Kursthemen

  • Aula 1: apresentação do programa

  • Aula 2 - Conceitos de raça e racismo

    GUIMARÃES, A. S. A. Raça, cor, cor da pele e etnia. Cadernos de Campo, v. 20, p. 265-272, 2011.

    __________________. Como trabalhar com "raça" em sociologia. Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 29, n.01, p. 93-108, 2003.

    __________________. “Parte I – Definindo o Racismo”. In: Racismo e Antirracismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2005.


  • Aula 3 - Qual o lugar da raça na teoria sociológica?

    WEBER, Max. “Classes, estamentos e partidos”. In: Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

    HASENBALG, Carlos. “Cap. 3 – Estrutura de Classes, Estratificação Social e Raça”. In: Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979. (DISPONÍVEL NO XEROX - PASTA 38)


  • Aula 4 - Estudos sobre desigualdades sociais: processos e mecanismos

    THERBORN, Goran. Os campos de extermínio da desigualdade. Novos estudos, CEBRAP. 2010, n.87, pp. 145-156.

    TILLY, Charles. “De esencias y de vínculos”. In: La desigualdad persistente. Buenos Aires: Manantial, 2000. pp. 15-53.


  • Aula 5 - As categorias raça e gênero na produção das desigualdades


    TILLY, Charles. “Cómo funcionan las categorías”. In: La desigualdad persistente. Buenos Aires: Manantial, 2000, pp. 87-128. 

    KERNER, INA. "Tudo é interseccional? Sobre a relação entre racismo e sexismo". Novos Estudos-CEBRAP, n. 93, julho de 2012, p. 45-58.


  • Aula 6 Prova individual

  • Aula 7 - Raça e classe no Brasil I: a tese de Florestan Fernandes

    FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Editora Globo, 2008.


  • Aula 8 - Raça e classe no Brasil II: a tese de Carlos Hasenbalg

    HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979.


  • Aula 9 - Os estudos contemporâneos sobre desigualdades raciais no Brasil


    RIBEIRO, Carlos A.; SCHLEGEL, Rogerio. “Estratificação horizontal da educação superior no Brasil (1960 a 2010)”. In ARRETCHE, Marta. Trajetórias das Desigualdades: Como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: UNESP, 2015.

    LIMA, Márcia; PRATES, Ian. “Desigualdades Raciais no Brasil: o desafio Persistente”. In: ARRETCHE, Marta. Trajetórias das Desigualdades. São Paulo: Ed. Unesp, 2015.


  • Aula 10. Os estudos contemporâneo sobre racismo e preconceito

    Guimarães, Antonio Sergio. "Preconceito racial e ciências sociais" In Preconceito racial: modos, temas e tempos. São Paulo: Cortez, 2012.

    Machado, M. Lima, Marcia; Neris, Natalia. Racismo e insulto racial na sociedade brasileira. Novos Estudos CEBRAP, 35, no. 3, novembro de 2016. 

  • Aula 11 - Redistribuição ou reconhecimento? Os dilemas das políticas contemporâneas

    FRASER, Nancy. Redistribuição ou reconhecimento? Classe e status na sociedade contemporânea. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares. Ano 1, no.1. Rio de Janeiro: UERJ, 1999.

    HONNETH, Axel. Reconhecimento ou redistribuição? A mudança de perspectiva na ordem moral da sociedade. In SOUZA, Jessé; MATTOS, Patrícia. Teoria crítica no século XXI. São Paulo: Ana Blume, pp.79-93.


  • Aula 12: Raça, classe e política

    RIOS, Flavia. Elite Política Negra No Brasil: Relação Entre Movimento Social, Partidos Políticos e Estado. Tese de doutorado, PPGS-FFLCH-Usp, São Paulo, 2014.. Capítulo II: Movimento, Partidos e Estado (1980-1985), pp. 88-137.


    YOUNG, IRIS. Representação Política, Identidade e Minorias. Lua Nova, 67, 139-190, 2006.


    CAMPOS, Luiz Augusto; MACHADO, Carlos. A cor dos eleitos: determinantes da sub-representação política dos não brancos no Brasil. Revista Brasileira de Ciência Política, 16, 121-151, 2015.

    COMPLEMENTAR

    RODRIGUES, Cristiano. Movimentos Negros, Estado e Participação Institucional no Brasil e na Colômbia em Perspectiva Comparada. 2014, 250 f. Tese (Doutorado em Sociologia) IESP-UERJ, Rio de Janeiro, 2014. Capítulo 3: Movimento Negro e Estado no Brasil: da luta contra o mito da democracia racial às políticas de promoção de igualdade racial (1988-2010), pp.144-177. 

    CARNEIRO, Sueli. Mulheres em Movimento. Estudos Avançados, vol. 17, n. 49; pp. 117-32, 2003.

  • Aula 13 - Ações afirmativas no Brasil

    LIMA, Márcia. Desigualdades raciais e políticas públicas: ações afirmativas no governo Lula. Novos estudos CEBRAP,  São Paulo, no. 87, p. 77-95, Julho de 2010.

    LIMA, Márcia . “As novas políticas de inclusão escolar e as famílias: o caso dos beneficiários do Prouni na Região Metropolitana de São Paulo”. In: ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Alice; ZAGO, Nadir. (Org.). Família e escola 2: novas perspectivas de análise. 1a.ed.São Paulo: Vozes, 2013, v. 1, p. 312-333.

    DAFLON, Verônica Toste; FERES JUNIOR, João  e  CAMPOS, Luiz Augusto. “Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico”. Cadernos de Pesquisa, vol.43, n.148, pp. 302-327, 2013.

    Complementar

    RIOS, Flavia. Elite Política Negra No Brasil: Relação Entre Movimento Social, Partidos Políticos e Estado. Tese de doutorado, PPGS-FFLCH-Usp, São Paulo, 2014. Capítulo IV: Cidadania, raça e cultura, pp.170-222.

    FRY, Peter. “Política, nacionalidade e o significado de raça no Brasil”. In persistência da raça. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

    VILELA Lara; MENEZES-FILHO, Naercio, TACHIBANA, Thiago Yudi . As Cotas nas Universidades Públicas Diminuem a Qualidade dos Alunos Selecionados? Simulações com dados do ENEM. INSPER, Centro de Políticas Públicas. Policy Paper, no.  17, Junho, 2016