Programação

  • A pesquisa em história social da arte: os debates historiográficos sobre a arte latino-americana

  • Seminários Territórios Cifrados, com a Profa. Dra. Giovanna Rosso Del Brenna

    Território Cifrados: A circulação e a recepção de modelos italianos nas artes e na arquitetura no Brasil desde o século XVI ao XIX, com Giovanna Rosso Del Brenna (Università di Genova), quinta dia 22 de agosto e sexta dia 23 de agosto, às 14:30; e 29 de agosto, quinta-feira, às 9:00 e às 14:30. Todos os Seminários acontecerão na Sala 602 da FAU-USP. 

  • Seminários Patrimônio Cifrado no IEA-USP, com a Profa. Dra. Giovanna Rosso Del Brenna

    Seminários Patrimônio Cifrado: A circulação de artistas e modelos italianos nas Missões Jesuíticas na América do Sul; com a Profa. Dra. Giovanna Rosso Del Brenna (Università di Genova), no Auditório do Instituto de Estudos Avançados - IEA-USP, na quinta-feira dia 12 de setembro de 2019, às 9:30, e às 14:00. 


  • Seminário de Doutorandos da FAU-USP, 16, 17 e 18 de setembro de 2019, Auditório FAU-USP

    Seminário dos Doutorandos da Pós-graduação da FAU-USP, Auditório da FAU-USP, 16, 17 e 18 de setembro de 2019. Programa a ser divulgado. Conferência de Abertura da Profa. Giovanna Rosso Del Brenna, Waterfront. Patrimônio Industrial e Projeto Contemporâneo: os portos como teste e desafio. 

     


  • O Debate sobre a Mestiçagem na Historiografia Artística Brasileira e Latino-Americana

    GRUZINSKI, Serge, “O Historiador, o macaco e a centaura: o historiador no novo milênio”. In: Revista do IEA USP, vol. 17, n. 49, set/dez. 2003, pp. 321-342. Disponível na rede. 

  • A Circulação da Imagem Impressa: sua utilização no contexto brasileiro e latino-americano

    STOLL Peter.“Empire of Prints. The Imperial City of Augsburg and the printed image in the 17th and 18th centuries”. In: Opus Augsburg, 2016, pp. 1-58. Disponível na rede. 

     


  • A Recepção dos Gêneros Artísticos Europeus

    MIGLIACCIO Luciano. “Arte e classicismo no Brasil: Criando Paisagens e Relendo Tradições”. In: BOTELHO A., SCHWARCZ L. M. (eds.) Agenda Brasileira. Temas de uma Sociedade em mudança, São Paulo, Companhia das Letras, 2009, pp. 42 -55. 


  • II Seminário Histórias das Artes Cifradas: Desafios da Decolonização

    Seminários dos alunos da disciplina AUH-5860 sobre a obra BAILEY A. G. The Andean Hybrid Baroque, Convergent Culture in the Churchs of Colonial Period, Notre Dame/Indiana, University of Notre Dame Press.  O Seminário dos pós-graduandos será às 8:30 do dia 7 de novembro, na sala 602. O evento continuará no Auditório da FAU-USP com a palestra do Dr. Daniel Munduruku às 14:30, O Espaço da Casa Munduruku, como Espaço de Saberes, e apresentação dos seminários dos alunos de graduação e do grupo de pesquisa Abya-Yala FAU.  

     


  • Práticas Pedagógicas e Instituições de Ensino Artístico

    DIAS, Elaine. Félix-Èmile Taunay e a direção da Academia Imperial de Belas Artes. In:Paisagem e Academia: Félix-Émile Taunay e o Brasil (1824-1851), Campinas, Edunicamp, 2009, pp. 73-158. 


  • Formação e Exposições de Coleções Etnográficas e Artísticas no Brasil

    PRICE Sally, “Objetos de arte e artefatos etnográficos”.In: Arte primitiva in centros civilizados, Rio de Janeiro, UFRJ, 2000, pp. 120-142. Disponível na rede. 

  • A Formação do Mercado de Arte no Brasil. Exposições e Crítica de Arte

    ALVES, Moema. Estéticas Nômades: Belém, Manaus e o Circuito Nacional do Comércio de Arte. In: Revista do PPGARTES, ICA. Belém: UFPA, junho de 2018, n. 6, pp. 82-94. Disponível na Rede.