Programação

  • Caros Alunos, 

    Seguir a tabela de apresentação do arquivo do Seminário.

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    ORIENTAÇÕES - TRABALHO CONJUNTO - DEFINIDA POR SORTEIO

    08:00 hs - Villa Ruy Barbosa

    08:20 hs -  Cidade Jardim dos Comerciários 

    08:40 hs - Bairro Popular

    09:00 hs -  Companhia Commercio e Navegação

  • AULA 1:Arquitetura e sociedade: o canteiro de obras no Brasil no início do séc. XIX.

    Texto de apoio: BOSCHI, Caio. Condições de trabalho do artista em Minas Gerais. In O Barroco Mineiro: Artes e Trabalho. São Paulo, Brasiliense, 1988, pp. 15-34.

  • AULA 2: A tradição clássica no século XIX.

    Textos de apoio: MALTESE, Corrado. El mito de lo Antiguo en la Cultura Neoclasica. IN: PATETTA, Luciano. Historia de la Arquitectura (Antologia Critica). Madrid, Celeste, 1997, pp. 336-7. 

    RYKWERT, Joseph. Los Primeros Modernos. Los Arquitectos del Siglo XVIII. Cap. 1. O classico e o neoclassico, e Cap. 2. O absoluto e o arbitrário. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 1982.

  • AULA 3: Novos conceitos de beleza. O Romantismo.

    Textos de apoio: BENEVOLO, Leonardo. As mudanças nas técnicas construtivas durante a Revolução Industrial. In: História da Arquitetura Moderna, Cap. I.

     LEMOS, Carlos. Tijolo e cal, principalmente. In: Alvenaria Burguesa. São Paulo, Nobel, 1989, pp. 36-50.

     REIS, Nestor Goulart. A evolução das técnicas construtivas. In: Quadro da Arquitetura no Brasil. São Paulo, Perspectiva, 1983, pp. 155-168.

     ARGAN, Giulio C. O Romantismo histórico. In: Arte Moderna. São Paulo, Cia. das Letras, 1992, Cap. 1, pp. 11 a 34.

     BARATA, Mário. Manuscrito Inédito de Lebreton – Sobre o Estabelecimento de dupla Escola de Artes no Rio de Janeiro, em 1816. In: Revista do PHAN no. 14. Rio de Janeiro, MEC, 1959, pp. 283-307. 

    COSTA, Lúcio. O Palácio da Embaixada Argentina. Rio de Janeiro, O Jornal, 28/04/1928. In: XAVIER, Alberto. Lucio Costa: Obra Escrita. Brasília, UnB, 1966. 

    PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. Algumas considerações sobre o Neogótico no Brasil. In: VALLE, A.; DAZZI, C. (Org.). Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República - Tomo 2. Seropédica/ Rio de Janeiro: EDUR-UFRRJ; DezenoveVinte, 2010, p. 437-451.


    ENTREGA PRIMEIRA ETAPA - TRABALHO CONJUNTO - CIDADE E ARQUITETURA

  • AULA 4: A crítica à sociedade industrial e a crise do artesanato

    Textos de Apoio: BALDIN, Adriane. Tijolo sobre Tijolo: os alemães que construíram São Paulo. Curitiba, Prismas, 2014, p. 145-181. 

    CURTIS, William. Ideais do movimento artes e ofícios na Grã-Bretanha e nos Estados. In: Arquitetura moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008, pp. 87-97. 

    PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. William Morris e a SPAB. In: Rotunda no. 3, 2004, pp. 22-32. ISSN1678-7692 (www.iar.unicamp.br/rotunda/rotunda03.pdf) RUSKIN, John. A Lâmpada da Memória. São Paulo, Ateliê, 2008.

  • AULA 5: SEMINÁRIO I

    Seminário 1: FABRIS, Annateresa. Arquitetura eclética no Brasil: o cenário da modernização. Anais do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série n.1, 1993, pp.131-143. - GRUPO 8

    PATETTA, Luciano. Considerações sobre o Ecletismo na Europa. In: FABRIS, Annateresa. Ecletismo na Arquitetura Brasileira. São Paulo, Nobel, 1987, pp. 8-27. - GRUPO 5

    GRUPO DEBATEDOR: 6

    -ATENDIMENTO 1ª ETAPA.

  • AULA 6: Art Nouveau e vanguardas europeias

    Textos de apoio: CURTIS, William. A busca de novas formas e o problema do ornamento. In: Arquitetura moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008, pp. 52-71

    . _______________. Respostas à mecanização: a Deutscher Werkbund e o futurismo. In: Arquitetura moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008, pp. 99-111.

    LIRA, JOSÉ. Antinomias do projeto moderno. In: Warchavchik: Fraturas da Vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2011, pp. 143-168. 

    SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo, EDUSP, 1997, pp. 41-52.

  • AULA 7: Neocolonial, Modernismo e preservação do patrimônio. / SEMINÁRIO II

    Textos de apoio: CURTIS, William. Internacional, nacional e regional: a diversidade de uma nova tradição. In: Arquitetura moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008, pp. 371-391. 

    SILVA, Joana Mello de Carvalho e. Raça, meio e tradição: a escrita da história da arquitetura brasileira por Ricardo Severo. Anais I ENANPARQ, Rio de Janeiro, fez. 2010. Disponível em: http://www.anparq.org.br/dvd-enanparq/simposios/138/138-790-1-SP.pdf. 

    PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. John Ruskin e as Sete Lâmpadas da Arquitetura – Algumas Repercussões no Brasil. In: RUSKIN, John. A Lâmpada da Memória. São Paulo, Ateliê, 2008, pp. 9-48.

     PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. Repercussão das ideias de Ricardo Severo e Raul Lino no debate cultural arquitetônico dos anos 1920 no Brasil. In: José Manuel Fernandes; Maria Lucia Bressan Pinheiro. (Org.). Portugal, Brasil, África - Urbanismo e Arquitectura do Ecletismo ao Modernismo. 1ed.Lisboa: Caleidoscópio, 2013, v. 1, p. 47-67.

    SEMINÁRIO 2: BERMAN, Marshall. Modernidade – ontem, hoje e amanhã. In: Tudo o que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo, Cia. das Letras, 1990, pp. 15-36.  - GRUPO 2

     BRADBURY, Malcolm; McFARLANE, James. Modernismo: guia geral 1890-1930. São Paulo: Cia. das Letras, 1989, pp. 13-26. - GRUPO 7

    GRUPO DEBATEDOR: 1

    ENTREGA: 2ª ETAPA DO TRABALHO CONJUNTO - CIDADE E ARQUITETURA

  • AULA 8: Por uma arquitetura nacional

    Textos de apoio: CURTIS, William. A busca de Le Corbusier pela forma ideal. In: Arquitetura Moderna desde 1900. Porto Alegre, Bookman, 2008, pp. 163-181. 

    PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. Trajetória das ideias preservacionistas no Brasil: as décadas de 1920 e 1930. Revista do Patrimônio – 80 Anos. Brasília: IPHAN, pp. 13-31. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/revpat_35.pdf. 

    SILVA, Joana Mello de Carvalho e. A construção do nacional: Ricardo Severo e a Campanha de Arte Tradicional no Brasil (1910-1930). VARIA HISTÓRIA (UFMG. IMPRESSO), v. 35, p. 597-629, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752019000200009.

  • AULA 9: Le Corbusier e o Brasil

    Textos de apoio: SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo, EDUSP, 1997, pp. 77-102.

    ATENDIMENTO 2ª ETAPA.

  • AULA 10: A invenção do Brazilian Style

    Textos de apoio: LIERNUR, Jorge Francisco. The South American Way. O milagre brasileiro, os Estados Unidos e a Segunda Guerra Mundial – 1939-1943. In: GUERRA, Abílio (Org.). Textos fundamentais da arquitetura moderna brasileira_parte 1. São Paulo: Romano Guerra, 2010, p. 169-217.

     COSTA, Eduardo Augusto. A ordem do livro. In: Brazil Builds e a construção de um moderno, na arquitetura brasileira. Dissertaçao (Mestrado) – IFCH/UNICAMP, 2009, pp. 53-93.

    DIA 16/10 - ENTREGA TERCEIRA ETAPA - TRABALHO CONJUNTO - CIDADE E ARQUITETURA (AULA DE QUARTA)

  • AULA 11: São Paulo: transformações espaciais e verticalização.

    Textos de apoio: CAMPOS, Vitor José Baptista. O Art Déco na arquitetura paulistana: a metrópole em busca de uma identidade moderna. In: Art Déco na América Latina. Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/PUC-RJ, 1997, pp. 225-229. [Anais do 1º. Seminário Internacional.]

     LEFEVRE, José Eduardo. Do ecletismo do fim do século ao Art-Déco e ao modernismo: transformações espaciais da avenida São Luiz em São Paulo. In: FERNANDES, José Manuel; PINHEIRO, Maria Lucia Bressan (Org.). Portugal, Brasil, África - Urbanismo e Arquitectura do Ecletismo ao Modernismo. Lisboa: Caleidoscópio, 2013, pp. 69-86. 

    PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. Arquitetura residencial verticalizada em São Paulo nas décadas de 1930 e 1940. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. São Paulo: O Museu, V. 16, n. 1, jan./jun. 2008, pp. 109-149.

  • AULA 12: SEMINÁRIO III

    SEMINÁRIO 3:GROPIUS, Walter. Bauhaus: Novarquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1994, pp. 19-44.

     LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1981, pp. 03-51.

    GRUPO TEXTOS: 4

    GRUPO DEBATEDOR: 3

  • AULA 13: Habitação social no Brasil / arquitetura brasileira, anos 1940-50.

    Textos de apoio: COSTA, Lúcio. Razões da Nova Arquitetura. In: COSTA, Lúcio. Registro de uma Vivência. São Paulo, Empresa das Artes, 1995, pp. 108-116. 

    BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil. São Paulo, Estação Liberdade/FAPESP, 1998. Cap. 1, pp. 17-71. LE CORBUSIER. Casas em série. In: Por uma arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1981, p. 159.188. 

    LEMOS, Carlos. Cozinhas, etc. São Paulo, Perspectiva, 1976, pp. 105-200. 

    SILVA, Joana Mello de Carvalho e. Os clientes de Pilon e seus negócios: o arquiteto e seus projetos. In: O arquiteto e a produção da cidade: a experiência de Jacques Pilon, 1930-1960. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2012, pp. 105-150.

  • AULA 14: Outros modernos / A arquitetura brasileira, anos 1960.

    Textos de apoio: ACAYABA, Marlene. Residências em São Paulo, 1947-1975. São Paulo, Projeto, 1986.

     BARONE, Ana Cláudia Castilho. Os motivos que levaram ao fim dos CIAM. In: Team 10: arquitetura como crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2002, pp. 23-58.

     CURTIS, William. Arquitetura e Anti-arquitetura na Grã-Bretanha. In: Arquitetura Moderna desde 1900. Porto Alegre, Bookman, 2008, pp. 529-545.

     SEGAWA, Hugo. A afirmação de uma hegemonia: 1945-1970. In: Arquiteturas no Brasil, pp. 129-157.

    13/11 - ENTREGA 4ª ETAPA - TRABALHO CONJUNTO - CIDADE E ARQUITETURA (QUARTA FEIRA)

  • AULA 15: Alguns paralelos com a América Latina.

    Textos de apoio: GORELIK, Adrian. Buenos Aires: a vanguarda da ordem, 1920 e 1930. In: Das vanguardias a Brasília: Cultura Urbana e Arquitetura na América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 57- 100.

    MEDRANO, Ricardo Hernán. São Paulo e Buenos Aires: urbanismo e arquitetura (1870-1915). Tese Doutorado FAUUSP, São Paulo 2003

    27/11 - ENTREGA - 5ª ETAPA - TRABALHO CONJUNTO - CIDADE E ARQUITETURA (QUARTA FEIRA)

  • AULA 16: Encerramento do Curso

    Filme: Martinelli.

  • AULA 17: Semana do TFG