigación. Madrid: Síntesis, 1994. p. 15-96.
D'AMORE, B. Introdução à Didática da Matemática. in: D'AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 17-55.
D'AMORE, B. Didática da Matemática como epistemologia da aprendizagem matemática. in: D'AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 57-98.
KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, v. 4, n. 5, p. 99-120, 1996.
22/03
1ª Parte: Concepções de Educação Matemática, esforços de teorização e relação com outras áreas
2ª Parte: Definição da pesquisa a ser analisada e resenhada
OBS: O texto C está disponível somente na gráfica.
STEINER, H. G. Teoria da Educação Matemática (TEM): uma introdução. Quadrante: revista teórica e de investigação. Lisboa, v. 2, n. 1, 1995.
GODINO, J. Perspectiva de la Didáctica de las Matemáticas como disciplina científica. Un. Granada. Programa de Doctorado "Teoria de la Educación Matemática", 2003.
RICO, L. & SIERRA, M. Didáctica de la Matemática e Investigación. In: CARRILO, J. & CONTRERAS, L. C. Matemática Española en los albores del siglo XXI. Hergué: Ed. Andaluza, Huelva, 2000.
05/04
Concepções de Educação Matemática e principais programas e grupos de investigação
OBS: Os textos 2, 3 e 4 estão disponíveis na aula de 22/03.
ARMENDARIZ, M. V. G.; AZCARATE, C. & DEULOFEU, J. Didactica de las Matematicas y Psicologia. Infancia y Aprendizaje, n. 62-63, 1993.
12/04
Educação e Educação Matemática como campos de investigação
OBS: Os textos 3 e 4 estão disponíveis na aula de 22/03.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 7-18, 2006.
GÓMEZ, P. Investigación en educación matemática y enseñanza de las matemáticas en paises en desarollo. Educación Matemática. v. 12, n. 1, 2000.
BOURDIEU, P. O Campo Científico. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.
OBS: O arquivo contém o livro completo.
19/04
Educação e Educação Matemática: interfaces de pesquisa
OBS: Textos 5, E e F estão disponíveis na aula de 12/04.
MIGUEL, A. et al. A Educação Matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre a sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação. v. 27, 2004.
Texto I
26/04
Possibilidades de pesquisa e metodologias de pesquisa em Educação Matemática a partir de produção bibliográfica
OBS: O texto J está disponível somente na gráfica.
SANTOS, V. de M. Na trilha do que tem interessado aos educadores matemáticos pesquisar. In: D'AMBRÓSIO, B.S. & LOPES, C.E. (Orgs.). Vertentes da Subversão na Produção Científica em Educação Matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 115-140.
BORBA, M.C. e ARAÚJO, J.L. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
OBS: Prefácio está disponível na aula de 15/03.
03/05
A Formação do Professor (para o Ensino de Matemática) como objeto de pesquisa
MORAL-SANTAELLA, C. Formación para la profesión docente: nuevas metáforas para la formación del profesorado. Granada: Grupo de Investigación: Formación del Profesorado Centrada en la Escuela (FORCE), 1998.
FERREIRA, A. C. Um Olhar Retrospectivo sobre a Pesquisa Brasileira em Formação de Professores de Matemática. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com novos olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
AZCARATE, P. El conocimiento profesional: naturaleza, fuentes, organización y desarrollo. Quadrante: Revista teórica e de Investigação. v. 8, 1999.
SANTOS, V. de M. Possibilidades de investigação em Educação Matemática a partir da Universidade. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. n. 12, 2001.
GONZALEZ, F. E. Agenda latinoamericana de investigación en educación matemática para el siglo XXI. Educación Matemática. v. 12, n. 1, 2000.
10/05
A Prática do professor com objeto de pesquisa: algumas abordagens
OBS: Os textos 8 e J estão disponíveis na aula de 26/04, o texto 11 está disponível na aula do dia 03/05 e o texto K está disponível somente na gráfica.
17/05
1ª Parte: Contribuições da Sociologia Pragmática para os Estudos em Educação Matemática
2ª Parte: Análise de estudos: temática, fundamentos teóricos, metodologia
TRABAL, P. Una Sociología de la Enseñanza de las Matemáticas. Revista Educación y Psicología. v. 23, n. 59, 2011.
TRABAL, P.; SANTOS, V. de M. Pour une sociologie pragmatique de l'enseignement des mathématiques. Actes du colloque “Sociologie et didactiques: vers une transgression des frontières?”. Lausanne: Haute Ecole Pédagogique de Vaud, v. 1, p. 175-189, 2012.
BARTHE, Y. et al. Sociologia Pragmática: guia do usuário. Sociologias. ano 18, n. 41, 2016.
24/05
1ª Parte: Dimensões Sociais da Educação Matemática: elementos para uma abordagem pragmática
2ª Parte: Análise de estudos: temática, fundamentos teóricos, metodologia
OBS: O texto 14 está disponível na aula do dia 17/05.
07/06
Análise de estudos: temática, fundamentos teóricos, metodologia
GODINO, J. Presente y Futuro de la Investigación en Didáctica de las Matemáticas. 29ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2006.