Programação
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Início: 07 de agosto de 2023, às 9:00
Feriados às segundas-feiras: 04/09 (fonte: http://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupCalendario2023.jsp)
Referências bibliográficas:
ABDONOUR, João. Matemática e música: o pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras, 2002.
ALMADA, Carlos. Harmonia funcional. Campinas: Editora Unicamp, 2013.
ALMADA, Carlos; BARROS, Guilherme S.; SOUZA, Rodolfo C.; GERLING, Cristina C.; NOGUEIRA, Ilza. The Reception and Dissemination of European Music Theories in Brazil: Riemann, Schenker, and Schoenberg. Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, v. 15, n.2, https://doi.org/10.31751/i.46, 2018.
CHEDIAK, Almir. Dicionário de acordes cifrados. São Paulo: Irmãos Vitale, 1984.
COHN, Richard. Audacious Euphony: Chromaticism and The Triad’s Second Nature. New York/Oxford: Oxford University Press, 2011.
DELNERI, Celso. O violão de Garoto: a escrita e o estilo violonístico de Annibal Augusto Sardinha. Dissertação de Mestrado, orientador Dr. Edelton Gloeden. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.
FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.
HYER, Brian. Reimag(in)ing Riemann. Journal of Music Theory, v. 39, n.1, pp. 101-138, 1995.
KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Harmonia funcional: introdução à teoria das funções harmônicas. 2ª ed. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1986.
KOPP, David. Chromatic Transformations in Nineteenth-Century Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
MOTTE, Diether de la. Armonía. Trad. Luis Romano Haces. Barcelona: Idea, 2006.
PISTON, Walther; DEVOTO, Mark. 5ª ed. Harmony. New York/London: Norton, 1987.
RIEMANN, Hugo. Harmony Simplified or The Theory of The Tonal Functions of Chords. London: Augener, 1896. Middleton: Forgotten Books, 2012.
SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
SCHOENBERG, Arnold. Funções estruturais da harmonia. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, 2004.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Edusp, 1993.
SHARP, Cecil. English Folk Songs: Some Conclusions. Taunton: Barnicott & Pearce; Athaeneum Press, 1907. Disponível em: https://imslp.simssa.ca/files/imglnks/usimg/d/d5/IMSLP80958-PMLP164740-Sharp_-_English_Folk_Song_Some_Conclusions.pdf
ZAMACÓIS, Joaquin. Tratado de Armonía. 7ª ed., 3 vol. Barcelona: Labor, 1980.
Grove online (2001)
O dicionário Grove Online pode ser acessado por uma rede VPN. A USP oferece gratuitamente o programa para download, que permite consulta a várias bases de dados conveniadas (JSTOR, por exemplo): https://www.aguia.usp.br/portfolio/servicos/conexao-remota/
Eis alguns verbetes do Grove que são interessantes para esta disciplina:
COHN, Richard. “Harmony – Practice”.
DALHAUS, Carl. “Harmony”.
DRABKIN, William. “Degree”.
HYER, Brian. “Tonality”.
LINDLEY, Mark. “Equal temperament”.
PALISCA, Claude. “Consonance – History”
“Triad”.
WILLIAMS, Peter; LEDBETTER, D. “Figured bass”.
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Manual adotado pelo Conservatório de Moscou, escrito por Dubovski, Evceiev, Spossobin e Sokolov, traduzido pelo Prof. Dr. Silvio Merhy (UFRJ, 2018). Apresenta versão peculiar da teoria das funções harmônicas de Riemann.
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Partituras de referência para análise harmônica.
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Dicas básicas para harmonização, usando a melodia "Boi da cara preta" em Lá maior.
Acordes de 1ª e 2ª leis tonais. Análise melódica. Critérios de escolha de acordes. Cadência.
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Resolução do trítono (Aula 07 da apostila)
- Dominante com sétima
- Tétrade diminuta
- Dominante com sétima
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Terceira Lei Tonal:
Subdominantes e Dominantes individuais (Apostila: Aula 08)
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Animação em uma tonnetz.
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Uso de acordes da 3ª Lei Tonal
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Análise harmônica. Contém acordes classificados na 3ª Lei Tonal
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Avaliação sobre os tópicos:
1) Resolução do trítono: dominante com sétima e acorde diminuto
2) Acordes de 3ª Lei Tonal
Entregar até dia 11/09, somente pelo Moodle.
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Revisão: leis tonais 1 a 3, encadeamentos, prova de julho.
Cadências e dissonâncias melódicas
Tipos de Cadência:
- Autêntica Perfeita (CAP)
- Autêntica Imperfeita (CAI)
- Plagal
- Semicadência
- Deceptiva (de engano)
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Leis tonais 1 a 3
Cadências
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Cadências: definição e tipos.
Dissonâncias melódicas: notas estranhas às tríades, frequentes no discurso musical. Tratamento dado às dissonâncias.
Exercícios 29 a 31.
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"Ach Gott und Herr". Partitura com áudio. Versão em Dó maior (p. 2)
Corresponde ao Ex. 31 da apostila (Aula 3)
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Notas estranhas às tríades (dissonâncias melódicas)
- Nota de passagem (p)
- Bordadura (b)
- Apojatura (ap)
- Retardo (ou suspensão) (r)
- Escapada (e)
- Antecipação (ant)
- Pedal (ped)
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Quarta Lei tonal - empréstimos modais e acordes cromáticos
Empréstimo modal
Modos "gregorianos"- Jônio
- Dório
- Frígio
- Lídio
- Mixolídio
- Eólio
- Lócrio
Escalas modais
- O conceito de modo associado às tradições europeias (Canto Gregoriano, Polifonia Renascentista e à música harmônico-tonal do séc. XVII a XIX) e depois aplicado às tradições não europeias (Powers, 2001, tópicos 1 a 3).
- Modos "maiores" e "menores" dentre as 7 escalas modais - https://online.berklee.edu/takenote/music-modes-major-and-minor/
- Os falsos modos gregos (SHARP, 1907, p. 36-53).
Identificação ou montagem de escalas modais a partir de diferentes fundamentais:
Notas características de cada modo.
Calculando a armadura de clave, por inversão.
Os campos harmônicos formados a partir dos 7 modos.
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Verbete do Dicionário Grove Online, com informações detalhadas sobre origem e desdobramentos teóricos dos modos na música europeia e em outras culturas.
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Escalas e campos harmônicos. Exemplos em Beethoven e Jobim.
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Lá dórico. Analisar.
Usar cifra graduada. Identificar as cadências ocorrentes nas fermatas.
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Tabela para calcular a armadura de clave nos 7 modos, a partir de uma tônica dada (ao centro). Escrever as notas da escala maior do centro para a direita (modo jônico); do centro para a esquerda está a inversão intervalar dessa escala (modo frígio). O esquema de cores mostra a correspondência entre os modos (à direita) e armaduras de clave (à esquerda), considerando a tônica no centro.
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Vídeo com a canção Asa Branca passando pelos 7 modos.
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Partitura
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Aula 6
Modos (cont.)
Análises:
Beethoven, Quarteto de Cordas nº 15, Op. 132, em Lá menor, III.
Jobim, "Wave".
Exercício proposto:
Compor melodias nos 7 modos, seguindo as indicações:
Use todas as notas da escala;
Garanta que a nota característica tenha destaque;
Enfatize a tônica como ponto de repouso e partida da frase;
Faça a cadência melódica por meio do ^2 ou ^7 da escala em direção ao ^1, no final das melodias.
Evite saltos maiores que 4ªJ ou 5ªJ.
Entrega: até 27/11/2023 - valor: 2,0 (dois pontos)
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Identificar o modo em cada melodia.
Se possível, harmonizar (pode ser apenas com cifras)
Entregar até 27/11 - valor: 2,0 (dois)
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Acordes cromáticos de Sexta
- Sexta Napolitana
- Sexta Italiana
- Sexta Alemã
- Sexta Francesa
- Sub V
- Diminuto auxiliar
Sophisticated Lady, com Billie Holiday
Chá de panela, com Guinga e Mônica Salmaso
Eu te amo, com Chico Buarque, Telma Costa e Tom Jobim
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Apostila sobre os acordes de Sexta e o Sub V. Exemplos com obras de Mozart, Beethoven, Chopin, Ellington, Jobim e Guinga
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Uso da função Sub V, diminuto auxiliar, empréstimo modal e modulação.
As quintas paralelas são comuns no jazz, e já ocorrem em compositores como Debussy e Ravel.
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Progressão harmônica, com estudo de semicadência e algumas dissonâncias estudadas anteriormente. Também emprega inversões e retoma as noções de encadeamento de acordes.
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Uso do acorde diminuto-auxiliar.
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Mediantes e submediantes cromáticas
- Distância de 3ª maior
- Distância de 3ª menor
- Como empréstimo modal (4ª Lei tonal)
- Uso tópico das mediantes cromáticas: Domenico Scarlatti, Caetano Veloso, Nirvana.
- Na modulação (5ª Lei tonal)
- Beethoven: uso das mediantes cromáticas como alternativa ao esquema modulatório no padrão tônica-dominante.
Scarlatti, sonata K. 491 em Ré maior -
Caetano Veloso, "Alegria, alegria" -
Nirvana, "In bloom" -
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Uso de mediantes cromáticas.
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Uso das mediantes cromáticas.
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Uso de mediantes cromáticas.
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Mediantes cromáticas (continuação)
Modo menor:
"Cais" (Milton Nascimento/ Ronaldo Bastos): Bbm - Gm
Brahms: Intermezzo Op. 119 nº 3, para piano, em Lá menor.
Alternância de modo maior e menor: Brahms, Concerto para violino e cello, Op. 102 em Lá menor [10:30].
Leituras sugeridas sobre o tópico "mediantes":
- Cohn (1996, p. 14)
- Cohn (2011, p. 30-31) - ciclos hexatônicos.
- Kopp (2002)
Uso das mediantes cromáticas como região harmônica (modulação):
- Beethoven: Sonatas para piano Op. 31 (Sol maior) e Op. 53 (Dó maior, "Waldstein").
- Comparação das áreas tonais: uso das regiões mediantes cromáticas
Beethoven, Sonatas Op. 31 em Sol maior.
Beethoven: Sonata Op. 53 em Dó maior.
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Songbook, p. 129
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Estudo sobre os ciclos hexatônicos formatos pelos acordes cromáticos de função mediante.
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Estudos sobre o uso de funções cromáticas (especialmente mediantes) na música do romantismo. Histórico das teorias sobre o assunto (de Rameau até teóricos do séc. XX). Análise de obras de Schubert (cap. 2) e outros compositores. Idioma inglês.
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Análise das modulações para as regiões mediantes cromáticas em duas sonatas de Beethoven.
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Modulações e regiões mediantes.
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5ª Lei Tonal: Modulação
Definições
Tipos de modulação
- Direta
- Diatônica
- Cromática
- Enarmônica
- Por uníssono
A classificação geralmente é atribuída em relação ao método usado para chegar à cadência decisiva, que prepara a nova tonalidade.
Walter Piston (1987, p. 223-224) observa que há 3 estágios necessários para caracterizar o processo de modulação:
- Definição da tonalidade de partida
- Início do processo de modulação
- Confirmação da nova tonalidade
No entanto, pode haver determinados trechos onde o processo modulatório não se estabiliza, fazendo com que os centros mudem constantemente. Isso é muito comum na música do Barroco, Romantismo e em estilos como jazz e bossa-nova.
Modulação direta
A modulação ocorre sem preparação, após a cadência da seção anterior.
Villa-Lobos: Choros nº 1 para violão
- 1ª parte: Mi menor; 2ª parte: Dó maior; 3ª parte: Mi maior.
Modulação diatônica
Por meio de semicadência ou de um acorde pivô (acorde que pertença à tonalidade de partida e de chegada).
Haydn: Sonata nº 37 para piano, em Ré maior.
- Modulação diatônica para o 2º tema, por meio de semicadência.
Mozart: Sonata K. 283 para piano, em Sol maior.
Modulação diatônica para o 2º tema por meio de acorde pivô, T = S (a tônica Sol maior passa a ser subdominante em Ré maior, c. 20).
Modulação cromática
Por meio de alteração cromática em uma nota que é consecutivamente modificada por semitom, provocando a mudança de tonalidade.
Mozart: Sonata K. 281 para piano, em Sib maior.
Modulação cromática caracterizada pela alteração da nota Mib em Mi natural (c. 15).
- Tom inicial: Sib maior; tom de chegada: Fá maior.
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No período barroco, as áreas tonais não eram estáveis e havia um estado constante de modulação, gravitando em torno da tonalidade principal.
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As modulações diretas predominam nas mudanças de seção no Choro, assim como em outros gêneros da música clássica europeia, derivados do minueto e do rondó.
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Modulação por enarmonia
- Explora acordes simétricos, que favorecem a interpretação enarmônica, como a tríade aumentada ou o acorde diminuto.
- Emprega a mudança da grafia de uma nota, usando a enarmonia como porta de entrada na nova tonalidade.
Chopin: Noturno Op. 9, nº 1, em Sib menor.
Chopin: Mazurka Op. 7, nº 3, em Fá menor.
Modulação por uníssono
- Baseia-se na modificação da textura, geralmente cessando com os acordes e usando uma melodia em uma única voz (ou em uníssono por vários instrumentos) ou em oitavas em várias vozes ou instrumentos.
- A melodia, livre das restrições dos acordes, se encaminha para a nova tonalidade.
Beethoven: Sonata para piano, Op. 2 nº 2 em Lá maior.
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Apostila com exemplos de modulação no repertório clássico. Atualizado (Sonata K. 310 de Mozart).
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Modulação em várias situações dentro da forma sonata clássica. Exposição (transições e codeta) e desenvolvimento.
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Teoria e exercícios sobre modulação da edição de 1959, em inglês.
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Exercícios compatíveis com o cap. 14 sobre modulação da edição de 1987 do livro de Piston/DeVoto. Em inglês.
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Análise harmônica; modulação diatônica; modulação enarmônica; acorde de sexta napolitana; região napolitana; pedais.
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Princípios de análise harmônica
- Corais de Bach
- Mozart, Sonata K. 545 em Dó maior, I mov.
- Dionísio Aguado, Rondó (para violão)
- Redução harmônica.
Exercício:
Bach, Coral nº 4 - Es ist das Heil uns kommen her
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Modelos de análise graduada e funcional, em arquivos separados.
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Partitura com áudio (regência de Nicol Matt, Chamber Choir of Europe). Partitura editada e montagem de Paulo de Tarso Salles.
Tonalidade: Sol maior.
Arquivo PDF com partitura analisada com cifras funcionais (P. T. Salles). Apresenta 3 breves modulações na segunda parte, indicadas na análise.
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Partitura com áudio sincronizado, gravação de Nicols Matt.
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Em Lá maior. Análise graduada, com indicação de cadências e notas estranhas às tríades. Foram acrescentadas cifras populares, sobre cada acorde. Partitura sincronizada com áudio (gravação de Nicols Matt). Análise de P. T. Salles.
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Partitura para violão: Rondó (nº 3 em Lá menor): 1- 46
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Partitura para piano.
I - Allegro, c. 1-12.
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Trecho para análise: analisar acordes, cadências e modulações até c. 46.
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Análises harmônicas
Mozart: Sonata em Dó maior, K. 545, II - Andante, c. 1-16.
Ernesto Nazareth: "Brejeiro" e "Tenebroso".
Johannes Brahms: Intermezzo Op. 117 nº 1, c. 1-9.
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Partitura para piano.
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Partitura e áudio (Sibelius)
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Análise harmônica
Mozart, Sonata K. 545, II mov.
Chopin, Estudo Op. 10 nº 1, em Dó maior
Schubert, Wanderer-Fantasy, D. 760, Op. 15, c. 1-48
Villa-Lobos, Estudo nº 1 para violão.
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Estudos Op. 10, nº 1, para piano
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Para violão
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Para piano
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Prova/Trabalho
Valor: 6,0 (seis)
Bourée I da Suíte Inglesa nº 2 de Bach:
1) Acordes: análise harmônica funcional OU tradicional (ESCOLHA APENAS UMA DELAS)
2) Identifique os tipos de modulação nos compassos 13-19; 28-40; 41-56. Indique as tonalidades caracterizadas nesses trechos.
3) Identifique as cadências nos compassos 23-24, 39-40 e 55-56.
Data de entrega: 11/12/23
Enviar pelo Link abaixo.
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Versão editada no Sibelius.
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Entregar até 11 dez. 2023
Valor: 6,0 (seis)
Bourée I da Suíte Inglesa nº 2 de Bach:
1) Acordes: análise harmônica funcional OU tradicional (ESCOLHA APENAS UMA DELAS)
2) Identifique os tipos de modulação nos compassos 13-19; 28-40; 41-56. Indique as tonalidades caracterizadas nesses trechos.
3) Identifique as cadências nos compassos 23-24, 39-40 e 55-56.
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Link aula online 04/12/2023
https://meet.google.com/gcw-ouuz-wkt
Plantão de dúvidas
a partir das 9:00 até 10:00
O link já está aberto, vou aguardar até 9:30. Se ninguém conectar, desligarei.
Abraços