Programação
-
-
Notícias e avisos
-
Bibliografia Básica
Neste semestre usaremos com texto de apoio o seguinte livro:
- Juan G. Roederer. Introdução à Física E Psicofísica Da Música. São Paulo: Edusp, 1998.
Veja também os Tutoriais de Áudio e Acústica aqui.
Para complementar os tópicos abordados, consulte os títulos abaixo:
- Henrique, Luís L. Acústica Musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
- Howard, David M., and Jamie Angus. Acoustics and Psychoacoustics. 3rd Edition (1srt Ed.: 1996). London: Focal Press, 2006.
- John Backus. The Acoustical Foundations of Music. 2nd ed. New York/Londom: W. W. Norton & Company, 1977.
- Thomas D. Rossing. The Science of Sound. Reading, Massachusetts: Addison-Wesley Publishing Company, 1989.
-
-
Recepção de Calouros - Não haverá aula.
-
Introdução ao curso - CMU 0529 - Fundamentos da Acústica Musical I
1. Conceitos básicos:
2. O que é som
Ver tópicos em Tutoriais de Áudio e acústica: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/
-
Principais parâmetros do som
- Frequência/Altura
- Amplitude/Volume
- Comprimento de Onda
- Fase
- Forma de onda
-
Semana Santa - Não haverá aula
-
Funcionamento do sistema auditivo
O vídeo abaixo descreve as características básicas do sistema auditivo.
Fisiologia da cóclea
O vídeos abaixo apresentam animações que ajudam a compreender o funcionamento da cóclea:
Os gráficos abaixo, retirado do livro "Introdução à física e psicofísica da música" de Juan Roederer servem como materiais complementares para estes tópicos
-
Não há aulas no dia 21/04/2023 em razão do feriado (Tiradentes).
-
Frequência sonora e Percepção de Alturas
Neste tópico veremos como percebemos as alturas sonoras em diferentes faixas do espectro.
Assistam ao vídeo abaixo:
Neste vídeo vamos escutar sons nas diversas faixas de frequência, do extremo grave ao agudo:
Vejam abaixo os slides apresentados no vídeo.
-
Sons Resultantes
Neste tópico abordamos o que acontece quando mais de um som chega ao canal auditivo e introduzimos o conceito de batimento.
2. Batimentos de Primeira Ordem
-
1. Banda Crítica
2. Limite de Discriminação de Frequência
-
Banda Crítica, Sons de Diferença, Harmônicos Aurais
Neste vídeo vamos ouvir alguns exemplos dos efeitos sonoros relacionados à banda crítica, batimentos e limite de discriminação de frequência.
-
1. Outros fenômenos de 1.a ordem
São produzidos acusticamente no ambiente ou no sistema auditivo
Sons de Diferença- Sons resultantes
- Harmônicos Aurais
Pseudo-harmônicos aurais
2. Fenômenos de 2.a ordem
São decorrentes do processamento neuronal
- Rastreamento de fundamental e fundamental ausente
-
Intensidade. Nível Sonoro e Volume
Escalas Logarítmicas:
Escala linear (progressão algébrica) vs escala logarítmica (progressão geométrica)
Principais operações:
\( N=B^e \Rightarrow log_BN=e \)
xy*xz = xy+z log a*b = log a + log b xy/xz = xy-z log a/b = log a - log b (xy)z = xy*z log ab = b log a Tabela de Logarítmos na base 10 (log10)
log 1 = 0 log 10 = 1 log 2 = 0.301 log 100 = 2 log 3 = 0.477 log 1000 = 3 log 4 = 0.602 log 10000 = 4 log 5 = 0.698 log 100000 = 5 log 6 = 0.778 log 0.1 = -1 log 7 = 0.845 log 0.01 = -2 log 8 = 0.903 log 0.001 = -3 log 9 = 0.954 log 0.0001 = -4
Ver: http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/acustica/intensidade/db_e_log.htm