⇨     A disciplina LabSampa. Laboratório de levantamentos documentais da arquitetura no centro de São Paulo visa introduzir na grade do curso de arquitetura e urbanismo da FAU USP uma abordagem teórica e Prática às metodologias de levantamento Arquitetônico documental como subsídio histórico para as atividades de Projeto no campo do planejamento Urbano, da Conservação e do restauro, focando, em particular a combinação de práticas usuais como o levantamento manual  fotográfico e fotogramétrico com as tecnologias mais atuais de levantamento digital com laser scanner 3D e com os métodos da história da arte, da arquitetura e da urbanização. A disciplina visa por este meio contribuir para a atualização da formação histórica  crítica e profissional do arquiteto urbanista nos seus diversos campos de atuação.  Visa contribuir também para incrementar a dimensão prática e laboratorial do ensino conforme os objetivos estabelecidos pelo plano acadêmico da faculdade. Com caráter eminentemente teórico-prático, em sintonia com as novas diretrizes departamentais, e inserindo-se numa perspectiva pedagógica Interdisciplinar, propõe-se uma imersão no centro histórico de São Paulo, buscando discutir e aplicar teorias e metodologias para o estudo da história da urbanização, da arte e da arquitetura nas suas interfaces com a arqueologia e a cultura material. A proposta decorreu de demanda dos próprios alunos envolvidos com experiências anteriores em parceria com o Dipartimento di Architettura dell’Università degli studi di Firenze em 2017 e 2018, e visa reforçar também a cooperação internacional entre a FAU USP e a instituição italiana nesse inovador campo de conhecimento. Trata-se também de uma parceria entre a USP e o Museu da Cidade, com o intuito de estabelecer uma troca de conhecimento salutar para a formação dos alunos interessados em atuar futuramente na Área de preservação do patrimônio cultural.

⇨     Para tanto, como estudo de caso, propõe realizar o levantamento digital (com laser scanner 3D integrado com levantamento métrico, fotográfico e fotogramétrico) do Solar da Marquesa (sede do Museu da Cidade), sito à rua Roberto Simonsen (antiga rua de Santa Tereza), edifício eleito no centro histórico de São Paulo com vistas a introduzir teorias e metodologias na didática da faculdade ao nível de graduação, como parte da formação profissional do arquiteto para a documentação histórica urbana e a preservação do patrimônio construído.

⇨     A disciplina tem caráter imersivo e as aulas serão ministradas 100% no Centro de São Paulo, no Museu da Cidade (sito à rua Roberto Simonsen), sendo as aulas de levantamento de campo concentradas na SEMANA DA PÁTRIA (9-13h e 14-18h) e aulas expositivas/ateliês realizadas nas semanas precedentes e subsequentes  (das 14-18h).