Programação
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A presente disciplina visa contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na situação escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, bem como das práticas que constituem o cotidiano da sala de aula, evidenciando as determinações sociais da organização e do desenvolvimento do trabalho pedagógico. Nesse sentido, pretende-se analisar a natureza da relação professor-aluno-conhecimento, bem como problematizar a questão da disciplina e da avaliação escolar, de modo a dotar o futuro professor de condições para criar alternativas de atuação.
Professora: Paula Perin Vicentini
E-mail: paulavicentini91@gmail.com
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Deverá ser escolhida uma instituição educativa considerada bem sucedida do ponto de vista pedagógico, incluindo inúmeras possibilidades:
✓ instituições inspiradas em alguma vertente pedagógica específica,
✓ instituições ligadas às várias etapas da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Médio) ou às diferentes modalidades (Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos – EJA),
✓ ou, ainda, espaços não-escolares mas que tenham práticas educativas: Organização Não Governamental (ONG), empresas, hospitais, consultórios de atendimento psicopedagógico, museus, teatros etc.
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Espaço para entrega das folhas de estágio escaneadas.
- Até 18/07
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Espaço para entrega das apresentações dos estágios.
- Entrega até 16/07.
- Entrega até 16/07.
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Compartilhem aqui as obras de arte que escolheram para embasar as discussões sobre o texto de seu grupo.
Esse procedimento é necessário para que a turma possa visualizar seu trabalho e também para que a professora possa avaliar o grupo.
OBS: Apenas um integrante do grupo deve postar o trabalho.
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Indicações para leitura (LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares):
- “Prelúdios”, p. 11-16,
- “O ponto de vista do conhecimento”, p. 17-46
- “Perfis de configurações” (Trechos selecionados: variações sobre o mesmo tema e perfis 1 e 26) p. 71-89 e 313-333.
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