Topic outline

  • Orientações iniciais_ Aula 1

    • As atividades de cada aula poderão sofrer alterações dependendo dos interesses da turma e do desenvolvimento das aulas. Mantenha-se atento aos avisos da professora da disciplina no Moodle.


    • Slides apresentados no primeiro dia de aula. Algumas das informações podem ser alteradas, conforme combinação com a turma.

    • Descreva, brevemente, suas experiências com a educação matemática que teve até este momento em disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática ou em outros contextos, tendo como base as seguintes questões:


      1- Quais experiências de docência você já teve? (Contexto, conteúdos, públicoalvo).

      2 - Que aprendizagens teve dessas experiências?

      3 - O que passa pela sua cabeça quando se enxerga em frente a uma turma de alunos como professor?

      4 - O que você ainda gostaria de aprender sobre educação matemática?


      Nomeie seu arquivo com seu NOME e sua TURMA (diurno ou noturno) para fácil identificação.

      Profa. Raquel.

  • Aula 2

  • Aula 3 - Ensinar e aprender Matemática no Ensino Fundamental

  • Ambientes de Aprendizagem nas aulas de Matemática - Cenários para Investigação

    • Texto de Ole Skovsmose. Referência:

      SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Bolema: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro, n. 14, 66-91. 2000.


    • Com base no que Skovsmose orienta sobre "abrir" um exercício, de modo a criar uma atividade investigativa, desenvolva a seguinte tarefa, em grupos.

      1) Escolham e apresentem um exercício de um livro didático de Matemática. Insira a referência bibliográfica.

      2) "Abram" esse exercício de modo a transformá-lo em uma atividade investigativa. Descrevam esse processo. O que vocês consideraram para criar essa atividade investigativa?

      3) Enunciem a atividade investigativa criada.


      Identifiquem o arquivo da tarefa com o nome dos integrantes do grupo e o turno (DIURNO ou NOTURNO). Postar até dia 2 de abril!
       

  • Aula do dia 04/04

    - Desenvolvimento de atividades investigativas;

    - Produção de um plano de aula;

    - Orientações para a construção do frac-soma (uso na aula do dia 11/04).

  • Aula do dia 11/04

    Frações e operações. Texto: Criança pode aprender frações. E gosta!

    Uso do frac-soma.

    • Texto para ser lido previamente e discutido em aula.

      Referência:

      NUNES, T. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. P. (Org.). Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 119-136.

  • Planilha Estágio

    Acesse o link de sua respectiva turma para ser redirecionado a uma planilha em Excel, depositada no Google Drive.  Preencha (on-line) os dados pedidos a respeito do estágio, seguindo a linha que contém seu nome.

    planilha diurno


  • Aula dia 25/04

    Momento 1: Algoritmo da divisão de frações - como explicar?

    Momento 2: Estudo de área de figuras planas e uso do geoplano. Como os livros didáticos abordam área de figuras planas?

    Momento 3: Texto sobre uso de materiais concretos nas aulas de matemática.

    Momento 4: Planejamento das aulas do estágio.

    • Texto para ser discutido em aula.

      Referência: 

      NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, n. 9-10, p. 1-6, 2005.

  • Geometria - aula 02 de maio

  • Grupos e temas dos trabalhos

    • File icon
      Turma Diurno File
      Not available unless: You belong to Turma 2018141
    • File icon
      Turma noturno File
      Not available unless: You belong to Turma 2018143
  • Sobre comunicação nas aulas de Matemática

  • Sobre o relatório de estágio

  • Educação Matemática Crítica

    • Referência:

      SKOVSMOSE, O. Preocupações de uma educação matemática crítica. In: FÁVERO, M. H.; CUNHA, C. (Org.). Psicologia do Conhecimento: o diálogo entre as ciências e a cidadania. Brasília: UNESCO, Universidade de Brasília, Liber Livros Editora, 2009. p. 101-114.

  • Trabalho dos grupos

    • Assignment icon
      Trabalho dos grupos Assignment

      Um integrante de cada grupo deve postar, até o final do dia 30 de maio, o arquivo em docx referente ao trabalho desenvolvido (plano de aula) sobre temática específica. 

      Not available unless: You belong to Turma 2018141
    • Assignment icon
      Trabalho dos grupos Assignment

      Um integrante de cada grupo deve postar, até o final do dia 30 de maio, o arquivo em docx referente ao trabalho desenvolvido (plano de aula) sobre temática específica. 

      Not available unless: You belong to Turma 2018143
  • Apresentações dos planos de aula - Turma da NOITE

    • Assignment icon
      Apresentações Assignment

      Um integrante de cada grupo deve postar o arquivo referente à apresentação de slides do plano de aula desenvolvido nas últimas aulas da disciplina.

      Not available unless: You belong to Turma 2018143
  • Planos de Aula comentados

    • Folder icon
      Planos de Aula Comentados (Turma da Manhã) Folder
      Not available unless: You belong to Turma 2018141
    • Folder icon
      Planos de aula Comentados (turma da noite) Folder
      Not available unless: You belong to Turma 2018143
  • Notas



    Not available unless: You belong to Turma 2018141
  • Notas







    Not available unless: You belong to Turma 2018143