As respostas às seguintes questões devem ser preparadas pelos respectivos grupos e postadas no Moodle até a data da aula. Na aula discutiremos cada uma dessas questões. Os grupos serão chamados a discuti-las e são encorajados a preparar slides (no máximo três) caso julguem necessário para apresentar e discutir suas questões. 


Grupos 1 e 2

o    Qual é a responsabilidade tributária de administradores de sociedades limitadas e anônimas? Qual é a responsabilidade tributária de sócios e acionistas destas sociedades? A realização de planejamentos tributários pode alterar a referida responsabilidade?

o    Consultores externos à empresa que lidam com planejamentos tributários podem ser responsabilizados de alguma maneira pelos planejamentos de que participam? Trata-se de responsabilidade tributária, ou responsabilidade civil? Na sua visão, tal responsabilidade pode diferir dependendo do tipo de atuação desses profissionais? Por exemplo, a forma de cobrança por estes serviços pode alterar a responsabilização? Que outros fatores podem ser relevantes para determinar responsabilidade de tais profissionais?


Grupos 3 e 4

o    No que consistiu o planejamento realizado pela empresa Tubos Tigre?

o    Qual foi o seu objetivo?

o    Por que o planejamento realizado pela empresa Tubos Tigre foi considerado ilícito?

o    Você caracterizaria esta operação como evasão? Por que? Sua opinião seria diferente na hipótese de alguns elementos do caso serem alterados? Quais?


Grupos 5 e 6

o   O que foi decidido na sentença de primeira instância quanto à responsabilidade da Deloitte no caso Tubos Tigre?

o   Quais os fatores relevantes que influenciaram esta decisão?

o   Na sua opinião, foi correta a decisão?


Grupos 7 e 8

o    O que foi decidido pelo tribunal de justiça e pelo STJ quanto à responsabilidade da Deloitte no caso Tubos Tigre?

o   Quais os fatores relevantes que influenciaram estas decisões?

o   Na sua opinião, foram corretas as decisões?


Última atualização: terça-feira, 18 ago. 2020, 04:53