Kursthemen

  • Abschnitt 1

    Início: 07 de agosto de 2023, às 9:00

    Feriados às segundas-feiras: 04/09 (fonte: http://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupCalendario2023.jsp)

    Referências bibliográficas:

    ABDONOUR, João. Matemática e música: o pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras, 2002.

    ALMADA, Carlos. Harmonia funcional. Campinas: Editora Unicamp, 2013.

    ALMADA, Carlos; BARROS, Guilherme S.; SOUZA, Rodolfo C.; GERLING, Cristina C.; NOGUEIRA, Ilza. The Reception and Dissemination of European Music Theories in Brazil: Riemann, Schenker, and Schoenberg. Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, v. 15, n.2, https://doi.org/10.31751/i.46, 2018.

    CHEDIAK, Almir. Dicionário de acordes cifrados. São Paulo: Irmãos Vitale, 1984.

    COHN, Richard. Audacious Euphony: Chromaticism and The Triad’s Second Nature. New York/Oxford: Oxford University Press, 2011.

    DELNERI, Celso. O violão de Garoto: a escrita e o estilo violonístico de Annibal Augusto Sardinha. Dissertação de Mestrado, orientador Dr. Edelton Gloeden. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

    FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.

    HYER, Brian. Reimag(in)ing Riemann. Journal of Music Theory, v. 39, n.1, pp. 101-138, 1995.

    KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Harmonia funcional: introdução à teoria das funções harmônicas. 2ª ed. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1986.

    KOPP, David. Chromatic Transformations in Nineteenth-Century Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

    MOTTE, Diether de la. Armonía. Trad. Luis Romano Haces. Barcelona: Idea, 2006.

    PISTON, Walther; DEVOTO, Mark. 5ª ed. Harmony. New York/London: Norton, 1987.

    RIEMANN, Hugo. Harmony Simplified or The Theory of The Tonal Functions of Chords. London: Augener, 1896. Middleton: Forgotten Books, 2012.

    SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

    SCHOENBERG, Arnold. Funções estruturais da harmonia. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, 2004.

    SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Edusp, 1993.

    SHARP, Cecil. English Folk Songs: Some Conclusions. Taunton: Barnicott & Pearce; Athaeneum Press, 1907. Disponível em: https://imslp.simssa.ca/files/imglnks/usimg/d/d5/IMSLP80958-PMLP164740-Sharp_-_English_Folk_Song_Some_Conclusions.pdf

    ZAMACÓIS, Joaquin. Tratado de Armonía. 7ª ed., 3 vol. Barcelona: Labor, 1980.

    Grove online (2001)

    O dicionário Grove Online pode ser acessado por uma rede VPN. A USP oferece gratuitamente o programa para download, que permite consulta a várias bases de dados conveniadas (JSTOR, por exemplo): https://www.aguia.usp.br/portfolio/servicos/conexao-remota/

    Eis alguns verbetes do Grove que são interessantes para esta disciplina:

    COHN, Richard. “Harmony – Practice”.

    DALHAUS, Carl. “Harmony”.

    DRABKIN, William. “Degree”.

    HYER, Brian. “Tonality”.

    LINDLEY, Mark. “Equal temperament”.

    PALISCA, Claude. “Consonance – History”

    “Triad”.

    WILLIAMS, Peter; LEDBETTER, D. “Figured bass”.

  • Abschnitt 2

    Resolução do trítono (Aula 07 da apostila)

    • Dominante com sétima
    • Tétrade diminuta

  • Abschnitt 3

    Terceira Lei Tonal:

    Subdominantes e Dominantes individuais (Apostila: Aula 08)

  • Abschnitt 4

    Revisão: leis tonais 1 a 3, encadeamentos, prova de julho.

    Cadências e dissonâncias melódicas

    Tipos de Cadência:

    • Autêntica Perfeita (CAP)
    • Autêntica Imperfeita (CAI)
    • Plagal
    • Semicadência
    • Deceptiva (de engano)


  • Abschnitt 5

    Notas estranhas às tríades (dissonâncias melódicas)

    • Nota de passagem (p)
    • Bordadura (b)
    • Apojatura (ap)
    • Retardo (ou suspensão) (r)
    • Escapada (e)
    • Antecipação (ant)
    • Pedal (ped)

  • Abschnitt 6

    Quarta Lei tonal - empréstimos modais e acordes cromáticos

    Empréstimo modal

    Modos "gregorianos"
    • Jônio
    • Dório
    • Frígio
    • Lídio
    • Mixolídio
    • Eólio
    • Lócrio

    Escalas modais

    • O conceito de modo associado às tradições europeias (Canto Gregoriano, Polifonia Renascentista e à música harmônico-tonal do séc. XVII a XIX) e depois aplicado às tradições não europeias (Powers, 2001, tópicos 1 a 3).
    • Modos "maiores" e "menores" dentre as 7 escalas modais - https://online.berklee.edu/takenote/music-modes-major-and-minor/
    • Os falsos modos gregos (SHARP, 1907, p. 36-53).

    Identificação ou montagem de escalas modais a partir de diferentes fundamentais:

    1. Notas características de cada modo.

    2. Calculando a armadura de clave, por inversão.

    Os campos harmônicos formados a partir dos 7 modos.

  • Abschnitt 7

    Aula 6

    Modos (cont.)

    Análises: 

    • Beethoven, Quarteto de Cordas nº 15, Op. 132, em Lá menor, III.  

    • Jobim, "Wave". 

    Exercício proposto:

    Compor melodias nos 7 modos, seguindo as indicações:

    1. Use todas as notas da escala;

    2. Garanta que a nota característica tenha destaque;

    3. Enfatize a tônica como ponto de repouso e partida da frase;

    4. Faça a cadência melódica por meio do ^2 ou ^7 da escala em direção ao ^1, no final das melodias.

    5. Evite saltos maiores que 4ªJ ou 5ªJ.

    Entrega: até 27/11/2023 - valor: 2,0 (dois pontos)

  • Abschnitt 8

    Acordes cromáticos de Sexta

    1. Sexta Napolitana
    2. Sexta Italiana
    3. Sexta Alemã
    4. Sexta Francesa
    5. Sub V
    6. Diminuto auxiliar

    Sophisticated Lady, com Billie Holiday


    Chá de panela, com Guinga e Mônica Salmaso


    Eu te amo, com Chico Buarque, Telma Costa e Tom Jobim

  • Abschnitt 9

    Mediantes e submediantes cromáticas

    • Distância de 3ª maior
    • Distância de 3ª menor
    • Como empréstimo modal (4ª Lei tonal)
    • Uso tópico das mediantes cromáticas: Domenico Scarlatti, Caetano Veloso, Nirvana.
    • Na modulação (5ª Lei tonal)
      • Beethoven: uso das mediantes cromáticas como alternativa ao esquema modulatório no padrão tônica-dominante.

    Scarlatti, sonata K. 491 em Ré maior -  

    Caetano Veloso, "Alegria, alegria" -  

    Nirvana, "In bloom" -  

  • Abschnitt 10

    Mediantes cromáticas (continuação)

    Modo menor: 

    "Cais" (Milton Nascimento/ Ronaldo Bastos): Bbm - Gm


    Brahms: Intermezzo Op. 119 nº 3, para piano, em Lá menor. 

    Alternância de modo maior e menor: Brahms, Concerto para violino e cello, Op. 102 em Lá menor [10:30]. 

    Leituras sugeridas sobre o tópico "mediantes": 

    • Cohn (1996, p. 14)
    • Cohn (2011, p. 30-31) - ciclos hexatônicos.
    • Kopp (2002)

    Uso das mediantes cromáticas como região harmônica (modulação): 

    • Beethoven: Sonatas para piano Op. 31 (Sol maior) e Op. 53 (Dó maior, "Waldstein").
    • Comparação das áreas tonais: uso das regiões mediantes cromáticas


    Beethoven, Sonatas Op. 31 em Sol maior. 

    Beethoven: Sonata Op. 53 em Dó maior. 


  • Abschnitt 11

    5ª Lei Tonal: Modulação

    Definições

    Tipos de modulação

    1. Direta
    2. Diatônica
    3. Cromática
    4. Enarmônica
    5. Por uníssono

    A classificação geralmente é atribuída em relação ao método usado para chegar à cadência decisiva, que prepara a nova tonalidade.

    Walter Piston (1987, p. 223-224) observa que há 3 estágios necessários para caracterizar o processo de modulação:

    1. Definição da tonalidade de partida
    2. Início do processo de modulação
    3. Confirmação da nova tonalidade

    No entanto, pode haver determinados trechos onde o processo modulatório não se estabiliza, fazendo com que os centros mudem constantemente. Isso é muito comum na música do Barroco, Romantismo e em estilos como jazz e bossa-nova.

    Modulação direta

    A modulação ocorre sem preparação, após a cadência da seção anterior.

    Villa-Lobos: Choros nº 1 para violão

    • 1ª parte: Mi menor; 2ª parte: Dó maior; 3ª parte: Mi maior.


    Modulação diatônica

    Por meio de semicadência ou de um acorde pivô (acorde que pertença à tonalidade de partida e de chegada).

    Haydn: Sonata nº 37 para piano, em Ré maior.

    • Modulação diatônica para o 2º tema, por meio de semicadência.


    Mozart: Sonata K. 283 para piano, em Sol maior.

    Modulação diatônica para o 2º tema por meio de acorde pivô, T = S (a tônica Sol maior passa a ser subdominante em Ré maior, c. 20).


    Modulação cromática

    Por meio de alteração cromática em uma nota que é consecutivamente modificada por semitom, provocando a mudança de tonalidade.

    Mozart: Sonata K. 281 para piano, em Sib maior.

    Modulação cromática caracterizada pela alteração da nota Mib em Mi natural (c. 15).

    • Tom inicial: Sib maior; tom de chegada: Fá maior.



  • Abschnitt 12

    Modulação por enarmonia

    • Explora acordes simétricos, que favorecem a interpretação enarmônica, como a tríade aumentada ou o acorde diminuto.
    • Emprega a mudança da grafia de uma nota, usando a enarmonia como porta de entrada na nova tonalidade.

    Chopin: Noturno Op. 9, nº 1, em Sib menor.


    Chopin: Mazurka Op. 7, nº 3, em Fá menor.


    Modulação por uníssono

    • Baseia-se na modificação da textura, geralmente cessando com os acordes e usando uma melodia em uma única voz (ou em uníssono por vários instrumentos) ou em oitavas em várias vozes ou instrumentos.
    • A melodia, livre das restrições dos acordes, se encaminha para a nova tonalidade.

    Beethoven: Sonata para piano, Op. 2 nº 2 em Lá maior.



  • Abschnitt 13

    Princípios de análise harmônica

    • Corais de Bach
    • Mozart, Sonata K. 545 em Dó maior, I mov.
    • Dionísio Aguado, Rondó (para violão)
    • Redução harmônica.

    Exercício:

    Bach, Coral nº 4 - Es ist das Heil uns kommen her


  • Abschnitt 14

    Análises harmônicas

    Mozart: Sonata em Dó maior, K. 545, II - Andante, c. 1-16.

    Ernesto Nazareth: "Brejeiro" e "Tenebroso".

    Johannes Brahms: Intermezzo Op. 117 nº 1, c. 1-9.

  • Abschnitt 15

    Análise harmônica

    Mozart, Sonata K. 545, II mov.

    Chopin, Estudo Op. 10 nº 1, em Dó maior

    Schubert, Wanderer-Fantasy, D. 760, Op. 15, c. 1-48

    Villa-Lobos, Estudo nº 1 para violão.

  • Abschnitt 16

    Prova/Trabalho

    Valor: 6,0 (seis)

    Bourée I da Suíte Inglesa nº 2 de Bach:

    1) Acordes: análise harmônica funcional OU tradicional (ESCOLHA APENAS UMA DELAS)

    2) Identifique os tipos de modulação nos compassos 13-19; 28-40; 41-56. Indique as tonalidades caracterizadas nesses trechos.

    3) Identifique as cadências nos compassos 23-24, 39-40 e 55-56.

    Data de entrega: 11/12/23

    Enviar pelo Link abaixo.

  • Abschnitt 17

    Link aula online 04/12/2023

    https://meet.google.com/gcw-ouuz-wkt

    Plantão de dúvidas

    a partir das 9:00 até 10:00

    O link já está aberto, vou aguardar até 9:30. Se ninguém conectar, desligarei.

    Abraços