Programação
-
AUH 156 - 2º semestre 2019 . Turma 1 / Prof. Hugo Segawa + Turma 2 / Profª Mônica Junqueira de Camargo
PROGRAMA DA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
AUH 156 – HISTÓRIA E TEORIAS DA ARQUITETURA 4
2º Semestre de 2019
RESPONSÁVEIS:
Prof. Hugo Segawa (Turma 1)
Profª Mônica Junqueira de Camargo (Turma 2)
HORÁRIO: quartas feiras, das 8h às 12h
OBJETIVOS
O curso examinará, a partir dos desafios contemporâneos, a produção arquitetônica posterior à segunda metade do século 20, analisando o desenvolvimento das principais ideias, teorias e formas arquitetônicas elaboradas a partir da consolidação do movimento moderno até os dias de hoje, com o intuito de proporcionar aos alunos um repertório crítico para a atividade de projeto e de leitura do espaço urbano. Serão abordadas questões decisivas para o desenvolvimento da arquitetura recente, no âmbito nacional e internacional.
A apresentação das obras contemporâneas e de suas teorias pretende oferecer aos alunos uma melhor compreensão do processo de revisão do movimento moderno e a instauração da condição pós-moderna, que introduz novas referências pelo reconhecimento de várias tradições e práticas e a proposição de outras concepções e posições arquitetônicas. A partir da compreensão crítica das obras apresentadas busca-se desenvolver a capacidade reflexiva dos alunos sobre as especificidades do fazer arquitetônico e urbanístico.
METODOLOGIA
O curso será desenvolvido em aulas expositivas com debates em sala de aula e seminários. O período entre 8h e 12h será dividido em duas sessões, com intervalo de 10 minutos entre elas. Ao final deste programa se encontram a bibliografia básica, com as referências essenciais para o estudo dessa arquitetura, e a bibliografia geral mais ampla para o aprofundamento das questões levantadas ao longo do curso. Durante as aulas serão apresentadas referências bibliográficas específicas para cada conteúdo.
-
1) Fichamento: trabalho individual a ser entregue na data indicada no calendário do curso. O fichamento trata da análise comparativa de dois textos de autores diferentes extraídos da bibliografia a seguir [ou por escolha da(a) aluno(a), com anuência dos professores], que focalizam um mesmo tema ou mesmo arquiteto (não obra arquitetônica) do período estudado. Exemplos:
• William Curtis e Josep Maria Montaner comentando Alvar Aalto
• Leonardo Benevolo e Kenneth Frampton historiando a arquitetura brasileira
• Roberto Segre e Ramón Gutiérrez discorrendo sobre Carlos Raúl Villanueva
Bibliografia básica para fichamento
(outros textos poderão ser usados: consultar os professores)
BASTOS, Maria Alice Junqueira. Pós-Brasília: rumos da arquitetura brasileira. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BASTOS, Maria Alice Junqueira, ZEIN, Ruth Verde. Brasil: arquiteturas após 1950. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BENEVOLO, Leonardo. A arquitetura no novo milênio. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.
BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, 1998.
BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981.
COLQUHOUN, Alan. Modern architecure. Oxford; New York: Oxford University Press, 2002.
COMAS, Carlos Eduardo. Moderna (1930 a 1960). In: MONTEZUMA, Roberto (Org.). Arquitetura Brasil 500 anos: uma invenção recíproca. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2002, p. 183-238.
CURTIS, William. Arquitetura Moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008.
FICHER, Sylvia, ACAYABA, Marlene. Arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Projeto, 1982.
FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FUSCO, Renato De. Historia de la arquitectura contemporánea. Madrid: Blume, 1981.
GHIRARDO, Diane. Arquitetura contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GUTIÉRREZ, Ramón (ed.). Arquitectura latinoamericana en el siglo XX. Buenos Aires: Cedodal, 1998.
JENCKS, Charles. Movimentos Modernos em Arquitetura. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1987.
JENCKS, Charles. The language of post-modern archiecture. New York: Rizzoli, 1977.
MONTANER, Josep Maria. As Formas do Século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
MONTANER, Josep Maria. Depois do movimento moderno: arquitetura da segunda metade do século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.
MONTANER, Josep Maria. Sistemas Arquitectonicos Contemporaneos. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.
SCULLY, Vincent. Arquitetura moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
SEGAWA, Hugo. Arquitectura latinoamericana contemporánea. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.
SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Edusp, 1998.
SEGRE, Roberto. América Latina fim de milênio: raízes e perspectivas de sua arquitetura. São Paulo: Studio Nobel, 1991.
TAFURI, Manfredo, DAL CO, Francesco. Modern Archiecture/2. New York: Electa/Rizzoli, 1976.
WAISMAN, Marina. O interior da história: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. São Paulo: Perspectiva, 2013.
Trabalho de pesquisa conjunto AUH 156+AUH 412
Leitura e análise crítica comparativa de duas obras arquitetônicas contemporâneas (depois de 1990) que tenham como característica a intervenção na preexistência, sendo uma delas na América Latina e outra não latino-americana. O trabalho deverá ser desenvolvido em equipe de três estudantes. Haverá a entrega de uma proposta no dia 28 de outubro no E-DISCIPLINAS até às 23:59, segundo formulário disponível também no E-DISCIPLINAS. A entrega final será no dia 22 de novembro no E-DISCIPLINAS até às 23:59
O trabalho deverá considerar os seguintes aspectos:
- Características das obras preexistentes: datação e autorias (biografia), analisando seus aspectos espaciais, plásticos, as técnicas construtivas empregadas; programa funcional original e usos posteriores até a intervenção a ser analisada.
- Projetos de intervenção: datas e agentes intervenientes (autorias dos projetos, considerando a formação e práticas dos profissionais, clientes), analisando os procedimentos adotados pelos projetos de intervenção na relação com a preexistência e suas características específicas, espaciais, plásticas e construtivas; o programa funcional atual e os impactos pós-intervenções quanto ao uso, manutenção e apropriação.
- Comentário crítico sobre a pertinência dos projetos de intervenção, estabelecendo relação entre as duas obras, destacando as diferenças e aproximações, fundamentado a partir de bibliografia.
- Iconografia: é parte fundamental da pesquisa o material iconográfico, plantas, cortes, perspectivas, fotos que permitam a clareza da leitura da obra, sempre identificando as fontes.
- Bibliografia que contemple todas as etapas do trabalho e lista das instituições e acervos consultados.
Exemplos:
- Intervenção na Pinacoteca do Estado (1993-2000), São Paulo, projeto de Paulo Mendes da Rocha, e intervenção no British Museum (1994-2000), Londres, projeto de Norman Foster.
- Criação do Centro Cultural Palácio de la Moneda (2004-2006), Santiago do Chile, projeto de Cristián Undurraga, e ampliação do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (2001-2005), Barcelona, projeto de Jean Nouvel.
- Penitenciária (1904) convertida em Centro de Las Artes Centenário (2005), San Luis Potosí, México e Prisão Municipal de Helsinki (1837) transformado no Hotel Kattajanokka (2005-2007).
- Transformação do Convento do Carmo de Salvador na Pousada do Convento do Carmo (1975, 2007), projeto de Fernando Machado Leal e Sérgio Augusto Rocha e reconversão do Mosteiro de Santa Maria do Bouro, em Amares, Portugal, em pousada (1989-1997), projeto de Eduardo Souto de Moura.
Composição da nota final:
(nota do fichamento X 2) + (nota da proposta X 1) + (nota do trabalho análise X 2)
5
-
Apresentação do curso.
Objetivos e metodologia.
Calendário e conteúdos específicos, sistemática de aula, programa de atendimentos e sistema de avaliação
O que é arquitetura contemporânea? Participação dos alunos
A presença brasileira na historiografia da arquitetura brasileira
Modernidades brasileiras. A construção de uma outra história da arquitetura no Brasil para a primeira metade do século 20.
-
O 3º CIAM em Bruxelas (1930) e a habitação social na América Latina e Estados Unidos no período pós-2ª Guerra Mundial. IBA Berlim
Modernidade norte-americana: Frank Lloyd Wright, Walter Gropius e Ludwig Mies van der Rohe
-
Le Corbusier pós-segunda guerra / International Style e Case Study Houses
Escola carioca e Escola Paulista. Brutalismo e Tectônica
-
Cidade moderna e arquitetura. Construção e reconstrução do território: cidades universitárias da Universidad Central de Venezuela (Caracas) e Universidad Nacional Autónoma de México (México D.F.)
CUASO e o Plano de Ação do Carvalho Pinto (1959-1963)
-
Bens culturais e intervenções contemporâneas
Retorno do roteiro
-
Modernidades e identidades: Alvar Aalto e Louis Kahn
Palestra da Profª Drª Eneida de Almeida: a obra de Carlo Scarpa
-
Críticas ao movimento moderno e os manifestos do pós-moderno: Aldo Rossi, Robert Venturi.
Pós-Modernismo no Brasil
-
-
Fichamento: trabalho individual a ser entregue na data indicada no calendário do curso no E-DISCIPLINAS. O fichamento trata da análise comparativa de dois textos de autores diferentes extraídos da bibliografia a seguir [ou por escolha da(a) aluno(a), com anuência dos professores], que focalizam um mesmo tema ou mesmo arquiteto (não obra arquitetônica) do período estudado.
-
-
Pesquisa de campo dos alunos
-
Arquitetura na Holanda: da Amsterdam School à contemporaneidade
Palestra do escritório Biselli & Katchborian
-
Arquitetura na Alemanha: Berlim pós-queda do muro
Palestra do escritório H+F: Pablo Hereñu e Eduardo Ferroni
-
Retorno do fichamento
Arquitetura da Península Ibérica
Arquitetura do Japão: Tóquio e a presença japonesa no Ocidente -
Retorno da proposta de trabalho
A cidade na criação. Arquitetura e o espaço público: o papel dos arquitetos.
Apresentação de casos paradigmáticos: São Paulo.
Urbanidade: as experiências de Medellín
-
Arquitetura Contemporânea no panorama internacional
Arquitetura e Cultura
-
Arquitetura escolar: do Convênio Escolar aos CEUs.
Avaliação da disciplina