Diagrama de temas

  • OBJETIVOS                                                                                                                                         

    A disciplina analisa a modernização capitalista entre meados do século XIX, com a ascensão do imperialismo, da grande indústria e da questão social, e os processos característicos da chamada pós-modernidade global. Nesse arco temporal, propõe-se a articular processos internacionais a quadros nacionais e locais (com atenção específica ao Brasil), externos e internos à disciplina da arquitetura e do urbanismo, salientando entre outros aspectos as grandes mutações e permanências nas relações de classe e nas divisões (sociais, globais e regionais) do trabalho, os processos de conflito e diferenciação social e as novas configurações da cidade, da cidadania e do espaço público em São Paulo, no Brasil e no mundo.

    AVALIAÇÃO

    A avaliação será baseada na participação nas atividades em sala de aula, nos seminários, discussões, assim como na realização de um trabalho coletivo, concebido a partir de uma aproximação individual à temática das ruas da cidade, e de um trabalho final em equipe acerca de uma rua/avenida de São Paulo. Trata-se de suscitar uma reflexão sobre o modo como um determinado logradouro público é capaz de condensar um conjunto de relações materiais, simbólicas, sociais e funcionais com a história da cidade. Para além de suas funções elementares, isto é, de circulação e articulação viária, trata-se de explorar o universo das ruas como suporte ao desenvolvimento de outras formas de apropriação urbana, públicos e privados, residenciais e produtivos, rotineiros ou excepcionais, culturais ou políticos, em suas múltiplas figurações e escalas de incidências, sobre vizinhanças, bairros, regiões ou a própria metrópole. Em anexo, descrição das diversas etapas de elaboração do trabalho final.


    Programa completo com o cronograma e a bibliografia em anexo 

  • 1a. Semana (1/3)

    Apresentação do programa de curso e trabalho final


    Aula expositiva: Tempos e espaços do imperialismo europeu


  • 2a. semana (8/3)

    Aula expositiva: Cenários urbanos da segunda revolução industrial

    Seminário de texto: Maria Stella Bresciani, “Metrópoles: as faces do monstro urbano (as cidades do século XIX)”, in Da Cidade e do Urbano: experiências, sensibilidades, projetos. São Paulo: Alameda, 2018, pp. 87-129.

  • 3a. semana (15/03)

    Aula expositiva: Questão urbana e questão social no século XIX

    Seminário de texto: Eric Hobsbawm, “Costumes, salários e carga de trabalho na indústria do século XIX”, in Os Trabalhadores: estudos sobre a história do operariado. São Paulo: Paz e Terra, 2010, pp. 399-427.

  • 4a semana (22/3)

    Aula conjunta com as demais turmas de fundamentos para discussão do texto:

    Marshall Berman, “Modernidade: ontem, hoje e amanhã”, in Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1986, pp. 15-35.


    Atendimento coletivo sobre o trabalho individual

  • 5a semana (29/3)

    Aula expositiva: Cidade, trabalho e sociabilidade no Brasil


    Seminário de texto: Fraya Frehse, “Ritmos em mudança”, in Ô da Rua! O transeunte e o advento da modernidade em São Paulo. São Paulo: Edusp, 2011, pp. 265-282

  • 6a semana (5/4)

    Aula expositiva: Imperialismo, escravidão e imigração no Brasil


    Seminário de texto: Antonio Candido, “De cortiço a cortiço”, in O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993, pp. 123-152.


    Entrega Etapa 1


  • 7a. semana (12/4)

    Exibição e discussão do filme: “Elevado 3.5”

    de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo, 2007, 75min


    Atendimento sobre o trabalho final e montagem das equipes

  • 8a. semana (26/4)

    Aula expositiva: Espaço público e segregação no Brasil da Primeira República


    Seminário de texto: Hugo Segawa, “São Paulo, veios e fluxos: 1872-1954”, in Porta, Paula (org.), História da Cidade de São Paulo, vol. 3, São Paulo: Paz e Terra, 2004, pp. 341-385.

  • 9a. semana (3/5)

    Aula expositiva: Modernização, sociedade e cidadania em tempos de guerra


    Seminário de texto: Jorge Francisco Liernur, “The South American Way: o milagre brasileiro, os Estados Unidos e a Segunda Guerra Mundial, 1939-1943”, in Guerra, Abílio (org.) Textos fundamentais sobre história da arquitetura moderna brasileira. Vol. 2. São Paulo: Romano Guerra, 2010, pp. 169-217.


  • 10a semana (10/5)

    Aula expositiva: Desenvolvimento, subdesenvolvimento e planejamento: a invenção do terceiro mundo


    Atendimento às equipes sobre o trabalho final

    Apresentação parcial contas do instagram

  • 11a semana (17/5)

    Aula expositiva: Acumulação e desigualdade no Brasil urbano-industrial

    Atendimento às equipes sobre o trabalho final

  • 12a. semana (24/5)

    Aula expositiva: Modernidade e pós-modernidade: economia, sociedade e cultura

    Seminário de texto: Otília Arantes, “Arquitetura Simulada”, in O Lugar da Arquitetura depois dos modernos”. São Paulo: Edusp, 1995, pp. 17-72.

    Entrega versão preliminar do texto final do trabalho

  • 13a semana (31/5)

    Aula conjunta com as demais turmas de fundamentos para discussão do texto


    Atendimento às equipes sobre o trabalho final


  • 14a semana (7/6)

    Atendimento às equipes sobre o trabalho final



  • 15a semana (14/6)

    Exibição e discussão do filme: “O Ódio”

    de Mathieu Kassovitz, 1995, 95mins

  • 16a semana (28/6)

    Entrega final e apresentação oral do trabalho das equipes