Programação

  • Programa do Curso

  • Preparação das atividades de estágio

    • MARQUES, J. P. A “observação participante” na pesquisa de campo em Educação. Educação em Foco. Ano 19. n. 28, maio-agosto, p. 263-284, 2016.


    • ZAGO, N. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. T. (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.


    • TIZZO, V. S.; FLUGGE, F. C. G.; SILVA, H. Práticas Possíveis com a História Oral na Formação Inicial de Professores (de Matemática). Bolema. Rio Claro. v. 29, n. 53, p. 887-908, dez. 2015.

  • Psicologia e educação: considerações sobre a noção de desenvolvimento / Abordagens em psicologia e educação

    • DEL RÍO, P. Educación y evolución humana. Contribuición al debate. Qué teorias necesitámos en educación? Cultura y Educación. Vol. 19, n. 3, p. 231-241, 2007.


    • SMOLKA, A. L. B.; FONTANA, R. A. C.; LAPLANE, A. L. F.; CRUZ, M. N. A questão dos indicadores de desenvolvimento: apontamentos para discussão. Caderno de Desenvolvimento Infantil. Curitiba. v. 1, n. 1, p. 71-76, 1994.


    • BOCK, A. M. B. Psicologia da Educação: cumplicidade ideológica. In: MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. M. (Orgs.). Psicologia Escolar: teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 79-103, 2003.


  • A psicologia histórico-cultural e o papel da cultura no desenvolvimento humano

    • BRAGA, E. S. A constituição social do desenvolvimento - Lev Vigotski: Principais Teses. In: Revista Educação - Lev Vigotski. Publicação especial. Editora Segmento, p. 20-29, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 2).


    • OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C. Revolucionário inquieto - Lev Vigotski: Biografia intelectual. In: Revista Educação - Lev Vigotski. Publicação especial. Editora Segmento, p. 6-19, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 2).


    • PDF do livro todo contendo os seguintes textos:

      Aula 6 – 10/04 

      VYGOTSKY, L. S. Internalização das funções psicológicas superiores. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

      Aula 7 – 17/04 

      VYGOTSKY, L. S. O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

      Aula 8 – 24/04

      Seminário 3:

      VYGOTSKY, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

    • DEL RÍO, P.; REGO, T. C.; BRAGA, E. S. Dos desafios para a psicologia histórico-cultural à reflexão sobre a pesquisa nas ciências humanas: entrevista com Pablo del Río. Educação e Pesquisa, v. 39, p. 511-540, 2013.


  • As complexas relações entre linguagem e pensamento

    • Aula 7 – 17/04

      Seminário 1 

      BANKS-LEITE, L. O projeto científico de educação do selvagem do Aveyron: perspectiva histórica e reflexões para o presente. In: BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I.; DAINEZ, D. (orgs.). O garoto selvagem e o Dr. Jean Itard: história e diálogos contemporâneos. Campinas: Mercado de Letras. p. 41-63, 2017.

    • Aula 7 – 17/04

      Seminário 2

      SMOLKA, A. L. B.; DAINEZ, D. Itard e Vigotski: um diálogo possível? In: BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I.; DAINEZ, D. (orgs.). O garoto selvagem e o Dr. Jean Itard: história e diálogos contemporâneos. Campinas: Mercado de Letras. p. 101-123, 2017.

    • As referências são do livro todo: 

      BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I.; DAINEZ, D. (orgs.). O garoto selvagem e o Dr. Jean Itard: história e diálogos contemporâneos. Campinas: Mercado de Letras, 2017. (p. 267-275)

    • IN: BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I. (orgs.). A educação de um selvagem: As experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Cortez, 2000.

  • As complexas relações entre aprendizado e desenvolvimento / Linguagem, conhecimento e desenvolvimento nas relações escolares

    • Aula 8 – 24/04

      Seminário 4:

      SMOLKA, A. L. B.; LAPLANE, A. L. F.; NOGUEIRA, A. L. H.; BRAGA, E. S. As relações de ensino na escola. In: Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Multieducação: Relações de Ensino, 2007. (Série Temas em Debate)

    • Aula 9 – 08/05

      VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. In: Pensamento e linguagem. Trad. J. L. Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.


    • Aula 9 – 08/05

      Seminário 5:

      FONTANA, R. A. C. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. (orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, p. 121-151, 1993.

  • Adolescentes: características psicológico-culturais

    • Aula 10 – 15/05

      OLIVEIRA, M. K.; TEIXEIRA, E. A questão da periodização do desenvolvimento psicológico. In: OLIVEIRA, M. K.; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. R. (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, p. 23-46, 269-287, 2002.

    • Aula 10 – 15/05

      Seminário 6:

      FROTA, A. M. M. C. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e Pesquisas em Psicologia. UERJ. RJ. Vol. 7, n. 1, p. 147-160, abr., 2007.

    • Aula 11 – 22/05

      Seminários 7, 8 e 9:

      CHECCHIA, A. K. A. Adolescência e escolarização numa perspectiva crítica em psicologia escolar. Campinas: Alínea, 2010.

       


  • Desenvolvimento humano e os desafios da inclusão

    • GÓES, M. C. R. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K.; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. R. (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, p. 95-114, 269-287, 2002.


    • Seminário 10:

      BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, P. (coord.). A miséria do mundo. Trad. M. S. S. Azevedo et al. 4. ed. Petrópolis: Vozes, p. 481-486, 2001.


  • Docência e tensões do cotidiano escolar

    • ANJOS, D. D. Experiência docente e desenvolvimento profissional: condições e demandas no trabalho de ensinar. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: Práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, p. 129-149, 221-236, 2010.


    • AQUINO, J. G. Da (contra)normatividade do cotidiano escolar: problematizando discursos sobre a indisciplina discente. Cadernos de Pesquisa. v. 41, n. 143, maio-ago., p. 456-484, 2011.

       


    • BRAGA, E. S. Tensões eu/outro: na memória, no sujeito, na escola. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: Práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, p. 151-170; 221-236, 2010.


    • DUBET, F. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Entrevista com François Dubet. Revista Brasileira de Educação. ANPED, São Paulo, n. 5/6, 1997.


    • GALVÃO, I.; DANTAS, H. A educação de Victor do Aveyron: do isolamento da floresta ao isolamento em sociedade. In: BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I.; DAINEZ, D. (orgs.). O garoto selvagem e o Dr. Jean Itard: história e diálogos contemporâneos. Campinas: Mercado de Letras, p. 65-78, 267-275, 2017.


    • KASSAR, M. C. M. O sujeito, a marginalidade e o jogo de sentidos. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: Práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, p. 171-192, 221-236, 2010.

    • LAJONQUIÈRE, L. O selvagem poderia ter falado? Ou das condições estruturais de uma educação. In: BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I.; DAINEZ, D. (orgs.). O garoto selvagem e o Dr. Jean Itard: história e diálogos contemporâneos. Campinas: Mercado de Letras, p. 79-100, 267-275, 2017.

    • SENKEVICS, A. S.; CARVALHO, M. P. "O que você quer ser quando crescer?". Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v.97 n. 245. Brasília, Jan./Apr. p. 179-194, 2016.

    • SMOLKA, A. L. B. Ensinar e significar: as relações de ensino em questão ou das (não)coincidências nas relações de ensino. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: Práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, p. 107-128, 221-236, 2010.

    • BANKS-LEITE, L.; GALVÃO, I.; DAINEZ, D. (orgs.). O garoto selvagem e o Dr. Jean Itard: história e diálogos contemporâneos. Campinas: Mercado de Letras, p. 267-275, 2017.

    • SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: Práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, p. 221-236, 2010.

  • Tópico 10