Hist da Arq e Estética do Projeto
Fornecer ao aluno arcabouço conceitual básico para análise do processo de urbanização e do urbanismo, através do estudo de suas variáveis e das configurações que vêm apresentando ao longo da história a partir de uma perspectiva global. O período a ser estudado engloba dos primórdios da urbanização até o século XVIII.
Fornecer ao aluno arcabouço conceitual básico para análise do processo de urbanização e do urbanismo, através do estudo de suas variáveis e das configurações que vêm apresentando ao longo da história a partir de uma perspectiva global. O período a ser estudado engloba dos primórdios da urbanização até o século XVIII.
• Aproximar os alunos da área História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo da pós-graduação da FAUUSP de uma bibliografia teórico-metodológica da história e das ciências sociais, de modo a dar suporte às suas pesquisas. • Problematizar a pesquisa em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo em suas múltiplas vertentes e abordagens a partir das investigações realizadas pelos alunos. • Desnaturalizar conceitos e esclarecer como podem se dar os recortes e aportes teóricos-metodológicos em diálogo com os objetos de estudo concernentes às pesquisas na área. • Discutir o uso de fontes históricas apresentadas ao longo do curso, nos seminários e nas pesquisas discentes, relacionando de modo dialético problemas históricos e documentos.
• Compreender as relações contemporâneas entre arquitetura, espaço e sociedade; • Discutir as teorias elaboradas na modernidade e pós modernidade sobre espaço social; • Ampliar os instrumentos de análise espacial que permitam a renovação da crítica e seus temas; • Ampliar os instrumentos de análise da realidade urbana brasileira e sua arquitetura.
a) compreender as mudanças nas experiências e significados do espaço e do tempo na sociedade capitalista contemporânea entre meados do século XIX e o início do século XXI; b) examinar as transformações nos processos de trabalho e acumulação no período focalizado e seus rebatimentos na distribuição territorial e particularmente no processo de urbanização; c) acompanhar a formação das classes, seu enraizamento concreto na divisão do trabalho e as posições, composições e antagonismos que assumem reciprocamente na luta social; d) problematizar as transformações no espaço público e as praticas de regulação do mercado e do trabalho, com o aprofundamento da questão social, da cidadania e dos Direitos; e) caracterizar o processo de modernização, industrialização e comodificação da cultura, particularmente nos aspectos que interessam para a arquitetura, o urbanismo e o design; f) articular as transformações globais no mundo capitalista com os processos locais e nacionais em suas distintas temporalidades; g) fornecer aos alunos elementos de compreensão histórico-crítica dos processos de construção e urbanização, projeto e planejamento.
Disciplina introdutória. O primeiro contato dos alunos com a complexidade do universo arquitetônico objetiva proporcionar-lhes um conjunto de temas e indagações que os motivem a compreender o estudo da História como fundamental à formação acadêmica e à profissão do arquiteto. A apresentação e problematização de distintas vertentes da historiografia, suas interfaces e distanciamentos, propicia uma reflexão sobre a História da Arquitetura que, embora vinculada a um recorte temporal determinado, repercute sobre temas referenciais que circunstanciarão o desenvolvimento do conhecimento durante os cinco anos de curso, estimulando a capacidade crítica dos alunos.
Capacitar os alunos para a análise e a crítica do Design por meio do estudo de sua História, de suas Teorias e do contexto em que ocorreram. Proporcionar conhecimentos de estudos de caso na História do Design que contribuam para a prática de projeto. Estabelecer relações entre o Design, as Artes Visuais e a Arquitetura. Continuidade dos estudos desenvolvidos em História do Design I
Capacitar os alunos para a análise e a crítica do Design por meio do estudo de sua História, de suas Teorias e do contexto em que ocorreram. Proporcionar conhecimentos de estudos de caso na História do Design que contribuam para a prática de projeto. Estabelecer relações entre o Design, as Artes Visuais e a Arquitetura. Estabelecer relações entre o Design no Brasil e a prática internacional. Continuidade dos estudos desenvolvidos na disciplina História do Design II.
Aprofundar o conhecimento da habitação social dos séculos XIX ao XXI, em perspectiva histórica. Entender o papel do Estado, do setor privado e da sociedade civil na conformação dos espaços de morar na cidade a partir da industrialização. A partir de aulas expositivas, de leitura textos, de estudos de casos e trabalhos de campo, analisar como as relações entre as ideias e as práticas de habitação social resultaram na produção da cidade construída e dos seus imaginários.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP