Programação
-
-
As atividades de cada aula poderão sofrer alterações dependendo dos interesses da turma e do desenvolvimento das aulas. Mantenha-se atento aos avisos da professora da disciplina no Moodle.
-
Slides apresentados no primeiro dia de aula. Algumas das informações podem ser alteradas, conforme combinação com a turma.
-
Descreva, brevemente, suas experiências com a educação matemática que teve até este momento em disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática ou em outros contextos, tendo como base as seguintes questões:
1- Quais experiências de docência você já teve? (Contexto, conteúdos, públicoalvo).
2 - Que aprendizagens teve dessas experiências?
3 - O que passa pela sua cabeça quando se enxerga em frente a uma turma de alunos como professor?
4 - O que você ainda gostaria de aprender sobre educação matemática?
Nomeie seu arquivo com seu NOME e sua TURMA (diurno ou noturno) para fácil identificação.
Profa. Raquel.
-
-
-
Apresentar esta carta impressa e assinada junto com o termo de compromisso. Cada aluno receberá uma cópia assinada na aula de hoje.
-
-
Texto de Ole Skovsmose. Referência:
SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Bolema: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro, n. 14, 66-91. 2000.
-
Com base no que Skovsmose orienta sobre "abrir" um exercício, de modo a criar uma atividade investigativa, desenvolva a seguinte tarefa, em grupos.
1) Escolham e apresentem um exercício de um livro didático de Matemática. Insira a referência bibliográfica.
2) "Abram" esse exercício de modo a transformá-lo em uma atividade investigativa. Descrevam esse processo. O que vocês consideraram para criar essa atividade investigativa?
3) Enunciem a atividade investigativa criada.
Identifiquem o arquivo da tarefa com o nome dos integrantes do grupo e o turno (DIURNO ou NOTURNO). Postar até dia 2 de abril!
-
-
- Desenvolvimento de atividades investigativas;
- Produção de um plano de aula;
- Orientações para a construção do frac-soma (uso na aula do dia 11/04).
-
Siga este modelo de plano de aula para elaborar os seus. Encaminhe seus planejamentos, por enquanto, para o email rmilani@usp.br.
-
Na aula do dia 11 de abril, todos os alunos deverão trazer o frac-soma construído. Sugiro, portanto, que você já leia este documento para ver se tem dúvidas sobre essa construção.
-
Texto de apoio ao uso do frac-soma.
-
-
Frações e operações. Texto: Criança pode aprender frações. E gosta!
Uso do frac-soma.
-
Texto para ser lido previamente e discutido em aula.
Referência:
NUNES, T. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. P. (Org.). Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 119-136.
-
-
Acesse o link de sua respectiva turma para ser redirecionado a uma planilha em Excel, depositada no Google Drive. Preencha (on-line) os dados pedidos a respeito do estágio, seguindo a linha que contém seu nome.
planilha diurno
-
Momento 1: Algoritmo da divisão de frações - como explicar?
Momento 2: Estudo de área de figuras planas e uso do geoplano. Como os livros didáticos abordam área de figuras planas?
Momento 3: Texto sobre uso de materiais concretos nas aulas de matemática.
Momento 4: Planejamento das aulas do estágio.
-
Texto para ser discutido em aula.
Referência:
NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, n. 9-10, p. 1-6, 2005.
-
-
-
Seguem as atividades para pensarmos sobre o uso do geoplano para a aprendizagem de geometria, em especial de área e perímetro de figuras planas.
-
-
-
Turma Diurno Arquivo
-
Turma noturno Arquivo
-
-
-
Segue trecho do diálogo de Isabela com seus alunos em uma aula de Matemática.
Trazer para a aula para discussão.
-
-
-
Aqui você encontra as orientações gerais sobre o relatório de estágio.
-
Você pode escrever seu trabalho usando este arquivo.
-
Para fazer citações e referências no seu relatório, use as normas da ABNT. Como apoio, consulte as seções de 5 a 7 deste documento.
-
Relatório de Estágio Tarefa
Poste aqui seu relatório, independente da data de término da regência.
-
Relatório de Estágio Tarefa
Poste aqui seu relatório, independente da data de término da regência.
-
-
-
Referência:
SKOVSMOSE, O. Preocupações de uma educação matemática crítica. In: FÁVERO, M. H.; CUNHA, C. (Org.). Psicologia do Conhecimento: o diálogo entre as ciências e a cidadania. Brasília: UNESCO, Universidade de Brasília, Liber Livros Editora, 2009. p. 101-114.
-
-
-
Trabalho dos grupos Tarefa
Um integrante de cada grupo deve postar, até o final do dia 30 de maio, o arquivo em docx referente ao trabalho desenvolvido (plano de aula) sobre temática específica.
-
Trabalho dos grupos Tarefa
Um integrante de cada grupo deve postar, até o final do dia 30 de maio, o arquivo em docx referente ao trabalho desenvolvido (plano de aula) sobre temática específica.
-
-
-
Apresentações Tarefa
Um integrante de cada grupo deve postar o arquivo referente à apresentação de slides do plano de aula desenvolvido nas últimas aulas da disciplina.
-
-
-
Planos de Aula Comentados (Turma da Manhã) Pasta
-
Planos de aula Comentados (turma da noite) Pasta
-
-
-