Programação

  • AUH 156 - 2º semestre 2019 . Turma 1 / Prof. Hugo Segawa + Turma 2 / Profª Mônica Junqueira de Camargo

    PROGRAMA DA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA

    AUH 156 – HISTÓRIA E TEORIAS DA ARQUITETURA 4

    2º Semestre de 2019

    RESPONSÁVEIS:

    Prof. Hugo Segawa (Turma 1)

    Profª Mônica Junqueira de Camargo (Turma 2)

    HORÁRIO: quartas feiras, das 8h às 12h

     

    OBJETIVOS

    O curso examinará, a partir dos desafios contemporâneos, a produção arquitetônica posterior à segunda metade do século 20, analisando o desenvolvimento das principais ideias, teorias e formas arquitetônicas elaboradas a partir da consolidação do movimento moderno até os dias de hoje, com o intuito de proporcionar aos alunos um repertório crítico para a atividade de projeto e de leitura do espaço urbano. Serão abordadas questões decisivas para o desenvolvimento da arquitetura recente, no âmbito nacional e internacional.

    A apresentação das obras contemporâneas e de suas teorias pretende oferecer aos alunos uma melhor compreensão do processo de revisão do movimento moderno e a instauração da condição pós-moderna, que introduz novas referências pelo reconhecimento de várias tradições e práticas e a proposição de outras concepções e posições arquitetônicas. A partir da compreensão crítica das obras apresentadas busca-se desenvolver a capacidade reflexiva dos alunos sobre as especificidades do fazer arquitetônico e urbanístico.

    METODOLOGIA

    O curso será desenvolvido em aulas expositivas com debates em sala de aula e seminários. O período entre 8h e 12h será dividido em duas sessões, com intervalo de 10 minutos entre elas. Ao final deste programa se encontram a bibliografia básica, com as referências essenciais para o estudo dessa arquitetura, e a bibliografia geral mais ampla para o aprofundamento das questões levantadas ao longo do curso. Durante as aulas serão apresentadas referências bibliográficas específicas para cada conteúdo. 


    Disponível se: Você faz parte de qualquer grupo
  • AVALIAÇÃO

    1) Fichamento: trabalho individual a ser entregue na data indicada no calendário do curso. O fichamento trata da análise comparativa de dois textos de autores diferentes extraídos da bibliografia a seguir [ou por escolha da(a) aluno(a), com anuência dos professores], que focalizam um mesmo tema ou mesmo arquiteto (não obra arquitetônica) do período estudado. Exemplos:

    • William Curtis e Josep Maria Montaner comentando Alvar Aalto

    • Leonardo Benevolo e Kenneth Frampton historiando a arquitetura brasileira

    • Roberto Segre e Ramón Gutiérrez discorrendo sobre Carlos Raúl Villanueva

     

    Bibliografia básica para fichamento

    (outros textos poderão ser usados: consultar os professores)

    BASTOS, Maria Alice Junqueira. Pós-Brasília: rumos da arquitetura brasileira. São Paulo: Perspectiva, 2003.

    BASTOS, Maria Alice Junqueira, ZEIN, Ruth Verde. Brasil: arquiteturas após 1950. São Paulo: Perspectiva, 2010.

    BENEVOLO, Leonardo. A arquitetura no novo milênio. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.

    BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, 1998.

    BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981.

    COLQUHOUN, Alan. Modern architecure. Oxford; New York: Oxford University Press, 2002.

    COMAS, Carlos Eduardo. Moderna (1930 a 1960). In: MONTEZUMA, Roberto (Org.). Arquitetura Brasil 500 anos: uma invenção recíproca. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2002, p. 183-238.

    CURTIS, William. Arquitetura Moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008.

    FICHER, Sylvia, ACAYABA, Marlene. Arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Projeto, 1982.

    FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

    FUSCO, Renato De. Historia de la arquitectura contemporánea. Madrid: Blume, 1981.

    GHIRARDO, Diane. Arquitetura contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

    GUTIÉRREZ, Ramón (ed.). Arquitectura latinoamericana en el siglo XX. Buenos Aires: Cedodal, 1998.

    JENCKS, Charles. Movimentos Modernos em Arquitetura. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1987.

    JENCKS, Charles. The language of post-modern archiecture. New York: Rizzoli, 1977.

    MONTANER, Josep Maria. As Formas do Século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.

    MONTANER, Josep Maria. Depois do movimento moderno: arquitetura da segunda metade do século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.

    MONTANER, Josep Maria. Sistemas Arquitectonicos Contemporaneos. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.

    SCULLY, Vincent. Arquitetura moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

    SEGAWA, Hugo. Arquitectura latinoamericana contemporánea. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.

    SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Edusp, 1998.

    SEGRE, Roberto. América Latina fim de milênio: raízes e perspectivas de sua arquitetura. São Paulo: Studio Nobel, 1991.

    TAFURI, Manfredo, DAL CO, Francesco. Modern Archiecture/2. New York: Electa/Rizzoli, 1976.

    WAISMAN, Marina. O interior da história: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. São Paulo: Perspectiva, 2013.

     

    Trabalho de pesquisa conjunto AUH 156+AUH 412

     Leitura e análise crítica comparativa de duas obras arquitetônicas contemporâneas (depois de 1990) que tenham como característica a intervenção na preexistência, sendo uma delas na América Latina e outra não latino-americana. O trabalho deverá ser desenvolvido em equipe de três estudantes. Haverá a entrega de uma proposta no dia 28 de outubro no E-DISCIPLINAS até às 23:59, segundo formulário disponível também no E-DISCIPLINAS. A entrega final será no dia 22 de novembro no E-DISCIPLINAS até às 23:59    

    O trabalho deverá considerar os seguintes aspectos: 

    1. Características das obras preexistentes: datação e autorias (biografia), analisando seus aspectos espaciais, plásticos, as técnicas construtivas empregadas; programa funcional original e usos posteriores até a intervenção a ser analisada.
    2. Projetos de intervenção: datas e agentes intervenientes (autorias dos projetos, considerando a formação e práticas dos profissionais, clientes), analisando os procedimentos adotados pelos projetos de intervenção na relação com a preexistência e suas características específicas, espaciais, plásticas e construtivas; o programa funcional atual e os impactos pós-intervenções quanto ao uso, manutenção e apropriação.   
    3. Comentário crítico sobre a pertinência dos projetos de intervenção, estabelecendo relação entre as duas obras, destacando as diferenças e aproximações, fundamentado a partir de bibliografia.
    4. Iconografia: é parte fundamental da pesquisa o material iconográfico, plantas, cortes, perspectivas, fotos que permitam a clareza da leitura da obra, sempre identificando as fontes.
    5. Bibliografia que contemple todas as etapas do trabalho e lista das instituições e acervos consultados.

    Exemplos:

    • Intervenção na Pinacoteca do Estado (1993-2000), São Paulo, projeto de Paulo Mendes da Rocha, e intervenção no British Museum (1994-2000), Londres, projeto de Norman Foster.
    • Criação do Centro Cultural Palácio de la Moneda (2004-2006), Santiago do Chile, projeto de Cristián Undurraga, e ampliação do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (2001-2005), Barcelona, projeto de Jean Nouvel.
    • Penitenciária (1904) convertida em Centro de Las Artes Centenário (2005), San Luis Potosí, México e Prisão Municipal de Helsinki (1837) transformado no Hotel Kattajanokka (2005-2007).
    • Transformação do Convento do Carmo de Salvador na Pousada do Convento do Carmo (1975, 2007), projeto de Fernando Machado Leal e Sérgio Augusto Rocha e reconversão do Mosteiro de Santa Maria do Bouro, em Amares, Portugal, em pousada (1989-1997), projeto de Eduardo Souto de Moura.

     

    Composição da nota final:

    (nota do fichamento X 2) + (nota da proposta X 1) + (nota do trabalho análise X 2)

                                                                       5


  • Aula 1 - 7 de agosto

    Apresentação do curso. 

    Objetivos e metodologia. 

    Calendário e conteúdos específicos, sistemática de aula, programa de atendimentos e sistema de avaliação 

    O que é arquitetura contemporânea? Participação dos alunos 

    A presença brasileira na historiografia da arquitetura brasileira 

    Modernidades brasileiras. A construção de uma outra história da arquitetura no Brasil para a primeira metade do século 20.

  • Aula 2 - 14 de agosto

    O 3º CIAM em Bruxelas (1930) e a habitação social na América Latina e Estados Unidos no período pós-2ª Guerra Mundial. IBA Berlim 

    Modernidade norte-americana: Frank Lloyd Wright, Walter Gropius e Ludwig Mies van der Rohe

  • Aula 3 - 21 de agosto

    Le Corbusier pós-segunda guerra / International Style e Case Study Houses 

    Escola carioca e Escola Paulista. Brutalismo e Tectônica

  • Aula 4 - 28 de agosto

    Cidade moderna e arquitetura. Construção e reconstrução do território: cidades universitárias da Universidad Central de Venezuela (Caracas) e Universidad Nacional Autónoma de México (México D.F.) 

    CUASO e o Plano de Ação do Carvalho Pinto (1959-1963)

  • 29 de agosto

  • Aula 5 - 11 de setembro

    Bens culturais e intervenções contemporâneas 

    Retorno do roteiro

  • Aula 6 - 18 de setembro

    Modernidades e identidades: Alvar Aalto e Louis Kahn 

    Palestra da Profª Drª Eneida de Almeida: a obra de Carlo Scarpa

  • Aula 7 - 25 de setembro

    Críticas ao movimento moderno e os manifestos do pós-moderno: Aldo Rossi, Robert Venturi. 

    Pós-Modernismo no Brasil

  • 02 de outubro

    • Fichamento: trabalho individual a ser entregue na data indicada no calendário do curso no E-DISCIPLINAS. O fichamento trata da análise comparativa de dois textos de autores diferentes extraídos da bibliografia a seguir [ou por escolha da(a) aluno(a), com anuência dos professores], que focalizam um mesmo tema ou mesmo arquiteto (não obra arquitetônica) do período estudado.

  • Aula 8 - 9 de outubro

    Pesquisa de campo dos alunos

  • Aula 9 - 16 de outubro

    Arquitetura na Holanda: da Amsterdam School à contemporaneidade 

    Palestra do escritório Biselli & Katchborian

  • Aula 10 - 23 de outubro

    Arquitetura na Alemanha: Berlim pós-queda do muro 

    Palestra do escritório H+F: Pablo Hereñu e Eduardo Ferroni

  • 28 de outubro

  • Aula 11 - 30 de outubro

    Retorno do fichamento 

    Arquitetura da Península Ibérica
    Arquitetura do Japão: Tóquio e a presença japonesa no Ocidente 




  • Aula 12 - 6 de novembro

    Retorno da proposta de trabalho 

    A cidade na criação. Arquitetura e o espaço público: o papel dos arquitetos. 

    Apresentação de casos paradigmáticos: São Paulo. 

    Urbanidade: as experiências de Medellín




  • Aula 13 - 13 de novembro

    Arquitetura Contemporânea no panorama internacional 

    Arquitetura e Cultura




  • 22 de novembro

  • Aula 14 - 27 de novembro

    Arquitetura escolar: do Convênio Escolar aos CEUs. 

    Avaliação da disciplina