Programação

  • Preparação das atividades de estágio

    • Texto 1:

      MARQUES, J. P. A “observação participante” na pesquisa de campo em Educação. Educação em Foco. Ano 19. n. 28, maio-agosto, p. 263-284, 2016. 

      Acesse em: http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1221

      Texto 2 (anexado):

      ZAGO, N. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. T. (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, p. 287-309, 2003.

      Texto 3 (complementar):

      TIZZO, V. S.; FLUGGE, F. C. G.; SILVA, H. Práticas Possíveis com a História Oral na Formação Inicial de Professores (de Matemática). Bolema. Rio Claro. v. 29, n. 53, p. 887-908, dez. 2015.

      Acesse em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2015000300887&script=sci_abstract&tlng=pt

  • Psicologia e educação: considerações sobre a noção de desenvolvimento / Abordagens em psicologia e educação

    • DEL RÍO, P. Educación y evolución humana. Contribuición al debate. Qué teorias necesitámos en educación? Cultura y Educación. v. 19, n. 3, p. 231-241, 2007.


    • BOCK, A. M. B. Psicologia da Educação: cumplicidade ideológica. In: MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. M. (Orgs.). Psicologia Escolar: teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 79-103, 2003.


    • SMOLKA, A. L. B.; FONTANA, R. A. C.; LAPLANE, A. L. F.; CRUZ, M. N. A questão dos indicadores de desenvolvimento: apontamentos para discussão. Caderno de Desenvolvimento Infantil. Curitiba. v. 1, n. 1, p. 71-76, 1994.

      CUNHA, M. V. A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais. Revista da Faculdade de Educação. v. 24, n. 2. São Paulo, jul-dez., p. 51-80, 1998.

      Acesse em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200004


  • A psicologia histórico-cultural e o papel da cultura no desenvolvimento humano

    • BRAGA, E. S. A constituição social do desenvolvimento - Lev Vigotski: Principais Teses. In: Revista Educação - Lev Vigotski. Publicação especial. Editora Segmento, p. 20-29, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 2).


    • OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C. Revolucionário inquieto - Lev Vigotski: Biografia intelectual. In: Revista Educação - Lev Vigotski. Publicação especial. Editora Segmento, p. 6-19, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 2).

       


    • VYGOTSKY, L. S. Internalização das funções psicológicas superiores. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

      Os demais textos que vamos trabalhar do Vigotski do livro "A formação social da mente" também estão neste arquivo (livro todo em pdf). Procurem pelos textos de cada aula.


    • GÓES, M. C. A natureza social do desenvolvimento psicológico. Cadernos CEDES. n. 24, p. 17-24, 1991.


    • BANKS-LEITE, L. O projeto científico de educação do selvagem do Aveyron: perspectiva histórica e reflexões para o presente. In: BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I.; DAINEZ, D. (orgs.). O garoto selvagem e o Dr. Jean Itard: história e diálogos contemporâneos. Campinas: Mercado de Letras. p. 41-63, 267-275, 2017.

      (este texto faz parte do item: As complexas relações entre linguagem e pensamento)

  • As complexas relações entre aprendizado e desenvolvimento Linguagem, conhecimento e desenvolvimento nas relações escolares

    • SMOLKA, A. L. B.; LAPLANE, A. L. F.; NOGUEIRA, A. L. H.; BRAGA, E. S. As relações de ensino na escola. In: Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Multieducação: Relações de Ensino, 2007. (Série Temas em Debate)


    • FONTANA, R. A. C. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. (orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, p. 121-151, 1993.


    • VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. In: Pensamento e linguagem. Trad. J. L. Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

       


  • Adolescentes: características psicológico-culturais

    • OLIVEIRA, M. K.; TEIXEIRA, E. A questão da periodização do desenvolvimento psicológico. In: OLIVEIRA, M. K.; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. R. (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, p. 23-46, 269-287, 2002.


    • CHECCHIA, A. K. A. Introduzindo questões sobre adolescência e escolarização. In: Adolescência e escolarização numa perspectiva crítica em psicologia escolar. Campinas: Alínea, 2010.


    • CHECCHIA, A. K. A. Psicologia e adolescência. In: Adolescência e escolarização numa perspectiva crítica em psicologia escolar. Campinas: Alínea, 2010.


    • CHECCHIA, A. K. A. Caminhos percorridos pela pesquisa: apontamentos sobre o método utilizado. In: Adolescência e escolarização numa perspectiva crítica em psicologia escolar. Campinas: Alínea, 2010.

    • CHECCHIA, A. K. A. O que dizem os jovens alunos. In: Adolescência e escolarização numa perspectiva crítica em psicologia escolar. Campinas: Alínea, 2010.


    • CHECCHIA, A. K. A. O que dizem os jovens alunos. In: Adolescência e escolarização numa perspectiva crítica em psicologia escolar. Campinas: Alínea, 2010.


    • CHECCHIA, A. K. A. O que dizem os jovens alunos. In: Adolescência e escolarização numa perspectiva crítica em psicologia escolar. Campinas: Alínea, 2010.


    • CHECCHIA, A. K. A. Considerações sobre adolescência e escolarização à luz de uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar. In: Adolescência e escolarização numa perspectiva crítica em psicologia escolar. Campinas: Alínea, , 2010.

    • CHECCHIA, A. K. A. Referências. In: Adolescência e escolarização numa perspectiva crítica em psicologia escolar. Campinas: Alínea, 2010.

  • Desenvolvimento humano e os desafios da inclusão

    • GÓES, M. C. R. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K.; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. R. (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, p. 95-114, 269-287, 2002.


    • BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, P. (coord.). A miséria do mundo. Trad. M. S. S. Azevedo et al. 4. ed. Petrópolis: Vozes, p. 481-486, 2001.


  • Docência e tensões do cotidiano escolar

    • ANJOS, D. D. Experiência docente e desenvolvimento profissional: condições e demandas no trabalho de ensinar. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: Práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, p. 129-149, 221-236, 2010.


    • BRAGA, E. S. Tensões eu/outro: na memória, no sujeito, na escola. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: Práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, p. 151-170; 221-236, 2010.


    • GALVÃO, I.; DANTAS, H. A educação de Victor do Aveyron: do isolamento da floresta ao isolamento em sociedade. In: BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I.; DAINEZ, D. (orgs.). O garoto selvagem e o Dr. Jean Itard: história e diálogos contemporâneos. Campinas: Mercado de Letras, p. 65-78, 267-275, 2017.


    • KASSAR, M. C. M. O sujeito, a marginalidade e o jogo de sentidos. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: Práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, p. 171-192, 221-236, 2010

       


    • LAJONQUIÈRE, L. O selvagem poderia ter falado? Ou das condições estruturais de uma educação. In: BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I.; DAINEZ, D. (orgs.). O garoto selvagem e o Dr. Jean Itard: história e diálogos contemporâneos. Campinas: Mercado de Letras, p. 79-100, 267-275, 2017.


    • SMOLKA, A. L. B. Ensinar e significar: as relações de ensino em questão ou das (não)coincidências nas relações de ensino. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: Práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, p. 107-128, 221-236, 2010.


    • SMOLKA, A. L. B.; DAINEZ, D. Itard e Vigotski: um diálogo possível? In: BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I.; DAINEZ, D. (orgs.). O garoto selvagem e o Dr. Jean Itard: história e diálogos contemporâneos. Campinas: Mercado de Letras. p. 101-123, 267-275, 2017.

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10