Programação
-
-
O artigo final da disciplina deverá ser submetido neste espaço até 16/12/2020 para os alunos que desejarem correção das professoras antes de submeter a versão final.
O retorno das professoras será dado até 15/01/2021 neste mesmo espaço e vocês terão até o dia 31/01/2021 para corrigir e submeter a segunda versão no espaço a seguir: "Artigo final" com indicação no nome do ficheiro de segunda versão.
Caso não queiram essa correção poderão submeter o artigo até 31/01/2021 no mecanismo de entrega de artigo final
-
Este espaço é para entrega final do artigo até 31/01/2021
Nova correção será realizada para a nota final.
-
Módulo 1 - Empreendedorismo
14 de setembro de 2020
Bom dia a todos, bem-vindos à aula de Empreendedorismo e Inovação. Hoje vamos falar sobre o empreendedorismo e o empreendedor. Este é um tema que tem ganho uma relevância muito grande na última década e parece estar na moda. Por isso mesmo exige-se uma clarificação, discussão e desmistificação sobre o que é o empreendedorismo e quem é o empreendedor.
Então começando com os objetivos de aprendizagem desta aula, passo a enumerá-los:
Objetivos de aprendizagem
1. Compreender o conceito de empreendedorismo
2. Identificar diferentes teorias associadas ao empreendedorismo
3. Refletir sobre a evolução do conceito de empreendedorismo ao longo do tempo
4. Compreender o conceito de empreendedor
5. Distinguir empreendedor de gestor, do empresário e do capitalista
6. Distinguir diferentes estilos de empreendedores
7. Ponderar sobre os mitos associados ao empreendedorismo
Resumo
1. Uma perspetiva global sobre empreendedorismo
1.1. Empreendedorismo: teorias e perspetivas
1.1.1. Os primeiros contributos
1.1.2. Desde o século XX
1.1.3. Foco na inovação
1.1.4. Foco no processo de criação de empresas
1.1.5. Foco na expressão organizacional
1.1.6. Foco na identificação e exploração da oportunidade
1.1.7. Foco no comportamento
1.1.8. Outros contributos para a definição de empreendedorismo
2. Empreendedorismo: o papel do empreendedor
2.1. O papel do empreendedor
2.1.1. Gestor versus empreendedor
2.1.2. A figura do empreendedor
2.1.3. Mitos em torno da figura do empreendedor
Tempo previsto: 5 horas
Slides, filme, artigos para acompanhamento da webaula
Complementar, facultativo: Leitura do cap. 1 e do cap.2 do livro Carvalho, L. e Costa, T. (2015), Empreendedorismo Uma Visão Global e Integradora, Edições Sílabo. Pág.15-22 e pág. 27-38.
-
Slides para acompanhamento da webaula
Complementar, facultativo: Leitura do cap. 1 e do cap.2 do livro Carvalho, L. e Costa, T. (2015), Empreendedorismo Uma Visão Global e Integradora, Edições Sílabo. Pág.15-22 e pág. 27-38.
-
Agora que já está familiarizado com os conceitos associados ao empreendedorismo e à figura do empreendedor, está na hora de aplicar estes conhecimentos.
Assim, sugiro que desenvolva a atividade de aprendizagem proposta de seguida. Envie o seu trabalho até ao dia 21 de Setembro
Boa e-atividade!
Leitura e resposta ao Caso “Maló Clinic”
-
Módulo 2 - Ambientes que favorecem o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento econômico
17 de setembro de 2020 - Professora Doutora Luísa Carvalho
Olá a todos, bem-vindos à 2ª aula de Empreendedorismo e Inovação. Hoje vamos falar sobre inovação e vamos sobretudo promover a discussão sobre o que se entende por inovação, e como é que a inovação pode auxiliar o mundo, mas em particular os empreendedores a criarem valor com impacto positivo sobre a sociedade.
Objetivos de aprendizagem:
- Compreender o que entende por inovação e suas tipologias;
- Discutir a inovação colaborativa, nomeadamente a inovação aberta;
- Refletir sobre inovação no modelo de negócio: Propostas para o futuro e um olhar prospectivo
Resumo
Nesta sessão pretendemos sobretudo discutir o conceito de inovação e a sua aplicabilidade num contexto das organizações, dando especial ênfase à inovação associada ao processo empreendedor. para esse efeito, abordaremos vários aspetos chave que vão desde as tipologias de inovação, a sua difusão e disseminação, a inovação aberta, as métricas de inovação; e os ambientes que favorecem o processo inovador, entre outros assuntos.
Tempo previsto: 5 horas com momentos síncronos e assíncronos
Materiais de apoio:
Slides, filmes, artigos para acompanhamento da webaula
Complementar, facultativo: Carvalho, L. e Costa, T. (2015), Empreendedorismo Uma Visão Global e Integradora, Edições Sílabo.
-
Carvalho, L.; Williams, B. (2014) “Let the cork fly: creativity and innovation in a family business” The International Journal of Entrepreneurship and Innovation, Vol. 15, Nº 2, 127-134.
-
Módulo 3 - Processo Empreendedor e Intraempreendedorismo
21 de setembro de 2020 - Professora Doutora Luísa Carvalho
Olá a todos, bem-vindos à 3ª aula de Empreendedorismo e Inovação. Hoje vamos falar sobre processo empreendedor no contexto de novas empresas mas também de organizações maduras. E vamos sobretudo promover a discussão sobre como empreender que caminhos podemos tomar!
Objetivos de aprendizagem:
- Compreender o processo empreendedor num contexto de criação de negócios mas também no âmbito das organizações maduras
- Discutir como avaliar e moldar ideias que se possam tornar em negócios
- Refletir sobre modelos de negócio para o futuro
Resumo
Nesta sessão pretendemos sobretudo discutir o processo empreendedor suas fases e dinâmicas, mas também os contextos em que se pode promover o intraempreendedorismo. Para além disso pretende-se ainda aplicar do ponto de vista prático o enquadramento da sessão para o desenvolvimento de práticas que facilitem a reflexão sobre modelos de negócio voltados para o futuro.
Tempo previsto: 5 horas com momentos síncronos e assíncronos
Materiais de apoio:
Slides, filmes, artigos para acompanhamento da webaula
Complementar, facultativo: Carvalho, L. e Costa, T. (2015), Empreendedorismo Uma Visão Global e Integradora, Edições Sílabo.
-
Módulo 4 - Empreendedorismo Social
23 de Setembro de 2020
Bom dia a todos, bem-vindos à aula de Empreendedorismo Social. Hoje vamos falar sobre o empreendedorismo social e o perfil do empreendedor social. Este é um tema que tem vindo a ganhar uma importância crescente por diferentes fatores. Por isso mesmo exige-se uma reflexão sobre este fatores ainda mais no contexto em que vivemos da Pandemia originada pelo COVID19, onde novos desafios, novos modelos de negócios sociais se impõem.
Então começando com os objetivos de aprendizagem desta aula, passo a enumerá-los:
Objetivos de aprendizagem
1. Empreendedorismo social
1.1. Conhecer e refletir sobre diferentes perspetivas em torno do empreendedorismo social
1. 2. Conhecer métricas do empreendedorismo social
2. Perfil do Empreendedor social
2.1. Distinguir o empreendedor tradicional do empreendedor social
2.2. Analisar e refletir sobre a figura do empreendedor social.
Slides, filme, artigos para acompanhamento da webaula
-
Complementar, facultativo:
Leitura do cap. 4 do livro Carvalho, L. e Costa, T. (2015), Empreendedorismo Uma Visão Global e Integradora, Edições Sílabo. Pág. 63-74.
-
Trabalho aplicado sobre Empreendedorismo Social
-
-
19 de novembro de 2020
Módulo 5 - Empreendedorismo Internacional e Redes
Este módulo tem o intuito de viabilizar o contato com o empreendedorismo internacional, ou seja, possibilitar o entendimento da expansão internacional de novas empresas por meio de oportunidades reconhecidas e exploradas fora do país de origem. Por ser uma disciplina de pós-graduação, além de observar a prática por meio de estudos de casos, é importante também aproximar o aluno da literatura nessa área, que tem crescido e se fortalecido.
Organização do módulo 5:
- Natureza e importância do empreendedorismo internacional
- Internacionalização: Conceito e estratégia
- Modelos e teorias de internacionalização
- Organizações e Empreendedorismo Internacional: metanacional e born global
- Casos
- Natureza e importância do empreendedorismo internacional
-
28 de setembro de 2020
PROGRAMA
8h30 (São Paulo) - Inovação em Modelos de Negócio Sustentáveis: Relato de um projeto de Pesquisa do Instituto Politécnico de Setúbal. Sandra Pinto, IpStartup & Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
9h30m (São Paulo) - O impacto da COVID-19 e a orientação empreendedora dos empresários do Turismo, Lurdes Calisto, Investigadora do CITUR- Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e professora na ESHTE- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
-
Preparação de pré-projeto do artigo
A apresentar e discutir nesta sessão:
Tema
Elementos do grupo (individual ou em dupla)
Tipo de artigo: teórico, caso, empirico
Questão de investigação
Objetivo geral
Objetivo especifico
Metodologia
Resultados esperados
Bibliografia
-
10 de novembro - 10h
17 de novembro - 10h
-
-