Opções de inscrição

- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares no Brasil; - ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado; - Conhecimento das diferentes instituições educativas; - Reconhecimento das especificidades da história da profissão docente no Brasil; - Identificação da História da Educação como campo de pesquisa; Práticas como Componente Curricular 10 horas, correspondentes a visitas externas a instituições de acervo e pesquisa da educação e cultura brasileira, bem como de sua memória escolar. Também se inclui nessa modalidade a visita a exposições de interesse para a temática da disciplina. Complementarmente, figuram como atividades curriculares a assistência a filmes em que se possa discutir representações artísticas e leituras próprias a partir de conteúdos inerentes à cultura e educação brasileiras. Também se inclui a orientação de projetos de ensino e pesquisa em função dos núcleos constituintes do programa curricular e outrossim relacionados à emergência de debates atuais e aos interesses trazidos pelo corpo discente. Por fim, são estimuladas práticas de leitura de obras literárias atinentes a aspectos englobados pela disciplina e uma correspondente atividade de escrita, em que os alunos exercitem tal capacidade escriturária, como instrumento de desenvolvimento intelectual e de expressão do raciocínio.
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.