Programação
-
-
Entre com o email @usp
-
Apresentação de nós para tod@s nós :-)
-
-
Ver Criar entradas: 20
-
Bom dia,
Esta é a 2a. prova da disciplina de Sociologia.
Você terá 40 minutos (início às 08h15 e término às 08h55) para responder as 30 questões.
É permitida somente uma tentativa.
As perguntas são sequenciais e não é possível voltar.Sua nota estará disponível aqui no moodle às 09h .
Boa sorte,
Profa Gilberto e Bárbara
-
-
-
RAD1701 Sociologia Introdução
-
-
Aula 1 - O que é Sociologia?
Leituras
Giddens. Cap. 1. O que é sociologia” (pp. 23-36).
Mills-The Promise of the Sociological Imagination
Schwalbe: The Sociologically Examined Life. Cap. 1 Making Sense of the World Differently
-
Giddens. Cap. 1. O que é sociologia
-
Mills-The Promise of the Sociological Imagination
-
Mills-A Promessa da Imaginação Sociologica
-
Schwalbe: The Sociologically Examined Life. Cap. 1 Making Sense of the World Differently
-
1. Ler o artigo com os comentários (em azul) do professor Dr. Kimberly B. Rogers, da Dartmouth University
Mills-The Promise of the Sociological Imagination
2. o video pode ser util.
[V] C. Wright Mills - The Sociological Imagination
https://www.youtube.com/watch?v=dMR74ytkXKI
3. Responda as 3 questões
4. Faça o upload até o dia 09/09 as 8 horas.- Use examples to explain what Mills means by "the sociological imagination."
- Based on what Mills says, what do you think are differences between sociology and psychology?
- According to Mills, how is addressing or solving a personal trouble different from addressing a
public problem.
5. Máximo de 1000 palavras
6. Nomeie o seu trabalho como: Mills_seu nome. Salve em pdf. Exemplo: Mills_PedroSouza
- Use examples to explain what Mills means by "the sociological imagination."
-
Tarefa 2 Exercício de Pensamento Crítico
1. Assista a serie - Critical Thinking – Funded by the Department of Innovation, Industry, Science and Research – Australian Government.
2. Escolha uma noticia jornal ou revista (anexe-a no upload)
3. Utilize o que você aprendeu na série Critical Thinking na análise da notícia
4. Máximo 1000 palavras
5. Data entrega: 16/09 as 8 horas
-
-
Aula 2 – Cultura e Sociedade
Leitura
Giddens et al. Cap. 2, “Cultura e Sociedade,” (pp.37-57).
Videos
Em ingles
[V] Occupy Wall Street: the story behind seven months of protest
https://www.youtube.com/watch?v=KFOWci6yrSs
[V] Michael Moore explains Occupy Wall Street to the BBC
[V] Wall Street Mocks Protesters By Drinking Champagne 2011
Em português
[V] Profissão Reporter 29/11/11 - Protestos pelo Mundo
[V] “Conformity and Breaching: Experimenting with Social Norms” 2:14 min
-
Giddens cap 2
-
-
PRESSÃO E NORMAS SOCIAIS - EP. 1 - POR QUE IMITAMOS?
Vera Rita de Mello Ferreira
Grupos de 4 pessoas, assistirem a série (até video 09) e fazer um texto de uma pagina sobre pressão e norma sociais – Imaginação Sociológica-
gestão intercultural
-
Aula 3 – Movimentos Sociais
Leituras
BLUMER, HERBERT. Movimentos sociais
Video
[V] Profissão Reporter protesto contra passagens de ônibus em São Paulo 11-06-2013
-
BLUMER, HERBERT. Movimentos sociais
-
- Solicito ler o artigo Movimentos Sociais
- Assistir o video (existem outros disponíveis) [V] Profissão Reporter protesto contra passagens de
ônibus em São Paulo 11-06-2013
Os colegas de intercambio que tenham dificuldade com o idioma português podem utilizar o videos sobre Occupy Wall Street (Tem referencias em outro tópico).
3. Fazer uma análise sociológica desse video, máximo 1000 palavras.
Postar até o dia 06/10 as 23:59 horas.
- Solicito ler o artigo Movimentos Sociais
-
MOVIMENTOS SOCIAIS
-
-
Aula 4 - Interação Social
Leituras
Giddens et al. Cap 3, “Interação Social e Vida Cotidiana.” (pp, 59-79).
Bauman , Z; May, T. Parte 1 – Alguém com os outros (pp33-47).
Goffman 2003- On Face-Work
Video
Stanford Prision Experiment Zimbardo
13:40 - documentario
Khan Academy 7:01 resumo legendado
Zimbardo prison study The Stanford prison experiment
[V] “Thick Description: Contextualizing Social Interaction” 5:32 min
-
Goffman 2003- On Face-Work
-
cap 4 Giddens
-
Goffman Facework
-
Aula 2 _Bauman Capítulo 1
-
-
Aula Classe, estratificação e Desigualdade
Leituras
Giddens et al. Cap 10, “Classe, Estratificação e Desigualdade.” (pp, 233-251).
The Power Elite_final
Video
[V] 99% v 1%: the data behind the Occupy movement | Guardian Animations
[V]
https://www.youtube.com/watch?v=Zml2uOo7PCcA desigualdade social vai aumentar por causa da pandemia de coronavírus? VEJA Explica
[V] “The Actual Distribution of Wealth in the United States” 6:24 min http://goo.gl/9WDkq6
[V]
Desigualdade Global - Capítulo 5: Brasil https://www.youtube.com/watch?v=PGgVZAZJKwY[V] Social Stratification, Inequality, and Poverty [V] “Relationship between Class Inequality and Health” 10:29 min http://goo.gl/WKzi3N
-
The Power Elite_final
-
-
Organização dos Seminários
Os temas estão destacados, assim como o Capítulo do Giddens que deve ser utilizado como referência, mas peço que procurem por informações que contextualizem o Brasil.
A apresentação deve ter a duração de 15 minutos, portanto o grupo terá que selecionar o conteúdo e profundidade que considere mais relevante, seguido de 10 minutos para discussão (peço que o grupo responsável pelo seminário estimule a discussão).
Junto com a apresentação deve ser feito o upload de um texto com no máximo 4 páginas, junto com três perguntas de múltipla escolha com 4 alternativas sobre o tema, que serão utilizadas na prova. O upload deve ser feito até as 23:59h da véspera da aula da apresentação.
Os dois alunos destacados devem convidar três outros colegas para formarem o grupo.
Os alunos participantes do seminário poderão conseguir até um ponto a mais na média das notas.
Data da apresentação: 11/11
Gênero e Sexualidade - Capítulo 5 Giddens
Maria Paula do Amaral Leopaci
Matheus Borges Simões de Souza
Data da apresentação: 11/11
As Famílias - Capítulo 7 Giddens
Nádia Yolanda de Freitas
Fábio Henrique Alves de Souza
Data da apresentação: 18/11
Raça, Etnicidade e Migração - Capítulo 9 Giddens
Bianca Oliveira Dionizio
Giovana Bustamanti
Data da apresentação: 18/11
Trabalho e vida Economica - Capítulo 13 Giddens
Gabriel Calixto Chionchio
Fabricio Brostoline Estay
Data da apresentação: 25/11
A Mídia e as Comunicações em Massa– Capítulo 15 Giddens
Carlos Eduardo Marques Miguel
Diego Coelho Rodrigues
Data da apresentação: 25/11
Educação - Capítulo 16 Giddens
Júlia Bergo Veronesi
Amanda Cristina Gonçalves