Topic outline
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Tradução de Sergio Freitas
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Forma: Todo x Parte(s)
Estratégias:
- Desenvolvimento motívico
- Modulação
- Justaposição
- Variação
- Improvisação
- Repetição
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Forma sonata
- Classicismo
- Os cinco tipos de sonata, segundo Hepokoski e Darcy (2006)
- Romantismo
- Século XX
Villa-Lobos: Quarteto de Cordas n.6
- Classicismo
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O concerto clássico
Mozart: concertos para piano
Concerto em Ré menor - K466: I e III movimentos (Tipos 5 e 4)
Sonata abreviada (Tipo 1)
Mozart: sonata para piano em Fá maior, K. 332
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I movimento: tipo 5
III movimento: tipo 4 (rondó)
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Tipo 1, sem desenvolvimento
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IMPROVISAÇÃO
Hermeto Pascoal: "Tacho" (1977)
Propostas analíticas:
1) Macroforma: subdivisão em partes
2) Microforma: procedimentos composicionais, motivos, elementos unificadores e de contraste
3) Estrutura harmônica (acordes e escalas)
4) Densidade textural
5) Clave(s) rítmica(s)
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Egberto Gismonti e Naná Vasconcelos: Dança das Cabeças (1977)
Ao vivo:
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Dissertação de mestrado UNICAMP 2017. Contém transcrição do álbum Dança das Cabeças.
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Justaposição
Ampliação da forma a partir de contraste, intensificação ou rarefação.
Frequente em: poemas sinfônicos, ballets, álbuns conceituais (rock, pop), celebrações religiosas etc.
- Pode haver - mas não necessariamente - um tema que se repete ocasionalmente ao longo do tempo, promovendo certa unidade. Exemplo: Mussorgsky (Quadros de uma exposição), Pink Floyd (The Wall), Berlioz (Sinfonia Fantástica).
- Outra maneira de buscar alguma unidade é por meio de conexões motívicas, texturais ou tímbricas.
- Em casos extremos de densidade textural (Ligeti, Xenakis, por exemplo), a superposição dos elementos é uma das estratégias mais usadas, gerando cânones ou "micropolifonia".
Villa-Lobos: Amazonas (1917/1929)
- Pode haver - mas não necessariamente - um tema que se repete ocasionalmente ao longo do tempo, promovendo certa unidade. Exemplo: Mussorgsky (Quadros de uma exposição), Pink Floyd (The Wall), Berlioz (Sinfonia Fantástica).
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Repetição/saturação
Trata-se de uma estratégia de expansão temporal/formal comum em música com ênfase nas estruturas rítmicas.
Na música de concerto, o gênero mais evidente é conhecido como "minimalismo", embora muitas vezes essa música seja mais "repetitiva" do que "mínima". O samba-enredo de uma escola de samba, uma orquestra de gamelão da Indonésia (Bali, Java etc.), os cortejos de maracatu, a música nos cultos afro-brasileiros, são exemplos desse tipo de fenômeno sonoro.
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Palestra com Yuri Prado
Estruturas musicais do samba enredo.
Tese defendida na USP em 2018 (orientador: Prof. Dr. Marcos Lacerda).
Yuri Prado é pós-doutorando em Antropologia Social na USP e atualmente realiza estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. É membro do Projeto Temático FAPESP "O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia” e do grupo de pesquisas PAM (Pesquisas em Antropologia Musical). Formado em Música (Composição) pelo Departamento de Música da ECA-USP, possui Doutorado Direto pela mesma instituição, com estágio de pesquisa em etnomusicologia na Université Paris VIII. Como arranjador e compositor, foi vencedor do I Concurso de Composição da Orquestra de Câmara da USP (2010), do XIX Prêmio Nascente-USP (2011), e do I Concurso de Composição da Orquestra Jazz Sinfônica (2015). Como documentarista, produziu os filmes "Um passo para vencer" (2020) e "Dois Irmãos" (2021).
Dia 14/11 (terça-feira) às 10:00, sala 206, Prédio central da ECA.
Link para a tese: clique aqui
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Entrega do trabalho
Data: a partir de 28/11 até 12/12
Modalidade: individual ou em grupo (até 6 pessoas)
Enviar pelo link abaixo.
Analisar uma obra ou manifestação musical com no mínimo 5 minutos de duração, usando elementos vistos durante o semestre nesta disciplina. Incluir partitura ou equivalente (transcrição, gráfico, minutagem, etc.)
Formato: word, fonte tamanho 12, espaço duplo. Incluir bibliografia e deixar identificadas as eventuais citações ou paráfrases. Extensão mínima: 5 páginas (sem contar capa e bibliografia); máxima: 35 páginas. Incluir capa com nome(s) do(s) autor(es), título da obra escolhida e demais itens padronizados em artigos ou no TCC.
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Data-linite: 12 de dezembro de 2023.
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