Disciplinas Interdepartamentais sob responsabilidade da Comissão de Graduação da FAU
Inserir o aluno nas diferentes perspectivas profissionais, além de fomentar e implementar sua inserção na prática profissional, associando a teoria e a prática como processo de aprendizado.
- Docente: Gil Barros
Inserir o aluno nas diferentes perspectivas profissionais, além de fomentar e implementar sua inserção na prática profissional, associando a teoria e a prática como processo de aprendizado.
- Docente: Andrea Buchidid Loewen
Considerando que faz parte da responsabilidade pedagógica intrínseca da FAU a qualidade das intervenções de manutenção e adequação de edifícios e espaços em geral, e de seu próprio patrimônio edificado em particular, a disciplina pretende instituir, dentro da grade curricular, um debate interdisciplinar permanente voltado ao estudo, pesquisa e projeto de temas relativos a essa problemática, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor Participativo (PDP). Trabalhando de forma articulada com o cronograma de intervenções espaciais previstas como resposta a demandas da comunidade, o objetivo da disciplina é a de que os trabalhos nela desenvolvidos sejam oferecidos em tempo hábil às instâncias decisórias administrativas e executivas, visando contribuir para a qualificação do processo de decisões projetuais e de efetiva realização das obras.
- Docente: Beatriz Mugayar Kuhl
- Docente: Claudia de Andrade Oliveira
- Docente: Helena Aparecida Ayoub Silva
- Docente: Roberta Consentino Kronka Mulfarth
Demonstrar através do trabalho realizado o domínio de conhecimentos e competências na área de arquitetura e urbanismo, tendo em vista os horizontes disciplinares e profissionais contemporâneos, conforme desenvolvido durante o curso de graduação.
Todos os elementos constituintes do trabalho final de curso devem estar claramente elucidados e seus objetivos projetuais, histórico - críticos ou técnicos plenamente viabilizados.
- Docente: Alessandra Rodrigues Prata Shimomura
- Docente: Alexandre Delijaicov
- Docente: Ana Claudia Castilho Barone
- Docente: Ana Claudia Scaglione Veiga de Castro
- Docente: Analia Maria Marinho de Carvalho Amorim
- Docente: Antonio Carlos Barossi
- Docente: Beatriz Mugayar Kuhl
- Docente: Caio Santo Amore de Carvalho
- Docente: Claudia de Andrade Oliveira
- Docente: Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
- Docente: Cristiane Aun Bertoldi
- Docente: Denise Dantas
- Docente: Euler Sandeville Junior
- Docente: Fabio Mariz Goncalves
- Docente: Francine Gramacho Sakata
- Docente: Guilherme Teixeira Wisnik
- Docente: Helena Aparecida Ayoub Silva
- Docente: Jose Eduardo Baravelli
- Docente: Karina Oliveira Leitao
- Docente: Lara Leite Barbosa
- Docente: Leandro Manuel Reis Velloso
- Docente: Leonardo Marques Monteiro
- Docente: Luciana de Oliveira Royer
- Docente: Marcelo Silva Oliveira
- Docente: Maria Beatriz Cruz Rufino
- Docente: Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
- Docente: Maria de Lourdes Zuquim
- Docente: Marta Vieira Bogéa
- Docente: Milton Liebentritt de Almeida Braga
- Docente: Monica Junqueira de Camargo
- Docente: Norberto Correa da Silva Moura
- Docente: Paula Freire Santoro
- Docente: Priscila Lena Farias
- Docente: Raquel Rolnik
- Docente: Renata Maria de Almeida Martins
- Docente: Roberta Consentino Kronka Mulfarth
- Docente: Sara Miriam Goldchmit
- Docente: Tatiana Sakurai
Criar um ambiente dinâmico de debates a cerca da produção contemporânea do espaço construído;
- Estudar o desenvolvimento histórico do espaço construído nas três últimas décadas a partir de duas condições principais: 1. O crescente domínio dos interesses privados nas decisões sobre a cidade e o fortalecimento da políticas neoliberais; 2. A emergência de movimentos da sociedade civil em reação às políticas oficiais;
- Discutir as formas de participação popular nas decisões urbanísticas e na atuação nas esferas públicas no Brasil;
- Trazer para o universo acadêmico as noções de “ação direta” propagada por teóricos e grupos ativistas urbanos;
- Colocar em debate a validade, viabilidade e efetividade urbana das ideias de microurbanismo, urbanismo tático, urbanismo de emergência, urbanismo insurgente, guerrilha urbanística e outros;
- Elaborar experimentação projetual a partir das análises e discussões realizadas.
- Docente: Camila D'Ottaviano
- Docente: Jorge Bassani
- Docente: Karina Oliveira Leitao
- Docente: Nilton Ricoy Torres
Demonstrar através do trabalho realizado o domínio de conhecimentos e competências na área de arquitetura e urbanismo, tendo em vista os horizontes disciplinares e profissionais contemporâneos, conforme desenvolvido durante o curso de graduação.
Todos os elementos constituintes do trabalho final de curso devem estar claramente elucidados e seus objetivos projetuais, histórico - críticos ou técnicos plenamente viabilizados.
- Docente: Alexandre Delijaicov
- Docente: Ana Claudia Castilho Barone
- Docente: Analia Maria Marinho de Carvalho Amorim
- Docente: Antonio Carlos Barossi
- Docente: Artur Simões Rozestraten
- Docente: Beatriz Mugayar Kuhl
- Docente: Caio Santo Amore de Carvalho
- Docente: Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
- Docente: Cristiane Aun Bertoldi
- Docente: Denise Dantas
- Docente: Euler Sandeville Junior
- Docente: Fabio Mariz Goncalves
- Docente: Flavia Brito do Nascimento
- Docente: Guilherme Teixeira Wisnik
- Docente: Helena Aparecida Ayoub Silva
- Docente: Joao Carlos de Oliveira Cesar
- Docente: Jose Eduardo Baravelli
- Docente: Karina Oliveira Leitao
- Docente: Lara Leite Barbosa
- Docente: Leandro Manuel Reis Velloso
- Docente: Leandro Silva Medrano
- Docente: Leonardo Marques Monteiro
- Docente: Luciana de Oliveira Royer
- Docente: Marcelo Silva Oliveira
- Docente: Maria Beatriz Cruz Rufino
- Docente: Maria de Lourdes Zuquim
- Docente: Marta Vieira Bogéa
- Docente: Milton Liebentritt de Almeida Braga
- Docente: Paula Freire Santoro
- Docente: Priscila Lena Farias
- Docente: Raquel Rolnik
- Docente: Rosaria Ono
- Docente: Sara Miriam Goldchmit
- Docente: Tatiana Sakurai
Inserir o aluno nas diferentes perspectivas profissionais, além de fomentar e implementar sua inserção na prática profissional, associando a teoria e a prática como processo de aprendizado.
O acompanhamento do estágio será feito por meio de três encontros presenciais:
dia 20/03 - encontro inicial para conhecer os alunos matriculados, apresentar os locais de estágio de cada um e discutir a forma de elaboração dos relatórios finais.
dia 15/05 - encontro intermediário para os alunos matriculados apresentarem suas impressões sobre o estágio, discutirem perspectivas e tirarem dúvidas sobre a execução do relatório final.
dia 19/06 - encontro final para apresentação dos relatórios finais.
Inserir o aluno nas diferentes perspectivas profissionais, além de fomentar e implementar sua inserção na prática profissional, associando a teoria e a prática como processo de aprendizado.
- Docente: Raquel Rolnik