Programação

  • Tópico 1

    09/08  - Aula 1


    Apresentação do curso

    Tópico para discussão: questões fundamentais da análise de classe


    Leitura

    BERTONCELO, Edison. "Classes na teoria sociológica contemporânea". BIB, 67, 2009, pp. 25-49 (disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/universo/acervo/biblioteca/periodicos/bib/bib-67/618-as-classes-na-teoria-sociologica-contemporanea/file).

    WRIGHT, E. O. "Se 'classe' é a resposta, qual é a questão?" In. _____. Análise de classe, abordagens. Rio de Janeiro, Vozes, 2015.

  • Tópico 2

    16/08 - Aula 2


    As teorias clássicas da estratificação social e da análise de classe


    Leituras obrigatórias

    MARX, K. "Reprodução simples" e "Transformação da mais-valia em capital". In: O Capital (capítulos 21 e 22 do volume II). Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1998.

    WEBER, M. "A distribuição do poder dentro de comunidade: classes, estamentos, partidos". Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 2012.


    Leituras complementares

    CROMPTON, R. Class and stratification: an introduction to current debates. 2. ed. Cambridge: Polity Press, 2003 (capítulo 2).

    HIRANO, Sedi. Castas, Estamentos e Classes Sociais. Introdução ao pensamento sociológico de Marx e Weber. Campinas, Editora da Unicamp, 2006.

    SCOTT, John. Stratification and power. structures of class, status and command. Cambridge, Polity Press, 1996 

    (capítulos 2 e 3).

  • Tópico 3

    23/08 - Aula 3


    Estratificação social: o programa funcionalista


    Leitura obrigatória

    MOORE, W. e DAVIS, K. "Alguns princípios de estratificação". In: VELHO, O. et al. Estrutura de classe e estratificação social. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1971.

    SHILS, Edward. "Classe". In: _______ Centro e Periferia. Lisboa, Difel, [1974] 1992.


    Leitura complementar

    SCOTT, John. Stratification and power. structures of class, status and command. Cambridge, Polity Press, 1996 (capítulo 4).

    SHILS, E. "Deferência". In: _____. Centro e Periferia. Chicago, The University of Chicago Press, 1975.

  • Tópico 4

    30/08 - Aula 4


    A abordagem de classe neomarxista: fundamentos teóricos


    Leitura obrigatória

    Wright, E. O. "Fundamentos de uma análise de classe neomarxista". In: _____ Análise de classe: abordagens. Rio de Janeiro, Vozes, 2015.

    Leitura complementar

    Wright, E. O. "Varieties of marxist class analysis". Disponível em ". https://www.ssc.wisc.edu/~wright/Published%20writing/MarxistConceptsofClassStructure.pdf

    Santos, J. A. F. Estrutura de posições de classe no Brasil.  Rio de Janeiro, IUPERJ/UCAM, 2002 (capítulo 1).

  • Tópico 5

    13/09 - Aula 5

    A abordagem de classe neomarxista: estudos empíricos


    Leitura obrigatória

    Santos, J. A. F. Estrutura de posições de classe no Brasil. Rio de Janeiro, IUPERJ/UCAM, 2002 (capítulo 2).

    Leitura complementar

    Santos, J. A. "Classes sociais e deslocamentos de renda no Brasil". Dados, 1 (58), 2015.

    Wright, E. O. Class consciousness and class formation in Sweden, the United States and Japan". In: _____. Class Counts,  Cambridge, Cambrige University Press, 1997.

    ____. "A general framework for studying class consciousness and class formation." In: ____. 

    Class Counts,  Cambridge, Cambrige University Press, 1997.


  • Tópico 6

    27/09 - Aula 06

    Abordagem de classe neoweberiana: fundamentos teóricos


    Leitura obrigatória

    BREEN, R. "Fundamentos de uma análise de classe neoweberiana". In: Wright, E. O. Análise de Classe: abordagens. Rio de Janeiro, Vozes, 2015.

    Leitura complementar

    MARSHALL, G.; GOLDTHORPE, J. "The promising future of class analysis: a response to recent critiques". Sociology, 3 (26), 1992.

    RIBEIRO, C. A. "Classes sociais e chances de vida". In: ____. Estrutura de classes e mobilidade social no Brasil. Bauru, Edusc, 2003.

  • Tópico 7

    04/10 - Aula 7
    Abordagem de classe weberiana: estudos empíricos

    Leitura obrigatória

    Ribeiro, C. A. "Classes Sociais e chances de vida". In: _______. Estrutura de classe e mobilidade social no Brasil. Bauru, Edusc, 2007.

    Salata, A.; Scalon, M. C. "Uma nova classe média no Brasil da última década? O debate a partir da perspectiva sociológica". Sociedade e Estado, 2 (27), 2012.

    Leitura complementar

    Breen, R.; Goldthorpe, J. "Explaining educational differentials: towards a formal rational action theory". Rationality and society, 3 (9), 1997.

    Chan, T.; Goldthorpe, J. "Class and status: the conceptual distinction and its empirical relevance". American Sociological Review, 4 (72), 2007.

    Goldthorpe, J. "Class analysis and the reorientation of class theory: the case of persisting differentials in educational attainment." The British Journal of Sociology, 3 (47), 1996.

    Scalon, M. C. Mobilidade social no Brasil: padrões e tendências. Rio de Janeiro, Revan, 1999.

  • Tópico 8

    18/10 - Avaliação 

    Prova individual sem consulta.
  • Tópico 9

    25/10 - Aula 08

    - Abordagem de classe bourdieusiana: fundamentos teóricos


    Leitura obrigatória

    Bourdieu, Pierre. "Espaço social e gênese das 'classes'". In: ____. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005.

    Leitura complementar

    Bourdieu, P. "Espaço social e poder simbólico". In: _____. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo Papirus, [1994] 2008.

    Weininger, E. "Fundamentos de uma análise de classe de Pierre Bourdieu". In. Wright, E. O. Análise de Classe - abordagens. Rio de Janeiro, Vozes, 2015.

  • Tópico 10

    01/11 - Aula 09
    Abordagem de classe bourdieusiana: estudos empíricos


    Leitura obrigatória

    Bourdieu, Pierre. "Gostos de classe e estilos de vida". In: Ortiz, Renato. Bourdieu, Sociologia. São Paulo, Ática, Coleção Grandes Cientistas Sociais, 1983.

    Leitura complementar

    Bourdieu, Pierre. "Títulos de Nobreza Cultural." In. ______. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo, EDUSP, 2008. 



  • Tópico 11

    08/11 - Aula 10
    Abordagem de classe bourdieusiana: a simbolização das relações de classe


    Leitura obrigatória

    Pulici, Carolina. "A alimentação solene e parcimoniosa: práticas gastronômicas como fonte de distinção das elites brasileiras." Revista ECO-Pós, 3 (17), 2014.

    Fernandes, D.; Pulici, C. "Gosto Musical e Pertencimento de Classe: o caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo". Tempo Social, 2 (28), 2016.

    Leitura complementar

    Pereira, V. B. "Classes sociais e simbolização na cidade do Porto: elementos teóricos e resultados de pesquisa empírica."  Tempo Social, 2 (28), 2016.

  • Tópico 12

    29/11 - Aula 12

    Desafios da análise de classe: a relação com a política.


    Leitura obrigatória

    Bourdieu, Pierre. "Cultura e política". In: ______. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo, Edusp. 2008.

    Leitura complementar

    PERISSINOTTO, Renato MonseffO 18 Brumário e a análise de classe contemporânea. Lua Nova [online]. 2007, n.71, pp.81-121. ISSN 0102-6445.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64452007000200004.

  • Tópico 13

    06/12 

    Segunda avaliação individual.

  • Tópico 14

    A prova de recuperação será realizada em 13/12.