Programação

  • PROVAS

  • NOVO - Videos das aulas

  • Aula 1 - Introdução a disciplina

  • Tópico 4

    Aula 1 - O que é Sociologia?

    Leituras

    Giddens. Cap. 1. O que é sociologia” (pp. 23-36).

    Mills-The Promise of the Sociological Imagination

    Schwalbe: The Sociologically Examined Life. Cap. 1 Making Sense of the World Differently



    • Giddens. Cap. 1. O que é sociologia

    • Mills-The Promise of the Sociological Imagination

    • Mills-A Promessa da Imaginação Sociologica

    • Schwalbe: The Sociologically Examined Life. Cap. 1 Making Sense of the World Differently


    • 1. Ler o artigo com os comentários (em azul) do professor Dr. Kimberly B. Rogers, da Dartmouth University

      Mills-The Promise of the Sociological Imagination

      2. o video pode ser util.

      [V]  C. Wright Mills - The Sociological Imagination

      https://www.youtube.com/watch?v=dMR74ytkXKI  

      3. Responda as 3 questões

      • Use examples to explain what Mills means by "the sociological imagination."
      • Based on what Mills says, what do you think are differences between sociology and psychology?
      • According to Mills, how is addressing or solving a personal trouble different from addressing a public problem.

      4. Faça o upload até o dia 09/09 as 8 horas.

      5. Máximo de 1000 palavras

      6. Nomeie o seu trabalho como: Mills_seu nome. Salve em pdf. Exemplo: Mills_PedroSouza


    • Tarefa 2  Exercício de Pensamento Crítico

       1.  Assista a serie - Critical Thinking – Funded by the Department of Innovation, Industry, Science and Research – Australian Government.

      2.  Escolha uma noticia jornal ou revista (anexe-a no upload)

      3.  Utilize o que você aprendeu na série Critical Thinking na análise da notícia

      4.  Máximo 1000 palavras

      5. Data entrega: 16/09 as 8 horas


  • Tópico 5

    Aula 2 – Cultura e Sociedade

    Leitura

    Giddens et al. Cap. 2, “Cultura e Sociedade,” (pp.37-57).

    Videos

    Em ingles

     [V] Occupy Wall Street: the story behind seven months of protest

    https://www.youtube.com/watch?v=KFOWci6yrSs

    [V] Michael Moore explains Occupy Wall Street to the BBC

    [V] Wall Street Mocks Protesters By Drinking Champagne 2011

    Em português

    [V] Profissão Reporter 29/11/11 - Protestos pelo Mundo

     

    [V] “Conformity and Breaching: Experimenting with Social Norms” 2:14 min

    http://goo.gl/2V5oWu


  • Atividade para dia 30/09 e outros materiais

    PRESSÃO E NORMAS SOCIAIS - EP. 1 - POR QUE IMITAMOS?

    Vera Rita de Mello Ferreira

    —

    —Grupos de 4 pessoas, assistirem a série (até video 09) e fazer um texto de uma pagina sobre pressão e norma sociais – Imaginação Sociológica

  • Tópico 7

    Aula 3 – Movimentos Sociais

    Leituras

    BLUMER, HERBERT. Movimentos sociais

    Video

    [V] Profissão Reporter protesto contra passagens de ônibus em São Paulo 11-06-2013


    • BLUMER, HERBERT. Movimentos sociais


      1. Solicito ler o artigo Movimentos Sociais 
      2. Assistir o video (existem outros disponíveis) [V] Profissão Reporter protesto contra passagens de ônibus em São Paulo 11-06-2013

      Os colegas de intercambio que tenham dificuldade com o idioma português podem utilizar o videos sobre Occupy Wall Street (Tem referencias em outro tópico).

      3. Fazer uma análise sociológica desse video, máximo 1000 palavras.

      Postar até o dia 06/10 as 23:59 horas. 

  • Tópico 8

    Aula 4 - Interação Social

    Leituras

    Giddens et al. Cap 3, “Interação Social e Vida Cotidiana.” (pp, 59-79).

    Bauman , Z; May, T. Parte 1 – Alguém com os outros (pp33-47).

    Goffman 2003- On Face-Work

    Video

    Stanford Prision Experiment Zimbardo

    13:40 - documentario

     Khan Academy   7:01 resumo legendado

    Zimbardo prison study The Stanford prison experiment

     [V] “Thick Description: Contextualizing Social Interaction” 5:32 min

    http://goo.gl/XM2ao

  • Tópico 9

    Aula Classe, estratificação e Desigualdade

    Leituras

    Giddens et al. Cap 10, “Classe, Estratificação e Desigualdade.” (pp, 233-251).

    The Power Elite_final

    Video

    [V] 99% v 1%: the data behind the Occupy movement | Guardian Animations

    [V]

    A desigualdade social vai aumentar por causa da pandemia de coronavírus? VEJA Explica 

    https://www.youtube.com/watch?v=Zml2uOo7PCc

    [V] “The Actual Distribution of Wealth in the United States” 6:24 min http://goo.gl/9WDkq6  

    [V] 

    Desigualdade Global - Capítulo 5: Brasil


         https://www.youtube.com/watch?v=PGgVZAZJKwY

    [V] Social Stratification, Inequality, and Poverty
[V] “Relationship between Class Inequality and Health” 10:29 min http://goo.gl/WKzi3N   


  • Organização dos Seminarios

    Organização dos Seminários

     Os temas estão destacados, assim como o Capítulo do Giddens que deve ser utilizado como referência, mas peço que procurem por informações que contextualizem o Brasil.

    A apresentação deve ter a duração de 15 minutos, portanto o grupo terá que selecionar o conteúdo e profundidade que considere mais relevante, seguido de 10 minutos para discussão (peço que o grupo responsável pelo seminário estimule a discussão).

    Junto com a apresentação deve ser feito o upload de um texto com no máximo 4 páginas, junto com três perguntas de múltipla escolha com 4 alternativas sobre o tema, que serão utilizadas na prova. O upload deve ser feito até as 23:59h da véspera da aula da apresentação.

    Os dois alunos destacados devem convidar três outros colegas para formarem o grupo.

    Os alunos participantes do seminário poderão conseguir até um ponto a mais na média das notas.

     

    Data da apresentação: 11/11

    Gênero e Sexualidade - Capítulo 5 Giddens

    Maria Paula do Amaral Leopaci

    Matheus Borges Simões de Souza

     

    Data da apresentação: 11/11

    As Famílias - Capítulo 7 Giddens

    Nádia Yolanda de Freitas

    Fábio Henrique Alves de Souza

     

    Data da apresentação: 18/11

    Raça, Etnicidade e Migração - Capítulo 9 Giddens

    Bianca Oliveira Dionizio

    Giovana Bustamanti

     

    Data da apresentação: 18/11

    Trabalho e vida Economica - Capítulo 13 Giddens

    Gabriel Calixto Chionchio

    Fabricio Brostoline Estay

     

    Data da apresentação: 25/11

    A Mídia e as Comunicações em Massa– Capítulo 15 Giddens

    Carlos Eduardo Marques Miguel

    Diego Coelho Rodrigues

     

    Data da apresentação: 25/11

    Educação - Capítulo 16 Giddens

    Júlia Bergo Veronesi

    Amanda Cristina Gonçalves