Programação
-
Quintas-feiras - 14h às 17h30 - Sala 103 (bloco B)
Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos - E-mail: vms@usp.br - Sala 126 (bloco A)
-
Apresentação do curso e organização de trabalho
-
Educação Matemática: aspectos históricos, características e terminologia
-
KILPATRICK, J. La investigación en educación matemática: su historia y algunos temas de actualidad. In: KILPATRICK, J.; GÓMEZ, P. & RICO, L. (Eds.). Educación Matemática. Bogotá: Universidad de los Andes, 1998. p. 1-18.
OBS: O arquivo contém o livro completo.
-
D'AMBRÓSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M.C. e ARAÚJO, J.L. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 11-23.
OBS: Continuação do livro está disponível na aula de 26/04.
-
KILPATRICK, J. Historia de la Investigavión em Educación Matemática. In: KILPATRICK, J.; RICO, L. & SIERRA, M. (Orgs.). Educación Matemática e Investigación. Madrid: Síntesis, 1994. p. 15-96.
-
D'AMORE, B. Introdução à Didática da Matemática. in: D'AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 17-55.
-
D'AMORE, B. Didática da Matemática como epistemologia da aprendizagem matemática. in: D'AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 57-98.
-
KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, v. 4, n. 5, p. 99-120, 1996.
-
-
1ª Parte: Concepções de Educação Matemática, esforços de teorização e relação com outras áreas
2ª Parte: Definição da pesquisa a ser analisada e resenhada
OBS: O texto C está disponível somente na gráfica.
-
STEINER, H. G. Teoria da Educação Matemática (TEM): uma introdução. Quadrante: revista teórica e de investigação. Lisboa, v. 2, n. 1, 1995.
-
GODINO, J. Perspectiva de la Didáctica de las Matemáticas como disciplina científica. Un. Granada. Programa de Doctorado "Teoria de la Educación Matemática", 2003.
-
RICO, L. & SIERRA, M. Didáctica de la Matemática e Investigación. In: CARRILO, J. & CONTRERAS, L. C. Matemática Española en los albores del siglo XXI. Hergué: Ed. Andaluza, Huelva, 2000.
-
-
Concepções de Educação Matemática e principais programas e grupos de investigação
OBS: Os textos 2, 3 e 4 estão disponíveis na aula de 22/03.
-
ARMENDARIZ, M. V. G.; AZCARATE, C. & DEULOFEU, J. Didactica de las Matematicas y Psicologia. Infancia y Aprendizaje, n. 62-63, 1993.
-
-
Educação e Educação Matemática como campos de investigação
OBS: Os textos 3 e 4 estão disponíveis na aula de 22/03.
-
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 7-18, 2006.
-
GÓMEZ, P. Investigación en educación matemática y enseñanza de las matemáticas en paises en desarollo. Educación Matemática. v. 12, n. 1, 2000.
-
BOURDIEU, P. O Campo Científico. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.
OBS: O arquivo contém o livro completo.
-
-
Educação e Educação Matemática: interfaces de pesquisa
OBS: Textos 5, E e F estão disponíveis na aula de 12/04.
-
MIGUEL, A. et al. A Educação Matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre a sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação. v. 27, 2004.
-
Texto I
-
-
Possibilidades de pesquisa e metodologias de pesquisa em Educação Matemática a partir de produção bibliográfica
OBS: O texto J está disponível somente na gráfica.
-
SANTOS, V. de M. Na trilha do que tem interessado aos educadores matemáticos pesquisar. In: D'AMBRÓSIO, B.S. & LOPES, C.E. (Orgs.). Vertentes da Subversão na Produção Científica em Educação Matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 115-140.
-
BORBA, M.C. e ARAÚJO, J.L. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
OBS: Prefácio está disponível na aula de 15/03.
-
-
A Formação do Professor (para o Ensino de Matemática) como objeto de pesquisa
-
MORAL-SANTAELLA, C. Formación para la profesión docente: nuevas metáforas para la formación del profesorado. Granada: Grupo de Investigación: Formación del Profesorado Centrada en la Escuela (FORCE), 1998.
-
FERREIRA, A. C. Um Olhar Retrospectivo sobre a Pesquisa Brasileira em Formação de Professores de Matemática. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com novos olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
-
AZCARATE, P. El conocimiento profesional: naturaleza, fuentes, organización y desarrollo. Quadrante: Revista teórica e de Investigação. v. 8, 1999.
-
SANTOS, V. de M. Possibilidades de investigação em Educação Matemática a partir da Universidade. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. n. 12, 2001.
-
GONZALEZ, F. E. Agenda latinoamericana de investigación en educación matemática para el siglo XXI. Educación Matemática. v. 12, n. 1, 2000.
-
-
A Prática do professor com objeto de pesquisa: algumas abordagens
OBS: Os textos 8 e J estão disponíveis na aula de 26/04, o texto 11 está disponível na aula do dia 03/05 e o texto K está disponível somente na gráfica.
-
1ª Parte: Contribuições da Sociologia Pragmática para os Estudos em Educação Matemática
2ª Parte: Análise de estudos: temática, fundamentos teóricos, metodologia
-
TRABAL, P. Una Sociología de la Enseñanza de las Matemáticas. Revista Educación y Psicología. v. 23, n. 59, 2011.
-
TRABAL, P.; SANTOS, V. de M. Pour une sociologie pragmatique de l'enseignement des mathématiques. Actes du colloque “Sociologie et didactiques: vers une transgression des frontières?”. Lausanne: Haute Ecole Pédagogique de Vaud, v. 1, p. 175-189, 2012.
-
BARTHE, Y. et al. Sociologia Pragmática: guia do usuário. Sociologias. ano 18, n. 41, 2016.
-
-
1ª Parte: Dimensões Sociais da Educação Matemática: elementos para uma abordagem pragmática
2ª Parte: Análise de estudos: temática, fundamentos teóricos, metodologia
OBS: O texto 14 está disponível na aula do dia 17/05.
-
Análise de estudos: temática, fundamentos teóricos, metodologia
-
GODINO, J. Presente y Futuro de la Investigación en Didáctica de las Matemáticas. 29ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2006.
-
-
Análise de estudos: temática, fundamentos teóricos, metodologia
-
Síntese das questões iniciais
-
SIERPINSKA, A. & KILPATRICK, J. Continuando a busca.
-
-
Prova escrita