Programação
-
-
-
Seminário: BAXANDALL, Michael - O Olhar Renascente: Pintura e experiência social na Itália da Renascença, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. III. Quadros e categorias, pp. 183 – 226.
-
BAXANDALL, Michael - O Olhar Renascente: Pintura e experiência social na Itália da Renascença, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. III. Quadros e categorias, pp. 183 – 226.
-
-
-
GRUZINSKI, Serge, As quatro partes do mundo. História de uma mundialização, Capítulo 1. Ventos do Leste, ventos do Oeste. Um Índio pode ser moderno?
-
-
Seminário: KEMP Martin, "Olhar"In Leonardo da Vinci, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005, pp. 47-79.
-
Seminário: WITTKOWER, Rudolf, "Michelangelo, Cellini, Vasari". In: A Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1994, pp. 129 - 150.
-
Seminário: MARTINS, Renata Maria, O porque do escorpião. O estudo da tradição emblemática na arte colonial latino-americana. Revista Figura, n. 2, São Paulo, 2014, (na rede).
-
Seminário: ARGAN Giulio Carlo, O túmulo do papa Júlio II, In Clássico e Anticlássico. São Paulo, Cia. das Letras, 1999, pp. 296 – 310.
-
Seminário: A Pintura. Textos Essenciais. Direção Geral Jacqueline Lichtenstein, São Paulo, Editora 34, 2004. Vol. 9. O desenho e a cor, pp. 9-28; pp. 63 – 71.
-
ALPERS, Svetlana, A arte de descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo, Edusp, 1999. Constantijn Huygens e o novo mundo, pp. 45 – 82.
-
Seminário: Ramón GUTIERREZ: Repensando el Barroco Americano. Disponível em http://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.019/819/es
-
O debate historiográfico sobre as artes do período colonial na América: mestiçagem, hibridismo, decolonização.
Seminário: GISBERT Teresa, "Los mitos pre-hispánicos en el arte virreinal" In Iconografia e mitos indígenas en el arte, La Paz, Gisbert e Cia. 2008, pp. 15-73.
-
-
-