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V

Verstärkung, die

Reforço


Reforço é um estímulo a um comportamento, podendo ser positivo ou negativo. Segundo Paiva (2014,p.183), o reforço positivo é um estímulo que aumenta a probabilidade de ocorrência de um determinado comportamento por meio de uma recompensa e o reforço negativo é um estímulo que aumenta a probabilidade de ocorrência de um determinado comportamento por meio da retirada de um estímulo desagradável, não devendo ser confundido com punição.


Vielprachigkeit, die

Multilinguismo


De acordo com o QECR multilinguismo é “o conhecimento de um certo número de línguas ou a coexistência de diferentes línguas numa dada sociedade” (CONSELHO DA EUROPA, 2001, p. 23). O plurilinguismo individual é a capacidade de uma pessoa de se comunicar em vários idiomas. Em contraste com o multilinguismo social, onde várias línguas são usadas em um país ou região (por exemplo, na Índia, em países africanos); o plurilinguismo individual refere-se à competência plurilíngue dos indivíduos. Esta competência pode ser bastante diferente e pode incluir diferentes habilidades, idiomas ou variações.


Vorgehensweise, die

Procedimento


Sabendo-se inicialmente o porquê de se fazer algo (Abordagem) e o como (Metodologia), a sequência é o procedimento, o modo de agir. O procedimento é a sequência a ser seguida para apresentar o conteúdo aos alunos, por exemplo. O procedimento pode ser resumido em termos de “primeiro você faz isto; então, você faz aquilo; depois faz isso e; finalmente, aquilo”.