Programação

  • Programa e Slides das Aulas

  • Aulas gravadas

  • Plano a ser desenvolvido

  • Relatório II

    Plano de expansão de mercado
    • Identificar novos mercados promissores e segmentos de mercado e desenvolver uma
    estratégia de entrada e promoção no mesmo.

    Com base em sua análise do setor, da concorrência onde a empresa em estudo pode ter maior chance de sucesso? Identifique o novo país/ mercado mais promissor para a empresa. Onde sua proposta de produto/serviço poderia contar com uma maior demanda (onde residem os consumidores / empresas que poderiam se beneficiar e pagar a proposta de produto/serviço)?

    Parte I – Características do Mercado

    Primeiro, considere as características do mercado que são essenciais para o sucesso da proposta de serviço do cliente no mercado, com relação a fatores como geografia, demografia, cultura, crescimento econômico, escala, concorrência, fatores políticos,regulamentos / certificações, etc. Para comparar os países que atendem aos seus critérios, selecione o mercado mais promissor que você acredita ter o maior potencial. Sua análise do mercado provavelmente incluirá (embora não necessariamente se limite a):
    - Clara definição / delineamento do mercado e seus segmentos
    - Dimensionamento absoluto ou relativo dos clientes / segmentos de clientes em potencial
    - Principais concorrentes no mercado proposto, seus pontos fortes e fracos, seus preços e promoções estratégias, etc.
    - Consideração dos fatores relevantes para o sucesso de seu cliente no mercado,
    incluindo:
    • Fatores culturais, legais, políticos e econômicos que seu cliente deve entender para garantir o sucesso nesse mercado;
    • Características do consumidor / empresa, gostos e preferências em relação ao produto/serviço da empresa.

    Parte II – Estratégia de composto de Marketing

    a)      Promoção: Qual é a melhor maneira de promover / distribuir a proposta de produto/serviço da empresa no novo mercado proposto? Deve ser comercializado diretamente ou existem alternativas? Quais são os canais de promoção baratos ou gratuitos que permitem alcançar clientes ou varejistas, como anúncios on-line, listas de discussão, grupos de mídia social, associações e reuniões.

    b)      Como deverá ser a campanha de marketing (comunicação)

    c)      Como a empresa deve se envolver com o mercado que você recomenda? Deveria abordar o mercado diretamente, trabalhar através de um distribuidor (seja específico) no mercado local, promover através de uma agência de viagens on-line, fazer parceria com agências governamentais ou outras formas que seriam mais eficazes?

    d)     Posicionamento de preço frente aos concorrentes

    e)      Adaptações necessárias ao produto/serviço frente ao novo mercado.

    Estrutura do relatório
    A página de título deve conter
    o Nome da empresa
    o Nomes, e-mails de todos os membros da equipe e um breve resumo (5-15 palavras) do papel e do trabalho concluídos por cada membro da equipe.

    Resumo executivo (de 300 a 400 palavras, de preferência com formato de lista de
    marcadores) que fornece uma breve revisão de suas principais conclusões e recomendações. O Resumo Executivo não deve dizer sobre o que será o relatório (lista de tópicos), mas sim resumir suas principais recomendações (o novo mercado proposto, as principais conclusões da análise do setor, os principais recursos das estratégias recomendadas de marketing e preços etc.) Ao ler o Resumo Executivo, deve ser possível ver e entender imediatamente suas principais recomendações. O restante do relatório deve fornecer apenas mais detalhes e argumentos de apoio.

    Formatação
    • O relatório deve ter de 16 a 25 páginas em espaço simples (7.000 a 15.000 palavras), incluindo a página de título, resumo executivo, referências e apêndices. Cada seção deve ter de 1 a 4 páginas. Geralmente mais curto é melhor, então seja o mais conciso e concentrado possível. Crie seu relatório para facilitar a navegação e digitalizar as principais idéias.
    • Numere todas as páginas no seu relatório de equipe.
    • Orientação da página retrato.
    • As margens devem ter 2,5 cm na parte superior, inferior e laterais da página.

    O tipo de fonte deve ser Times New Roman de 12 pontos ao longo do relatório.
    • Espaço único em todo o texto do corpo.
    • Recuar a primeira linha de um novo parágrafo.
    • O texto deve ficar alinhado à esquerda.
    • Todas as citações usadas devem ser citadas no texto e em uma lista de referência no final de cada relatório, formato ABNT. Citações no texto deve incluir apenas o nome do (s) autor (es) e a data da publicação. Referências completas devem ser fornecidas no final do relatório.
    • É recomendável o uso de figuras, gráficos e tabelas. Recomenda-se que eles sejam incluídos no corpo principal do relatório

     


  • Apresentação CEO Challenge

    Postei a apresentaçao realizada pela Daniela sobre o CEO Challenge da Procter.

    Parece ser uma oportunidade interessante para vocês se exporem para uma grande empresa.

    Os grupos devem ser de 3 pessoas e vocês devem ler as instruções na apresentação da Daniela.

    Boa sorte aos que se inscreverem

    Edgard


  • Prova Semestral

    1)      O MCDonald’s (https://www.mcdonalds.com/us/en-us.html) adota uma estratégia global, multidoméstica ou transnacional? Explique sua resposta dando exemplos sobre a atuação da empresa em diferentes países.

    Lembre-se que a empresa atua em 118 países e tem cerca de 31 mil restaurantes.

    Qual a estratégia o MCDonald’s usou para atingir essa visibilidade?

    2)      Veja o filme a seguir ( ) e discuta a principais estratégias que foram seguidas pela empresa. Faça a aplicação da teoria vista no tocante a construção de vantagem competitiva, estratégias utilizadas pela empresa.

    3)      Veja os primeiros 6:50 min do filme ( ) e discuta as estratégias utilizadas por Heinz.


  • Postagem Relatório 1 e 2

    Postagem dos relatórios finais 1 e 2.

    Devem ser postados 2 relatórios separadamente:

    - o primeiro com o diagnóstico estratégico corrigido;

    - o segundo com o plano de expansão

    A  postagem deve ocorrer até 08/12/20 as 23 hs.

  • Prova Reaval

    1)      Veja os primeiros 5:35 min do filme https://www.youtube.com/watch?v=43MgJoD6TGc 

    E discuta as estratégias utilizadas pela Grendene para criar vantagem competitiva

    2)      Discutas os principais elementos teóricos e diferenças entre a visão da Organização Industrial e a da Capacidade Baseada em Recursos para a construção da estratégia empresarial.

    3) Visite o site https://press.quintoandar.com.br/ e identifique as principais estratégias utilizadas para o crescimento da empresa - utilizando a teoria vista na disciplina de PCC..

  • Tópico 9

  • Tópico 10