Programação
-
Seja bem vindo à disciplina Pesquisa de Marketing, Edição 2020.
Aqui você vai encontrar os materiais de aula e links para você colocar suas tarefas semanais.Bons estudos
Dirceu-
O Centro Acadêmico e a FEA-RP querem ouvir sua opinião mesmo antes de terminar o semestre! Acesse aqui os questionários de avaliação parcial das disciplinas que foram oferecidas no período de isolamento social. Dê sua opinião para melhorarmos nossos processos de ensino e aprendizagem.
-
Aulas 1 e 2 - 20 e 21 / Fev
Apresentação da disciplina
O Problema Gerencial X Problema (objetivos) de pesquisaARTIGOS PRA QUEM QUER IR ALÉMhttp://www.administradores.com.br/noticias/marketing/pesquisa-de-mercado-aliada-na-solucao-dos-problemas-de-marketing/57851/
http://www.oficinadaestrategia.com.br/como-fazer-um-briefing-de-sucesso-para-uma-pesquisa-de-mercado/ -
Aulas 3 e 4 - 27 e 28 / FevTema: Elaboração do Briefing de pesquisaTarefa individual 1Estudar o relatório Datafolha e o texto sobre Problema de decisão Gerencial e Objetivos de pesquisaRelatório de pesquisa
Você é Gerente de marketing de uma das marcas citadas no estudo.A pergunta a ser respondida é:Quanto você estaria disposto a pagar pela inserção de sua marca na novela e qual a racionalidade para se chegar a esse valor.Sustente seu raciocínio em um texto, referencie os estudos e outras fontes que queira consultar e poste como Tarefa individual 1 no link abaixo até início da primeira aula da semana. -
Aulas 5 e 6 - 05 e 06 / MarçoTema: Segmentação de mercado
TAREFAS INDIVIDUAIS PARA AULA DE 13/03/19
Tarefa Individual 2Ler e resumir os textos 1 e 2 publicados abaixo - fazer tarefa 2 e completar o texto comparando segmentação do Mosaic e Tipo (segmentos) de personalidade.Fazer upload pelo link abaixo até início da aulaTarefa Individual 3Fazer o teste de personalidade preenchendo questionário abaixo
Teste ) http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Persona/TesteDePersonalidadeANTES DE CLICAR ENVIAR DADOS NO SITE ACIMA TRANSCREVA SUAS RESPOSTA NO SITE
https://goo.gl/forms/rgyewyWcBEU5vElJ3
Completar esse questionário no google forms é sua tarefa 3TAREFA EM GRUPOS 1Em um arquivo listar membros do grupo e definir e descrever sucintamente a empresa para a qual será feita a pesquisaPostar abaixo - apenas 1 por grupo -
Aulas 7 e 8 - 12 e 13 / Março
Escalas de medida e análises estatísticas de segmentação
Tarefa individual 4 para 1a aula da semana (12/03)
Ler e resumir os 2 artigos: sobre escalas de medida e sobre segmentação no mercado PET e responder às seguintes questões:
1) Quais os requisitos para se montar uma pesquisa quantitativa de segmentação por benefícios valorizados?
2) O que é necessário medir?
3) Quais são as escalas apropriadas para essa mensuração?
4) Que operações estatísticas são necessárias?
Fazer upload pelo link 1 abaixo até início da primeira aula da semana
A SEGUNDA AULA DA SEMANA (DIA 13/3) SERÁ NO LEIA 2
-
Os vídeo acessíveis pelos links abaixo são resumos do que discutimos na aula.
Foram feitos para facilitar o estudo das técnicas estatística para segmentação
A base de dados usada está na seção anterior (semana 4)
Vídeos tutoriais sobre Segmentação de mercado
Procedimentos analíticos utilizando SPSS
Depois de entrar em cada link
AUTENTICAÇÃO PARA ACESSO AO VÍDEO = dirceu
Vídeo 1/3 : Tutorial Pesquisa Segmentação - Vídeo 1 de 2 - Prof. Dirceu FEARP 27/5/16
http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=33171
Vídeo 2/3 : Tutorial Pesquisa Segmentação - Vídeo 2 de 2-Parte A - Prof. Dirceu
http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=33172
Vídeo 3/3: Tutorial Pesquisa Segmentação - Vídeo 2 de 2-Parte B
http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=33173
-
27/03/2020 - Sexta 10:00
Pesquisa de Imagem e Posicionamento de marcasApresentação e Discussão sobre o modelo de pesquisa de imagem e posicionamento de marcaAcesse o tutorial sobre Análise de dados na Pesquisa de Imagem e Posicionamento de MarcasOs arquivos estão na pasta abaixo
VIDEOS DE AULA NO YOUTUBEPara quem tem dificuldades em acessar videos nessa plataforma eu os inclui no Youtube
Aula Virtual 1 de 27/03/20 - Pesquisa de Imagem e Posicionamento de marca
-
Aulas dos dias 02 e 03 de abril
Os grupos deverão apresentar um sumário do projeto a ser realizado com a empresa escolhida.
Para essa versão do projeto os grupos deverão:
1) Aplicar o roteiro de briefing discutido em sala na semana 1 (com as adaptações pertinentes) em reunião com o gestor da empresa escolhida
2) Pesquisar informações internas e externas a empresa relevantes ao problema, bem como a literatura relevante para a "abordagem ao problema" (conceitos que precisam ser entendidos / medidos na pesquisa)
3) Formular os objetivos geral e específicos da pesquisa
4) Formular a estratégia metodológica (quem será pesquisado, com que tipo de pesquisa, etc.)
5) Fazer PPT com essas informações
6) Dimensionar uma apresentação de no máximo 07 minutos
7) Fazer upload do PPT até início da aula no link abaixo (1 por grupo) com o título - Grupo (número) - Etapa 1
Combinem de um integrante do grupo apresentar e outros fazerem intervenções pontuais
Vide composição e numeração dos grupos na primeira seção dessa página -
Entre 06 e 10 de Abril não haverá aulas - Semana SantaAulas de 16 e 17 de AbrilQualidade Percebida, Satisfação e lealdade de ClientesAtividade individualLeitura e fichamento dos 2 textos postados abaixoFazer upload de um único arquivo word até primeira aula da semana no link 1Atividade em GruposLeitura do texto sobre Matriz de amarraçãoConstruir matriz de amarração para seu projeto em gruposPostar no link 2
VIDEOS DE AULA NO YOUTUBE
Para quem tem dificuldades em acessar videos nessa plataforma eu os inclui no Youtube
Aula Virtual 4 de 16/04/20 - Pesquisa de Qualidade Percebida e Satisfação de Clientes
Aula Virtual 5 de 17/04/20 - Matriz de amarração e caso Qualidade Percebida e Satisfação -
Aulas de 23 e 24 de AbrilAmostragem ou Plano amostral e construção do questionário
Tarefa individual 6
Estudar e resumir os textos 1 e 2 abaixo, um sobre Survey e outro sobre amostragem
Resumir também o artigo disponível no endereço:
https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/bbc/2018/04/23/como-pesquisa-eleitoral-com-2-mil-pessoas-indica-o-voto-de-146-milhoes.htm
Postar sua tarefa em um único arquivo word até o início da aula em 23/04/2020
Tarefa individual 7 - a Segunda da semana
Para aula de 24/04/2020
Fazer Exercício amostragem e postar no link TI 6
Tarefa em grupos
Para aula de 24/04/2020
Fazer plano amostral do projeto de pesquisa - Postar no link 3 abaixo até a hora da aula - 1 por grupo
Critério Brasil de classificação socioeconômica
VIDEOS DE AULA NO YOUTUBEPara quem tem dificuldades em acessar videos nessa plataforma eu os inclui no Youtube
Aula Virtual 6 de 23/04/20 - Amostragem
Aula Virtual 7 de 24/04/20 - solução de exercício de amostragem
-
Aula de 30/04Dados secundários
Exercício: Calcular a penetração do produto genética (sêmen) para gado de leite e de corte no Brasil, de 2018 e 2019 com base em:
- https://sidra.ibge.gov.br/home/ipca/brasil
- http://www.asbia.org.br/wp-content/uploads/2020/02/Index-asbia-1.pdf
Tarefa individual 8
Resolver o exercício e postar no link até a aula
Explorar também o site e identificar elementos relevantes para seu projeto em grupos
VIDEOS DE AULA NO YOUTUBE
Para quem tem dificuldades em acessar videos nessa plataforma eu os inclui no Youtube
Aula Virtual 8 de 30/04/20 - Dados secundários - https://sidra.ibge.gov.br/home/ipca/brasil
-
Pesquisa Causal
Aulas de 07 e 08 Maio
Tarefa individual 9 - Para 1a aula da semana
Estudar o artigo e o TCC (textos 1 e 2) abaixo
Postar sua tarefa no link 1 - Um único arquivo word até o início da aula em 07/05/20
Tarefa individual 10 - Para 2a aula da semana
Exercício - Teste de eficácia de ação promocional em rede de farmáciasPostar sua tarefa no link 2 - Um único arquivo word até o início da aula em 08/05/20
Artigo que explica alguns conceitos econômicos usados no exercício
OBS:
Na próxima semana - Aulas de 14 e 15 de maio será dedicada à discussão dos questionários e dos planos de coleta de dados dos grupos
VIDEOS DE AULA NO YOUTUBEPara quem tem dificuldades em acessar videos nessa plataforma eu os inclui no Youtube
Aula Virtual 9 de 07/05/20 - Pesquisa Causal ou experimentos em marketing
Aula Virtual 10 - 08/05/20 - Solução dos exercícios sobre Experimentos (Pesquisa Causal) -
Aulas de 14 e 15 de maio 2020
Apresentação do Projeto completo de pesquisaCom resultados qualitativos depesquisa, versão pre-testada do questionário, amostra e plano de análise de dadosATENÇÃO PARA OS ENTREGÁVEIS DOS GRUPOS DE PROJETO EM GRUPOS(Emenda da disciplina descrição do projeto) - Tópico B) Elaboração do Projeto de Pesquisa.
1) Relatar as pesquisas exploratórias feitas em dados secundários, tanto da empresa quanto em bases de dados, sites da Internet, etc, com objetivo de elaborar roteiros de entrevistas qualitativas (com clientes e colaboradores da empresa) e/ou elaborar o plano amostral.
2) Relatar os objetivos e resultados das pesquisas qualitativas ( Ex: entrevistas)
3) Apresentar o modelo gráfico da pesquisa quantitativa
4) Apresentar o questionário (de preferência já pre-testado) a ser usado na coleta de dados apontando os elementos identificados nos 2 passos anteriores, justificando o usos das escalas em cada questão apontando o tipo de análise que será feita ao final.
5) Apresentar matriz de amarração entre objetivos da pesquisa, as questões do questionário e as análises que ser farão com os dados a coletar.
6) Definir a população a ser pesquisada, fazer o cálculo do tamanho da amostra, a grade amostral (para que seja representativa da população) e o método de seleção da amostra.
7) Definir o método de coleta de dados e procedimentos para se obter a amostra a ser pesquisada.
Essa segunda entrega é composta por 2 arquivos
1) PPT com projeto de pesquisa para ser apresentado nas datas abaixo
2) Questionário já pre-testado em word (ou link para um Docs em word)
Essa é a Parcial (Fase B) dos projetos de pesquisa de mercado em grupos e vale 10% da nota final (ou 25% da nota do trabalho) - Vide programa da disciplina.
Fazer upload pelos links abaixo até data de apresentaçãoGrupos 1 a 4 - Quinta 14/5Grupos 5 a 8 - Sexta 15/05
O NOME DE AMBOS OS ARQUIVOS DEVE SER: GRUPO NR_X (vide numeração na lista , topo da página) -
DIA 21 DE MAIO - PROVA
Você tem 24 hs para fazer essa prova.
Sua resposta deve ser postada, no link disponível abaixo, em um único arquivo Word até as 10 hs de 22/05.
-
Aulas dos dias 28 e 29 de maio
Discussão: Comportamento de consumo pos covid
Estímulo aula 1
Ler reportagem
Também no link 1
Estímulo aula 2
Também no link 2
-
Aulas de 04 e 05 de junho
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINAIS
Data Apresentação 18/jun grupos 1 e 8 19/jun grupos 2 e 7 25/jun grupos 3 e 6 26/jun grupos 4 e 5 Aulas de 04 e 05 de junho
Discussão: Comportamento de consumo pos covid
Estímulo aula 1
Ler artigo de opinião
https://valor.globo.com/brasil/coluna/o-desolador-cenario-para-o-consumo.ghtml
Também no link 1
Estímulos aula 2
https://valor.globo.com/carreira/noticia/2019/11/04/brasil-e-lento-na-transformacao-digital.ghtml
Também nos links 2 e 3
-
Apresentações de GruposDia 18/06 - Grupos 1 e 8Dia 19/06 - Grupos 2 e 7A numeração e composição dos grupos está no primeiro tópico dessa pagina
INSTRUÇÕES
CADA GRUPO DEVE PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO DE, NO MÁXIMO, 15 MINUTOS
Transforme o PPT que vai ser postado em PDF para melhor carregar na plataforma de apresentação
A estrutura da apresentação em PPT é:
1) Contexto - A empresa e o problema gerencial para o qual a pesquisa deve fornecer subsídios.
2) Objetivos da Pesquisa - Geral e específicos
3) Método - Descrever o que foi feito, inclusive a quali se for o caso
4) Principais análise de dados.5) Conclusões da pesquisa e recomendações gerenciaisOs grupos QUE APRESENTAM NESSES DIAS devem postar seus relatórios em PPT na atividade do link abaixo (APENAS 1 POR GRUPO).O arquivo PPT a ser postado deve ter nome Grupo X (número do grupo)TODOS OS GRUPOS TEM ATÉ O DIA 29/06 PARA POSTAR O RELATÓRIO COMPLETO (EM WORD) E A BASE DE DADOS (EM SPSS ou EXCELL) EM LINK ESPECÍFICO NA ÚLTIMA SEMANA
-
Apresentações de GruposDia 25/06 - Grupos 3 e 6Dia 26/06 - Grupos 4 e 5Apresentação e Postagem do PPT - Link 1Valem as mesmas mesmas instruções para apresentação e postagem do PPT descritos na semana 15Poste o PPT no link 1 abaixo (1 POR GRUPO) até a hora de inicio da aula em que vão apresentar.O link 2 - Trabalho final em Word - Um por grupo com nome de arquivo Word Grupo X (nr do grupo) - Incluir o questionário como anexo.Postar trabalho completo até 23:55 de 29/06O link 3 - Poste a base de dados de sua pesquisa em SPSS ou EXCELL - Um por grupo com nome de arquivo Word Grupo X (nr do grupo)
Postar até 23:55 de 29/06