Programação
Aula 4 - Conhecimento - 06/09
Atividade para a próxima aula (13/09)
Sobre o texto do Elio Ricardo
Sintetizem as 2 principais correntes que analisam as implicações do ensino por competências abordadas pelo autor:
a) a que está mais próxima da qualificação profissional
b) a que diz respeito à formação geral dos sujeitos com ênfase à mobilização de recursos cognitivos.
Sobre o texto do Sacristán
- Ler o texto e eleger uma das teses para comentar.
Aula 6 - Atenção às diferenças - 20/09
Questões sobre os textos - A serem discutidas na aula do dia 20/09
Que críticas à concepção elistista da cultura são feitas pelos autores dos Estudos Culturais?
Sintetize algumas características básicas da abordagem dos Estudos Culturais.
Aula 7 - Currículo Comum e Diversidade - 27/09
GIMENO SACRISTÁN - Currículo e Diversidade. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. B. (Orgs.). Territórios contestados. O currículo e os novos mapas políticos e culturais. 4ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, p. 82-113.
Questões sobre o texto de leitura obrigatória “Currículo e diversidade cultural” – José Gimeno Sacristán. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flávio. Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e cuturais. Editora Vozes,
1. O problema do currículo multicultural não diz respeito apenas às minorias, é uma questão que afeta a representatividade cultural do currículo comum a todos. Comente.
2. “Um currículo multicultural no ensino implica mudar não apenas as intenções do que queremos transmitir, mas os processos internos que são desenvolvidos na educação institucionalizada” (p. 88). Comente a afirmação, apontando dificuldades e limites à concretização de um currículo multicultural nas escolas.
3. Sintetizem os quatro critérios de uma cultura comum a ser pensada no contexto contemporâneo.
Aula 8 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS FINAIS - 04/10
Proposta de trabalho de fim de módulo (para 11/10)
•Relacionar a questão posta por Hannah Arendt - modernidade como flexibilidade e readaptação constante/ e necessidade de transmissão da tradição cultural – com a proposta de Inês Dussel sobre a cultura escolar comum na contemporaneidade.•É possível pensar um currículo assentado no conhecimento disciplinar, como quer Young, e o ensino por competências? Comente as incompatibilidades e complementaridades das propostas.Proposta de trabalho
Pelo conhecimento disciplinar é possível chegar a generalizações mais amplamente aceitas. Pela atenção às diferenças pode-se contribuir para a formação de identidades mais solidárias. Comente essas tensões do currículo com base nos textos da bibliografia e analise a resposta de uma política pública curricular de sua escolha para essa tensão.
AULA 9 - Pressupostos dos PCN e implicações para a formação e práticas docentes - 11/10
Roteiro geral de análise de propostas curriculares (versão simplificada)
1. Processo de produção/ Contexto de produção
- Quem fez? Quando?
2. Estrutura básica
3. Pressupostos/fundamentos
4. Conteúdos (conhecimento/valores/atitudes/habilidades)
5. Orientações metodológicas
6. Avaliação
7. Integração (horizontal)
8. Dosagem/ progressão vertical
AULA 10 - Políticas de currículo nos estados e municípios
Leituras complementares
BAUER, Adriana et al. Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números?. Estudos em Avaliação Educacional, v. 26, n. 62, p. 326-352, 2015.
BAUER, ADRIANA et al . Iniciativas de avaliação do ensino fundamental em municípios brasileiros: mapeamento e tendências. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 22, n. 71, e227153, 2017 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400208&lng=en&nrm=iso>. access on 03 Oct. 2018. Epub Oct 09, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017227153.
AULA 11 - BNCC
Outras leituras complementares:
AGUIAR, Márcia Angela da S. e DOURADO, Luiz F. (org.) [Livro Eletrônico]. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas.Recife: ANPAE, 2018.
GALIAN, Claudia. Debate sobre a Base Nacional Curricular Comum na Faculdade de Educação da USP: contribuição. São Paulo, FE/USP, 17/03/2016.
MACEDO, Elisabete. Base nacional curricular comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si. Educação em Revista, RS, vol.32, n.2, pp.45-68, 2016.
BATISTA, Antonio. A. G.; LUGLI, Rosário; RIBEIRO, Vanda, M. Centralização e padronização dos currículos; posições e tomadas de posição. Cadernos Cenpec, SP, v.7, n.1, p.75-104, jan./jul. 2017.
LUSSAULT, Michel. Concepcion et mise em oeuvre du curriculum commun em France: avancées et limites. Um entretien. Révue Internationale d’ Éducation, Sévres, FR, n.º73, dec. 2016. [ Dossier: Ce que l´école enseigne à tous]
AULA 12 - Formação de professores e currículo
Leituras obrigatórias
BONAMINO, Alicia. Avaliação educacional no Brasil 25 anos depois: onde estamos? In: BAUER, Adriana; GATTI, Bernardete A. Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil – Volume 2. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-publicacoes/vinte-e-cinco-anos-de-avaliacao-de-sistemas-educacionais-no-brasil-volume-2/
MAINARDES, Jefferson. As Relações entre Currículo, Pedagogia e Avaliação no Contexto das Avaliações de Sistemas Educacionais. In: BAUER, Adriana; GATTI, Bernardete A. Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil – Volume 2. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-publicacoes/vinte-e-cinco-anos-de-avaliacao-de-sistemas-educacionais-no-brasil-volume-2/
Leituras complementares:
BARRETTO, Elba.S.S. Política de formação de docentes para a educação básica no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v.20,n.62, jul./set.2015.Rivas, Axel. América Latina después del PISA: lecciones aprendidas de la educación en siete países (2000-2015). Buenos Aires: CIPPEC/Natura/Inst.Natura,2015. BAUER, Adriana. Avaliação e currículo: sistematizando o debate. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317843624_Avaliacao_e_curriculo_sistematizando_o_debate ou em http://www.academia.edu/30838564/AVALIA%C3%87%C3%83O_E_CURR%C3%8DCULO_SISTEMATIZANDO_O_DEBATE_1