Programação

  • AUH 545 ESTUDOS EM HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO – CIDADE, ARQUITETURA E DOMESTICIDADE MODERNA

    PROFESSORA Joana Mello de Carvalho e Silva

    MONITORA Clarissa de Almeida Paulillo

    Horário: quarta-feira das 14:00 às 18:00



    1. JUSTIFICATIVA

    A partir da dupla revolução – Industrial e Francesa – as cidades passaram a se tornar cada vez mais centrais na existência humana, sofrendo uma série de transformações significativas no mundo ocidental. Seu impacto, contudo, não se restringiu apenas à organização e ao desenho urbano, atingindo também a habitação nas suas mais variadas tipologias. Nesse sentido, não apenas a fábrica, mas também a casa, tal como as conhecemos, é fruto e agente desse processo de modernização. Se antes a maior parte das habitações conjugava produção e consumo, além de outra série de atividades ligadas à educação, saúde e morte, a partir da virada do século XVIII para o XIX, o trabalho e as demais atividades foram se concentrando em edifícios especialmente destinados a elas, externos ao espaço doméstico, num processo de especialização funcional que fez da casa, sobretudo das camadas médias e altas da sociedade, um espaço cada vez mais ensimesmado, centralizado em alimentar, repor as energias físicas e mentais, educar e cuidar da família. Por outro lado, uma nova cultura emergiu dessas transformações. Nesse cenário a casa, em especial desses grupos sociais, desempenhou novas funções, ligadas principalmente à representação social da família, seja através do potencial comunicativo de sua materialidade, seja nos ritos de recepção, que além de determinarem novas formas de sociabilidade, terão papel fundamental na troca e acumulação de bens simbólicos e sociais.  Assim, entre a casa e a cidade, foram redefinidos os limites e interações entre a esfera doméstica e do trabalho a partir de novas estruturas familiares e noções de higiene, conforto, privacidade, funcionalidade, economia e eficiência. Tais mudanças se concretizaram e foram representadas na habitação moderna e nos objetos que a compuseram, alcançando sentidos que ainda merecem ser investigados, seja porque iluminam a reflexão sobre a materialidade das cidades e de seus edifícios habitacionais ainda hoje, seja porque levantam questões centrais para aqueles que irão fazer dela seu objeto de reflexão e ação profissional. 


    Nesse semestre, a investigação estará concentrada no Brasil dos anos 1940 e 1960, quando, em meio ao processo de metropolização e a afirmação da arquitetura moderna, novas formas de morar se organizaram inspiradas, sobretudo, pelo American Way of Life. Para tanto, serão estabelecidos diálogos com os Estados Unidos, mas também com as outros países que passavam por transformações similares na América Latina e Europa.

    2. OBJETIVOS

    Estudar as transformações nas formas de morar urbanas no Brasil entre as décadas de 1940 e 1960. Para tanto, no contexto do processo de metropolização refletir sobre as mudanças na organização da cidade e suas atividades, nos arranjos familiares, nas relações de gênero e nas atividades quotidianas e investigar conceitos centrais para formulação da habitação moderna: privacidade, higiene, conforto, funcionalidade, economia e eficiência. Atentar também para os sentidos de domesticidade que orientaram e foram formulados a partir dos desenhos e arranjos de casa no período enfocado. Realizar ainda ensaios de análise sobre a produção de habitação no período abordado.

    3. METODOLOGIA

    Aulas expositivas, seminários de texto e visita de campo

    4. FORMAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

    Os alunos realizarão seminários e discussão de textos em grupo (4,0) e um relatório individual da visita de campo, no qual devem relacionar as obras visitas e os conteúdos debatidos nas aulas expositivas e seminários (6,0). As dinâmicas e orientações para as referidas atividades são:

     Seminários de texto

    O grupo deverá considerar os seguintes itens para a estruturação da apresentação do texto:

    •  Quem é o/a autor/a do texto?
    • O texto faz parte de uma pesquisa maior?
    • Qual a tese do/a autor/a sobre o tema da habitação? 
    • Como o/a autor/a constrói seu argumento para justificar a sua tese e como organiza a estrutura do texto? 
    • Quais as fontes de pesquisa utilizadas? 
    • Quais o/as autore/as de referência?
    • Qual a relação entre texto e imagem?

     Os demais grupos devem trazer perguntas para a realização do debate de texto.

     

    Discussão de texto

    Os grupos deverão trazer perguntas para discussão de texto coma sua autora.

     Relatório de visita de campo

    O/A aluno/a deverá escolher uma entrada analítica a partir dos temas e discussão de aula. A partir dela o aluno deverá analisar as obras visitadas, podendo escolher uma delas para aprofundamentos, mas devendo, necessariamente, estabelecer relações com as demais. Para desenvolver o relatório, o/as aluno/as deverão apoiar-se nas aulas e na bibliografia indicada. 






  • Aula 1_07/08

    Módulo 1- Industrialização, especialização e mecanização da vida doméstica

    14h00 Apresentação do programa, das atividades e formas de avaliação

    16h00 1_A indústria e o morar 

    Texto de apoio

    PROST, Antoine. A família e o indivíduo. In: História da vida privada, 5: da Primeira Guerra a nossos dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp. 61-76.

  • Aula 2_14/08

    14h00   2_A construção da ideia de conforto

    Texto de apoio

    ELEB, Monique. Conforto, bem-estar e cultura material na França. In: NASCIMENTO, Flávia Brito do; SILVA, Joana Mello de Carvalho e; LIRA, José Tavares Correia de; RUBINO, Silvana Barbosa. Domesticidade, gênero e cultura material. São Paulo: Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017, pp. 159-173.

    16h00    Seminário 1

    FORTY, Adrián. O lar. In: Objetos do desejo – design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007, pp.131-165.


  • Aula 3_21/08

    14h00    Domesticidade, gênero e taylorismo_Marcela Moreira Momi

    Discussão de texto 1

    MOMI, Marcela Moreira. Revista Feminina: domesticidade, gênero e taylorismo. Relatório de Iniciação Científica Fapesp, 2019, pp. 45-74.

    16h00    3_A cozinha moderna

    Texto de apoio

    HOMEM, Maria Cecília Naclério. O período entreguerras; O Pós-guerra e a indústria nacional In: Cozinha e Indústria em São Paulo: do Rural ao Urbano. São Paulo, EDUSP, 2015, pp. 95-119.


  • Aula 4_28/08

    14h00   4_Racionalização, eficiência e economia no morar

    Texto de apoio

    BOTAS-ARAVECCHIA, Nilce. O Iapi no Estado e para o Estado: a eficiência da Gerência Técnica em Meio às Opões Políticas. In: Estado, arquitetura e desenvolvimento: a ação habitacional do Iapi. São Paulo: Editora da Unifesp, 2016, pp. 59-104.

    16h00    Seminário 2

    CORREIA, Telma; ALMEIDA, CALIANE (2013). Habitação econômica no Brasil: o IDORT e sua revista (1932-1960). Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), (17), 62-74. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i17p62-74


  • Aula 5_11/09

    Módulo 2 - Relações familiares e papéis de gênero

    14h00    5_A importância da representação

    Texto de apoio

    SILVA, J., & FERREIRA, P. (2017). Os sentidos do morar em três atos: representação, conforto e privacidade. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 24(44), 68-87. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i44p68-87

    16h00    Seminário 3

    PRECIADO, Beatriz.  Manifesto por un hombre interior: o despertar de la consciencia doméstica do playboy. In: Pornotopía: arquitectura y sexualidad en 'Playboy' durante la guerra fría. Barcelona: Editorial Anagrama, 2010, pp. 31-60.


  • Aula 6_18/09

    14h00    6_Famílias a brasileira_Gláucia Marcondes (IFCH/ Unicamp

    Texto de apoio

    ALMEIDA, Ângela Mendes de (Org.). Notas sobre a família no Brasil. In: Pensando a família no Brasil. Rio de Janeiro, RJ (Brasil): Espaço e Tempo, UFRRJ, 1987, pp. 53-66.

    16h00    Seminário 4

    SANTOS, Marinês Ribeiro dos. A família modelo de Casa & Jardim. In: O Design Pop no Brasil dos Anos 1970: Domesticidades e relações de gênero na revista Casa & Jardim. Tese (Doutorado): Centro de Filosofia e Ciências Humana da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010, p.86-114.


  • Aula 7_25/09

    14h00    7_Mudanças e permanências nas relações de gênero

    Texto de apoio

    PINSKY, Carla Bassanezi. Os anos dourados; A "rainha do lar". In: Mulheres dos anos dourados. São Paulo: Contexto, 2014, pp.15-22; 212-219.

    16h00      Seminário 5

    COSTA, Sabrina S. Fontenele. Modos de morar na metrópole: a representação das mulheres e da domesticidade nos apartamentos duplex modernos. In: Anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

  • Aula 8_09/10

    Módulo 3 - Novos padrões de higiene e beleza

    14h00    8_Os imperativos da higiene e beleza

    Texto de apoio

    SANT´ANNA, Denise Bernuzzi de. “Só é feio quem quer”; O direito à beleza. In: História da beleza no Brasil.  São Paulo: Contexto, 2014, pp. 39-68.

    16h00    Seminário 6

    KOBAYASHI E HOCHMAN. O “CC” e a patologização do natural: higiene, publicidade e modernização no Brasil do pós-Segunda Guerra Mundial. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 23, n. 1, jan. 2015, pp. 67-89.



  • Aula 9_16/10

    14h00    9_Os espaços e equipamentos de limpeza

    Texto de apoio

    FORTY, Adrián. Higiene. In: Objetos do desejo – design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007, pp.131-165.

    16h00    Seminário 7

    RUBINO, Silvana. Maid Rooms and Laundry Sinks Matter:  Modern Houses in a Non-modern Context In: Cultura y Ciudad. La casa: espacios domésticos, modos de habitar., 2019, Granada. La casa: espacios domésticos, modos de habitar.. Madri: Abada Editores, 2019. p. 1671-1678.


  • Aula 10_23/10

    14h00    Visita de campo

    Casa Emma Klabin / Residência Castor Delgado Perez / Edifício Eiffel




  • Aula 11 e 12_30/10

    Módulo 4 - Consumo doméstico e cultura material

    14h00    10. Industrialização, consumo e a expansão das classes médias: American Way of Life

    Texto de apoio

    CASELLI, Pedro Álvarez. Mecánica doméstica. Publicidad, modernización de la mujer y tecnologias para el hogar 1945-1970Santiago: Ediciones UC, 2011, pp.16-50.

    GLIK, Sol. A promessa do American Way of Life para a América Latina: domesticidade, tecnologia e consumo (1940-1945). In: PÉREZ, Inés; SANTOS, Marinês Ribeiro dos. Gênero e consumo no espaço doméstico: representações na mídia durante o século XX na Argentina e no Brasil. Curitiba: Ed. UFPR, 2017, p. 127-156.

    PÉREZ, Inés. Casas y famílias (o “pájaros y nidos”): Coordenadas materiales de las transformaciones em la vida cotidiana. In: El hogar tecnificado: famílias, género y vida cotidiana:1940-1970. Buenos Aires: Biblos, 2012, pp.50-70.

    16h00   Orientação sobre Ensaio


  • Aula 12_06/11

    14h00-18h00 Orientação e desenvolvimento do ensaio    


    Entrega estrutura relatório de visita com a definição da entrada analítica, indicação das obras a serem estudadas em maior ou menor profundidade e bibliografia de apoio.



  • Aula 13_13/11

    14h00   12. O design brasileiro dos eletrodomésticos_Marcos da Costa Braga

    Texto

    BRAGA, Marcos da Costa. El diseño Brasileño de electrodomésticos: el pionerismo de Walita de los años 1960. In: CORREA, Didier e SOLÓRZANO, Augusto. (Org.). Electrodomésticos: cultura, usos y símbolos. 1ed.Cidade do México: Editorial Desígnio, 2014, v. 1, p. 161-182.

    16h00   Seminário 9

    COLOMINA, Beatriz. 1949. In: La domesticidad en guerra. Barcelona: Actar, 2006, pp. 21-59.





  • Aula 14_27/11

    Entrega do relatório de visita

  • Aula 15_04/12

    Encerramento das aulas