Programação

  • AUH 5867 - História da arquitetura e da cidade: teoria e método

    Introdução a distintas abordagens conceituais com vistas a fornecer um arcabouço teórico-metodológico aos alunos com pesquisas na área de concentração História e Fundamentos em Arquitetura e Urbanismo, atentando para as relações entre problemas historiográficos, fontes documentais e referências bibliográficas. 

    OBJETIVOS

    Aproximar os alunos da área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo da pós-graduação da FAUUSP a uma bibliografia teórico-metodológica da história e das ciências sociais, de modo a dar suporte às suas pesquisas.

    Problematizar a pesquisa em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo em suas múltiplas vertentes e abordagens a partir das investigações realizadas pelos alunos. 

    Desnaturalizar conceitos e esclarecer como podem se dar os recortes e os aportes teóricos-metodológicos em diálogo com os objetos de estudo concernentes às pesquisas na área.

    Discutir o uso de fontes históricas apresentadas ao longo do curso, nos seminários e nas pesquisas discentes, relacionando de modo dialético problemas históricos e documentos.




  • Aula 1 Apresentação do curso

    Apresentação do programa, das formas de avaliação e dos temas de pesquisa dos alunos

  • MÓDULO 1 – Fazer História

  • Aula 2 Fazer história da cidade hoje

    Leitura sugerida: SILVA, Joana Mello de Carvalho e CASTRO, Ana Claudia Veiga de. "História e historiografia da arquitetura e da cidade". In: CABRAL, Claudia Costa; COMAS, Carlos Eduardo (Orgs.). Anais do IV Enanparq: Estado da Arte. Porto Alegre: PROPAR UFRGS, 2016. 

    Discussão de texto: MENESES, Ulpiano Bezerra de. Morfologia das cidades brasileiras: introdução ao estudo histórico da iconografia urbana. Revista USP: Dossiê Brasil dos viajantes. São Paulo, SP: USP, CCS, n.30, jun./ ago.,1996. 


    Bibliografia da aula

    Sobre o campo da história urbana ema geral

    FREITAG, Bárbara. Teorias da cidade. Campinas: Papirus, 2006

    HALL, Peter, Cidades do amanhã: uma história intelectual do planejamento e do projeto urbanos no século XX (1998). São Paulo: Perspectiva, 2009.

    GORELIK, Adrian, Ciudad. In: ALTAMIRANO, Calos (org.). Términos críticos para un diccionario de sociología de la cultura, Buenos Aires: Paidós, 2002

    GOMES, Marco Aurélio A. F.; PINHEIRO, Eloisa P. (Org.). A Cidade como História; os Arquitetos e a História da Cidade e do Urbanismo. Salvador: EDUFBA; PPGAU/UFBA, 2005

    SCHORSKE, Carl E. A cidade segundo o pensamento europeu - de Voltaire a Spengler. Revista Espaço & Debates, São Paulo: NERU, n. 27, 1989.

    SILVA, Luís Octávio. História urbana: uma revisão da literatura epistemológica em inglês. EURE (Santiago) [online]. 2002, vol.28, n.83, pp.31-44. 

    STAVE, Bruce, The Making of Urban History. Beverly Hills: Sage, 1977

    VELHO, Otavio (Org.) O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973


    Sobre o campo no Brasil:

    BUENO, Beatriz. Dossiê Caminhos da história da urbanização no Brasil-colônia. Anais do Museu Paulista. São Paulo.. v.20. n.1. p. 11-40. jan.- jun. 2012

    GOMES, M. A. A. F.; FERNANDES, Ana, A Pesquisa Recente em História Urbana no Brasil: percursos e questões. In: PADILHA, Nino. (Org.). Cidade e Urbanismo: História, Teorias e Práticas. Salvador: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, 1998

    GOMES, Marco Aurélio A. F.; PINHEIRO, Eloisa Petti, Retraçando Percursos: o Papel dos Seminários de História da Cidade e do Urbanismo na Construção de um Campo de Estudos. In: GOMES, Marco Aurélio A. F.; PINHEIRO, Eloisa P. (Org.). A Cidade como História; os Arquitetos e a História da Cidade e do Urbanismo. Salvador: EDUFBA; PPGAU/UFBA, 2005

    FRIDMAN, Fania. Breve história do debate sobre a cidade colonial brasileira. In: FRIDMAN, Fania; ABREU, Mauricio. (Org.). Cidades latino-americanas. Um debate sobre a formação de núcleos urbanos. 1ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010.

    JACQUES, Paola e PEREIRA, Margareth (orgs.). Nebulosas do pensamento urbanístico: Tomo I – Modos de pensar. Salvador: EdUfba, 2018.

    PINHEIRO, Eloisa Petti; GOMES, Marco Aurelio A. de Filgueiras. (Org.). A cidade como história. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2005.

    REIS FILHO, Nestor Goulart. Notas sobre a evolução dos estudos de história da urbanização e do urbanismo no Brasil. São Paulo: FAU-USP, 1999.

    MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Morfologia das cidades brasileiras: introdução ao estudo histórico da iconografia urbana. Revista USP: Dossiê Brasil dos viajantes. São Paulo, SP: USP, CCS, n.30, jun./ ago.,1996.



  • Aula 3 Fazer história da arquitetura hoje

    Leitura sugerida: SILVA, Joana Mello de Carvalho e CASTRO, Ana Claudia Veiga de. "História e historiografia da arquitetura e da cidade". In: CABRAL, Claudia Costa; COMAS, Carlos Eduardo (Orgs.). Anais do IV Enanparq: Estado da Arte. Porto Alegre: PROPAR UFRGS, 2016. 

     

    Discussão de texto: TAFURI, Manfredo. Arquitetura e Historiografia. Uma proposta de método. In: LIRA, José Tavares Correia de (Org.). Dossiê: História, historiografias, historiadores. Desígnio: revista de história da arquitetura e do urbanismo. São Paulo: Annablume; FAUUSP, 2001, n. 11/12, pp. 19-28, mar. 2011.


    HISTORIOGRAFIA DA ARQUITETURA

    AZEVEDO, Ricardo Marques de. Antigos modernos: estudos das doutrinas arquitetônicas nos séculos XVII e XVIII. São Paulo: FAUUSP, 2009.

    BANHAM, Reyner. Teoria e projeto na primeira era da máquina. São Paulo: Perspectiva, 1975, p. 93-112.

    COLLINS, Peter. Los ideales de la arquitectura moderna; su evolución (1750-1950). Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1998.

    GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

    GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2003.

    LASSANCE, Guilherme. Ensino e teoria da arquitetura na França do século XIX: o debate sobre a legitimidade das referências. In OLIVEIRA, Beatriz Santos de ... [ et al] (Orgs.). Leituras em teoria da Arquitetura. v. 1. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2009, p. 92-112.

    MONTANER, Josep Maria. Arquitetetura e crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 2007.

    NOVAIS, Fernando Antonio; SILVA, Rogerio Forastieri da (org.). Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.

    ROCHA-PEIXOTO, Gustavo. A estratégia da aranha ou: da possibilidade de um ensino metahistórico em arquitetura. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.

    WAISMAN, Marina. O interior da arquitetura: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. São Paulo: Perspectiva, 2013. 

  • Aula 4 Tempo e história

    Leitura sugerida: KOSELLECK, Reinhart, "Existe uma aceleração histórica?". In: Estratos do tempo: estudos sobre a história. Rio de Janeiro: Contraponto/ Ed. Puc-Rio, 2014, pp. 139-64. 

    Seminário 1:  ROMERO, José Luis Romero. “Culturas urbanas, reinos y mundo industrial”. In: La ciudad occidental: culturas urbanas em Europa y América. Buenos Aires: Siglo XXI, 2009, pp. 63-78.

    [Arnaldo, Pedro, Lucia]


    Bibliografia da aula

    BARROS, José D'Assunção. O tempo dos historiadores. Petrópolis: Vozes, 2013.

    BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

    BRAUDEL, Fernand, “O mediterrâneo e o mundo mediterrâneo à época de Filipe II”. Extraído do prefácio. In: Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 2011,  pp.  13-16.

    FEBVRE Lucien. Combates pela história. Lisboa: Presença, 1989.

    HARTOG, François. Regimes de historicidade: presenitismo e experiência do tempo. Belo Horizonte: Autentica, 2014.

    KOSELLECK, Reinhart, Estratos do tempo: estudos sobre a história. Rio de Janeiro: Contraponto/ Ed. Puc-Rio, 2014.

    REIS, José Carlos. Escola dos Annales: A inovação em história. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

    NOVAIS, Fernando; DA SILVA, Rogério Forastieri (Orgs.). Nova história em perspectiva. V. 1. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.

  • Aula 5 Espaço e história

    Leitura sugerida: LEPETIT, Bernard. Arquitetura, Geografia, História: Usos da Escala. In: Por uma nova história urbana. (Org. de Heliana Salgueiro). São Paulo: Edusp, 2001, p. 191-226.

    Seminário 2: FONSECA, Claudia Damasceno. Construção e representações das paisagens urbanas”. In: Arraiais e Vilas del Rei, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011, pp. 500-556.

    [Karen, Danilo, Renan, Stela]


    Bibliografia da aula

    CLARK, T. J., A pintura da moderna. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

    LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana. São Paulo: Edusp, 2001 (artigos: Arquitetura, geografia, história: usos da escala; É possível uma hermenêutica urbana? e A história leva os atores a sério?)

    REIS, José Carlos. Escola dos Annales. A inovação em História. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

    REVEL, Jacques. Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998 (artigos Revel, Microanalise e construção do social/ Lepetit, Sobre a escala na história).


  • Aula 6 Sujeito e história: sociedade e indivíduo

    Leitura sugerida: LORIGA, Sabina. “A biografia como problema” In: REVEL, Jacques (Org.) Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1996, p. 225-249.

    Seminário 3WILLIAMS, Raymond, "A fração Bloomsbury". Plural(Online), São Paulo, v. 6, p. 137-168, dez. 1999. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/plural/article/view/77127/80996>.

    [Isabel, Felipe, Vinicius]


    Bibliografia da aula

    LEVI, Giovanni. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectiva. São Paulo: Editora da Universidade Estatal Paulista, 1992, p. 133-162.

    LEPETIT, Bernard. A história leva os atores a sério? In: Por uma nova história urbana. São Paulo: Edusp, 2001, p. 227-244.

    PEIXOTO, Priscilla. Biografias. In: JACQUES, Paola Bernstein; PEREIRA, Margareth da Silva (org.). Salvador: EDUFBA, 2018, p. 70-97.

    REVEL, Jacques. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, set./dez. 2010, p. 434-590.

    REVEL, Jacques (Org.) Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1996.

    SCHMIDT, Benito Bisso. Entrevista com Sabina Loriga: a história biográfica. MÉTIS: história & cultura, v. 2, n. 3, p. 11-22, jan./jun. 2003.

  • Aula 7 Sujeito e história: classe, gênero e raça

    Leitura sugerida: SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, p. 71-99, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721.

    Seminário 4: CARVALHO, Vânia Carneiro de. A felicidade como conforto: bem-estar, domesticidade e gênero. In: Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo, 1870-1920. São Paulo: Edusp, 2008, , p. 276-334.

    [Camila, Beatriz, Leticia]


    Bibliografia de aula

    BARONE, Ana; RIOS, Flávia (orgs.). Negros nas cidades brasileiras (1890-1950). São Paulo: Intermeios: Fapesp, 2018.

    BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade [1990]. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

    DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

    FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

    GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Formações nacionais de classe e raça. BARONE, Ana; RIOS, Flávia (orgs.). Negros nas cidades brasileiras (1890-1950). São Paulo: Intermeios: Fapesp, 2018, p. 49-76.

    LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero [1987]. In: Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, p. 206-241.

    PEDRO, Joana Maria.Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. História [online]. 2005, vol.24, n.1, pp.77-98. ISSN 1980-4369.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742005000100004.

    SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, p. 71-99, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721.

    SILVÉRIO, Valter Roberto. Uma releitura do ‘lugar do negro’ e dos ‘lugares da gente negra’ nas cidades. In: BARONE, Ana; RIOS, Flávia (orgs.). Negros nas cidades brasileiras (1890-1950). São Paulo: Intermeios: Fapesp, 2018, p. 23-48.

    Pela Cidade: especial Cidade, gênero e interseccionalidades #3: Angela Figueiredo. Disponível:< http://www.labcidade.fau.usp.br/pela-cidade-especial-cidade-genero-e-interseccionalidade-3-angela-figueiredo/>.


  • Aula 8 Cultura e sociedade

    Leitura sugerida: WILLIAMS, Raymond. Bases e superestrutura na teoria cultural marxista (New Left, 1973). Revista USP, São Paulo, n.65, p. 210-224, março/maio 2005.

    Seminário 5: SARLO, Beatriz. “Respuestas, invenciones y desplazamientos”. In: Una modernidad periférica. Buenos Aires, 1920-1930. Buenos Aires: Nueva Vision, 2003, pp. 31-67.

    [Laura, Rodrigo, Adriana, Tadeu]


    Bibliografia de aula

    BURKE, Peter. O que é história cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

    CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Willians. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

    CHARTIER, História Cultural: entre práticas e representações. Difel, 1988.


    PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

    VAINFAS, Ronaldo. História das mentalidades e história cultural. In: FLAMARION, Ciro; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997, , p. 127-162.

    WILLIAMS, Raymong. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

    ______. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora da Unesp, 2011.


  • Aula 9 Centro e periferia

    Leitura sugerida: WALLERSTEIN, Immanuel. “Quem tem direito de intervir: valores universais contra a barbárie”. In: Universalismo europeu e retórica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007, pp. 29-62.

    Seminário 6: LIERNUR, Jorge Francisco. La casa del Dr. Curutchet. In: La Red Austral: obras y projectos de Le Corbusier y sus discípulos en la Argentina: 1924-1965. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2012, p. 375-417.

    [Eduardo, Ciro, Ana Paula, Dimitri]


    Bibliografia:

    CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento, In: ______. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989. p. 140-162.

    CANDIDO, Antonio. Literatura e cultura de 1900 a 1945. Panorama para estrangeiros. In: ______. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

    _______.  Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo. Horizonte, Editora Itatiaia Ltda, 2000 (1959).

    CEVASCO, Maria Elisa e OHATA, Milton. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Cia das Letras, 2007 (artigos indicados: Apresentação; Antonio Candido; Sylvia Lopez; Leopoldo Waizbort; Fernando Novaes, Fernando Henrique Cardoso; Francisco Alembert)

    RAMA, Angel. "Os processos de transculturação na narrativa latino-americana" (1974). In: AGUIAR, Flávio e GUARDINI, Sandra (Orgs). Angel Rama: literatura e cultura na América Latina. São Paulo: Edusp, 2001, pp. 209-38

    ______. A cidade das letras. São Paulo: Brasiliense, 1986.

    ROCCA, P. (Org.), Literatura, Cultura e sociedade na América Latina. Belo Horizonte/ São Paulo: Ed. UFMG/ Humanitas, 2008.

    GORELIK, Adrián. La Grilla y el Parque. Buenos Aires: Ed. UNQ, 2001.


  • MÓDULO 2 – Pensar as fontes

    Aula 10 Projeto e planos

    Leitura sugerida: SILVA, Joana Mello de Carvalho e. Um acervo, uma coleção e três problemas: a Coleção Jacques Pilon da Biblioteca da FAUUSP. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 24, n. 3, p. 45-70, 1 dez. 2016.

     

    Apresentação e desenvolvimento do trabalho

    Renan, Dimitri, Camila, Adriana, Laura


  • Aula 11 Apresentação

    Apresentação e desenvolvimento do trabalho

    Adriana, Laura, Lucia, Felipe, 

    Letícia, Vinicius, Isabel, Eduardo


  • Aula 12 Periódicos

    Leitura sugerida: LUCA, Tania Regina de. “História dos, nos e por meio dos periódicos”. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008, v. 1, p. 111-153

    Apresentação e desenvolvimento do trabalho

    Arnaldo, Cyro,  Pedro Vada, Stela


  • Aula 13 Fontes visuais (convidado: Prof. Dr. Eduardo Costa – FAU USP/ JPFapesp)

    Leitura sugerida: MENESES, Ulpiano Bezerra de, “Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares”. Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, jul. 2003, p. 11-36.


    Apresentação e desenvolvimento do trabalho

    Beatriz, Ana Paula, Rodrigo, Danilo

  • Entrega dos trabalhos