Programação
Geral
Olá, pessoas,
Estou compartilhando com vocês uma planilha online, na qual eu e a Jôse disponibilizamos nossos horários. Por favor preencham a planilha com o nome de vocês e a hora que desejam falar conosco, dentro dos intervalos possíveis. Façam isso, o quanto antes, para que possamos orientá-los a tempo da regência.
Abraços,
Para quem não conseguir acessar o link acima clica aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1xB2c1M33QRPKVAfwUB7matIbvm815hBY3Uj99Qa2yHE/edit?usp=sharing
Roteiro para atividades de estágio.
O cronograma deve ser considerado para a realização e entrega das atividades nas datas corretas.
Aula 1 - Apresentação do curso e das atividades (07/08)
Sala 5, bloco B, Laboratório de Biologia, na FEUSP.
Aula 2 - Ensinar e aprender (21/08).
Leitura central - Santos, 2005, Abordagens de processo de ensino e aprendizagem
Aula 3 - O que é “modelagem”? Problemas e perspectivas do ensino de Matemática/Química (11/09).
- Leitura central - Barbosa, Modelagem na Educação Matemática;
- Definição da escola em que realizará o estágio.
Aula 4 - O que é “experimentação”? Problemas e perspectivas do ensino de Matemática/Química (25/09).
- Leitura central - Borges, 2002, Novos rumos para o laboratório escolar de ciências;
- Entrega do Relatório de Observação.
Aula 5 - Aspectos teóricos e metodológicos da experimentação e da modelagem (09/10).
- Leitura central - Locatelli e Carvalho, 2007, Análise do raciocínio utilizado pelos alunos;
- Entrega da Proposta Didática.
Aula 6 - Desenvolvimento, implementação e análise de propostas de ensino (23/10)
- Leitura central - Sasseron, 2013, Interações discursivas em sala de aula.
Aula 7 - Avaliações do ensino (06/11).
- Leitura central - Barroso e Franco, 2008, Avaliações educacionais e o Pisa.
Aula 8 - Afinal de contas, para que ensinar? (27/11).
- Leitura central - Young, 2007, Para que servem as escolas?;
- Entrega do Relatório de Regência