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D

Design instrucional

"O design instrucional corresponde à "ação intencional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos”. 


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Design_instrucional


F

Filter Bubble

Filter Bubble ou Filtro de Bolha  - termo cunhado pelo ativista da Internet Eli Pariser - é um estado de isolamento intelectual que supostamente pode resultar de buscas personalizadas quando um algoritmo  adivinha seletivamente quais informações um usuário gostaria de ver com base nas informações sobre o usuário, como localização,  comportamento de cliques anteriores e históricos de pesquisas.  Como resultado, os usuários ficam separados das informações que discordam de seus pontos de vista, isolando-os efetivamente em suas próprias bolhas culturais ou ideológicas.

Referências: verbete Wikipédia https://en.wikipedia.org/wiki/Filter_bubble


G

Gamificação

É um método de engajamento e envolvimento que usa elementos de design de games para o alcance de objetivos sérios. Ou seja, utilizar pontos, níveis, avatars, missões, badgets, entre outras técnicas e mecânicas,  próprias dos jogos eletrônicos, que possam tornar a experiência de aprendizagem divertida e prazerosa (WERBACH & HUNTER (2012).

Werbach, K., & Hunter, D. (2012). For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Philadelphia: Wharton Digital Press


H

Heutagogia

heutagogia (do grego: heuta – auto + agogus – guiar) é um processo educacional no qual o estudante é o  responsável pela aprendizagem.


I

Incipiente

Que se localiza no início de; inicial: proposta incipiente.Que dá início a alguma coisa; primeiro: cláusula incipiente.

Fonte: https://www.dicio.com.br/incipiente/


L

Letramentos digitais


A consciência, aptidão e habilidade dos indivíduos para usar apropriadamente ferramentas digitais e equipamentos visando identificar, acessar, gerenciar, integrar, avaliar, analisar e sintetizar recursos, construir novos conhecimentos, criar expressões de mídia e se comunicar com outros, no contexto de situações específicas da vida, a fim de possibilitar a ação e refletir sobre esse processo. 


(Martin, 2006b Citado por Bawden p. 27 em  Lankshear e Knobel 2008)


M

Mapa mental

Mapa mental é o nome dado para um tipo de diagrama, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming; e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.

Referências:

verbete Wikipédia


Minimalismo tecnológico

O uso de níveis mínimos de tecnologia, cuidadosamente escolhida com atenção precisa para com suas vantagens e limitações, em apoio a objetivos educacionais bem definidos.

"os melhores resultados são colhidos quando se opta pelo caminho da simplicidade tecnológica e, inversamente, as maiores dificuldades e os maiores obstáculos estarão no caminho dos que optam pela complexidade e sofisticação tecnológicas." (Mauri Collins)


P

Pedagogia

Ciência cujo objeto de análise é a educação, seus métodos e princípios; reunião das teorias sobre educação e sobre o ensino.

Reunião das práticas e métodos que garantem a adequação entre o conteúdo didático e as pessoas que se utilizaram dele.



R

Recursos Educacionais Abertos

Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. (educacaoaberta.org)



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