Programação
-
No primeiro encontro, tivemos uma breve apresentação do grupo, em seguida foram apresentados: a estrutura da disciplina, a proposta para realização do estágio e do trabalho final, impressões do grupo sobre a didática e expectativas com a disciplina. Finalizamos com a indicação do texto para a próxima aula (que já está disponível).
Também já está disponível o livro digitalizado de Daniel Pennac, cuja leitura será fundamental para realização do trabalho final.
-
Triângulo pedagógico: eixo professor-saberes (ensinar)
-
Triângulo pedagógico: eixo professor-saberes (ensinar)
-
Semana de Educação
O programa do evento já está disponibilizado na página da FEUSP. Os alunos deverão escolher uma das atividades previstas no evento (quarta-feira, período noturno). Em seguida, cada um deverá produzir um texto escrito comentando a atividade e quais contribuições ela tem para a formação do professor.
-
Triângulo pedagógico: eixo professor-aluno (formar)
Durante os apontamentos sobre a leitura do texto feitos pelo grupo, destacou-se a questão da formação para educação inclusiva. Segue abaixo algumas sugestões indicadas na aula:
- Livro: " A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia" (Maria Helena Souza Patto)
- Documentário "Blue eyed" - Jane Elliott - https://www.youtube.com/watch?v=In55v3NWHv4
- Proposta pedagógica da Escola de Aplicação (com referências para educação inclusiva):
http://www2.ea.fe.usp.br/educacao-inclusiva
- Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência:
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/convencaopessoascomdeficiencia.pdf
-
Triângulo pedagógico: eixo professor-aluno (formar)
-
Triângulo pedagógico: eixo aluno-saber (aprender)
-
Análise de livro didático
Os alunos, em pequenos grupos, farão a análise de um livro didático, que deverá ser escolhido de acordo com as disciplinas que poderão ministrar depois de formados.
Como o livro está organizado? Que tipo de leituras e atividades propõem para alunos e professores? Quais concepções de aprendizagem estão presentes no livro analisado?
-
Socialização dos resultados das análises do livro didático
-
Experiências inspiradoras com Professoras da Escola de Aplicação
-
Triângulo pedagógico: eixo aluno-saber (aprender)
Livros Didáticos: uma introdução à sua análise
-
Triângulo pedagógico: eixo aluno-saber (aprender)
-
Triângulo pedagógico: eixo aluno-saber (aprender)
- Orientações para a apresentação dos estágios- Introdução ao eixo "Avaliação"
-
- Estágios: data final para enviar o material produzido após realização dos estágios (individual ou em pequenos grupos). As orientações estão no cronograma anexo.
- Leitura para a aula: SILVA, Vivian Batista da. A avaliação na pauta dos manuais pedagógicos. In: A didática e os textos para formar professores: o trabalho docente nos manuais pedagógicos (1870-1991). São Paulo: FEUSP. Tese de Livre-Docência. 2017, p.54-85.
-
Produção do texto escrito (individual, em sala de aula)
PENNAC, Daniel. Diário de escola. RJ: Rocco, 2008.Finalização da disciplina.
(Trazer anotações das aulas, textos, o próprio livro para a produção escrita).