Programação
-
Materiais e Orientações para o trabalho em grupo sobre as Unidades Didáticas a partir dos temas selecionados.
-
Indicação das Leituras Inspiradoras para o trabalho individual
Produção Escrita e Apresentação da obra selecionada
-
Indicar a referência bibliográfica para a atividade individual. O relato das leituras ocorrerá no dia 23/05.
Esta atividade vale 30% da nota final do curso.
-
-
Aula 01 28/02 Apresentação da Ementa do Curso Texto: CARAÇA, Bento de Jesus. "Duas atitudes em face da Ciência".
-
Aula 02 14/03
Problematizando dualidades e polarizações em Educação Matemática
-
Texto: SANTOS, Vinicio de M. A. A matemática escolar, o aluno e o professor: paradoxos aparentes e polarizações em discussão. Cad. CEDES, Abr 2008, vol. 28, no.74, p. 25-38. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n74/v28n74a03.pdf
-
-
Aula 03 21/03
Fundamentos da Matemática: leis naturais e conhecimento matemático
Texto: CARAÇA, Bento de Jesus. "Estudo Matemático das Leis Naturais". In Caraça, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática.
Apresentação e discussão de temas para o trabalho com as Unidades Didáticas (UDs).
Formação de grupos sobre as UDs.
-
Tema: O ensino de matemática em discussão: Aula de Matemática e saberes mobilizados.
Texto 4: GUIMARAES, Fatima. "Uma aula de matemática e os saberes subjacentes".
Leituras Inspiradoras: Indicação da obra para a atividade Leituras Inspiradoras. -
Tema: Atividade de Ensino com a presença do Prof. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Texto 5: MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como unidade formadora.
Oficina: Atividade orientadora de ensino.
-
Reunião dos grupos para apresentação preliminar de unidades didáticas.
-
Tema Abordagens da Aprendizagem Matemática
Texto 6: PONTE, João Pedro da. Aprendizagem Matemática.
-
-
Granell, Carmen Gomez. Tumo a uma epistemologia do conhecimento escolar: o caso da Educação Matemática.
-
-
-
Pedrosa, Maria Helena. Interações Sociais na Sala de Aula p. 161-188. Edumat.
-
-
Artigos e referencias citadas durante os debates em aula, direta ou indiretamente ligados ao tema das aulas, relevantes à formação do professor.