Filosofia da Educ e Ciências da Educ
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- Oferecer aos alunos uma visão geral a respeito dos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano; - Discutir relações entre pensamento e linguagem, aprendizado e desenvolvimento; - Possibilitar o questionamento sobre temas relevantes para a prática educativa na sociedade contemporânea; - Contribuir para o conhecimento de aspectos das práticas e relações do cotidiano escolar, refletindo sobre as marcas dessa instituição nos sujeitos, por meio da análise de narrativas.
O curso objetiva discutir temáticas do cotidiano escolar relacionadas às práticas escolares, enfatizando o desenvolvimento, os processos cognitivos e afetivos do psiquismo humano, bem como as relações na escola. Para tanto, abordar-se-á teorias psicológicas que articulam as práticas escolares aos processos de ensino, de aprendizagem e da organização da instituição escolar, respeitando as diferenças socioculturais e focando os aspectos relacionais, assim como a resolução de problemas e conflitos como eixos do trabalho docente.
- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares no Brasil; - ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado; - Conhecimento das diferentes instituições educativas; - Reconhecimento das especificidades da história da profissão docente no Brasil; - Identificação da História da Educação como campo de pesquisa; Práticas como Componente Curricular 10 horas, correspondentes a visitas externas a instituições de acervo e pesquisa da educação e cultura brasileira, bem como de sua memória escolar. Também se inclui nessa modalidade a visita a exposições de interesse para a temática da disciplina. Complementarmente, figuram como atividades curriculares a assistência a filmes em que se possa discutir representações artísticas e leituras próprias a partir de conteúdos inerentes à cultura e educação brasileiras. Também se inclui a orientação de projetos de ensino e pesquisa em função dos núcleos constituintes do programa curricular e outrossim relacionados à emergência de debates atuais e aos interesses trazidos pelo corpo discente. Por fim, são estimuladas práticas de leitura de obras literárias atinentes a aspectos englobados pela disciplina e uma correspondente atividade de escrita, em que os alunos exercitem tal capacidade escriturária, como instrumento de desenvolvimento intelectual e de expressão do raciocínio.
O curso objetiva discutir temáticas do cotidiano escolar relacionadas às práticas escolares, enfatizando o desenvolvimento, os processos cognitivos e afetivos do psiquismo humano, bem como as relações na escola. Para tanto, abordar-se-á teorias psicológicas que articulam as práticas escolares aos processos de ensino, de aprendizagem e da organização da instituição escolar, respeitando as diferenças socioculturais e focando os aspectos relacionais, assim como a resolução de problemas e conflitos como eixos do trabalho docente.
Objetivos do Curso:

- Oferecer aos alunos uma visão geral a respeito dos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano; - Discutir relações entre pensamento e linguagem, aprendizado e desenvolvimento; - Possibilitar o questionamento sobre temas relevantes para a prática educativa na sociedade contemporânea; - Contribuir para o conhecimento de aspectos das práticas e relações do cotidiano escolar, refletindo sobre as marcas dessa instituição nos sujeitos, por meio da análise de narrativas.

Objetivos do Curso:

- Oferecer aos alunos uma visão geral a respeito dos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano; - Discutir relações entre pensamento e linguagem, aprendizado e desenvolvimento; - Possibilitar o questionamento sobre temas relevantes para a prática educativa na sociedade contemporânea; - Contribuir para o conhecimento de aspectos das práticas e relações do cotidiano escolar, refletindo sobre as marcas dessa instituição nos sujeitos, por meio da análise de narrativas.

a) abordar a formação, o momento histórico e as principais questões ideológicas e políticas relativas às sucessivas gerações de homens de letras e política no Brasil; b) apresentar e analisar articuladamente suas críticas e propostas para a reforma social e da educação no país; c) identificar as principais dissensões entre grupos intelectuais, representantes de tendências teóricas e político-ideológicas marcantes da cultura brasileira d) proceder à revisão crítica da historiografia pertinente.
Introduzir os alunos da licenciatura ao tema da educação por meio da análise de textos clássicos sobre a formação educacional. Criar oportunidades para a discussão dos fundamentos antropológicos e éticos da educação enquanto vinculada à condição existencial do homem, numa perspectiva histórico-social..
Introduzir os alunos da licenciatura ao tema da educação por meio da análise de textos clássicos sobre a formação educacional. Criar oportunidades para a discussão dos fundamentos antropológicos e éticos da educação enquanto vinculada à condição existencial do homem, numa perspectiva histórico-social..

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