OBJETIVOS DO CURSO

 

Fornecer ao aluno arcabouço conceitual básico para análise do processo de urbanização, através do estudo de suas variáveis e das configurações que vem apresentando ao longo da história. Para tanto, o curso aborda questões e exemplos relevantes presentes na constituição e desenvolvimento de cidades e redes urbanas no período que vai desde o final do século XVIII até o II pós Guerra Mundial; evidencia suas manifestações mais significativas nos núcleos centrais e periféricos da rede urbana internacional e nacional, procedendo ao estudo de elaborações teóricas e configurações físicas selecionadas por sua relevância e interesse.

 

DESENVOLVIMENTO DO CURSO

 

O curso se desenvolve sob a forma de aulas expositivas e dialogadas de natureza teórica com apresentação de material audiovisual, leituras programadas e discussões em seminários, visitas de campo e exercícios práticos. Neste semestre, privilegiaremos a leitura de textos clássicos da literatura, da tratadística e da historiografia sobre o Urbanismo como disciplina (seminários e debate), bem como alguns exercícios práticos (visitas de campo) para desenho das operações de “Embelezamento e Melhoramentos Urbanos”  (desenho aqui entendido como instrumento de observação, conhecimento e formulação de questões), além do trabalho conjunto com a AUH 154 e AUP 340.

 

CONTEÚDO GERAL

 

O curso propõe uma discussão sobre as relações entre espaço e sociedade. Neste sentido procura entender a formação da cidade e as várias formas que o processo de urbanização vem apresentando ao longo da história. As questões básicas a serem desenvolvidas dizem respeito ao conceito de urbanização, aos processos desenvolvidos na transição de um tipo de urbanização para outro, às questões de método de análise e à leitura das formações espaciais. Como método de estudo, será dada ênfase nos aspectos conceituais e metodológicos (conceitos, leitura de espaço, transformação das configurações urbanas, comunalidades entre formações espaciais). O importante é que o aluno perceba a urbanização como processo social e consiga identificar os meandros da ligação espaço-sociedade-tempo.