BANCO COOPERATIVO DE MÍDIAS

As mídias podem abranger inúmeros meios de comunicação, com o propósito de transmitir informações e diversos conteúdos. Estas, podem ser classificadas como: mídias de informação, comunicação, compartilhamento e co-criação (Kely).

Kahoot: Jogo educativo digital. Está na 7ª posição no TOP 100 Tools for Higher Education 2019. É um software que permite criar questionários que podem ser respondidos por usuários/estudantes que estejam conectados à internet. Permite potencializar a participação e engajamento dos estudantes na processo de aprendizagem. Segue o link para baixar gratuitamente: https://www.baixaki.com.br/android/download/kahoot-.htm (Marlene).

SurveyMonkey: Ferramenta para criação de questionários online. Está na 41ª posição no Top 100 Tools for Higher Education 2019. O SurveyMonkey é uma ferramenta prática para fazer de forma simples questionários e, consequentemente, pesquisas quantitativas e qualitativas com base na coleta desses dados. Tanto para usar de forma mais básica com os alunos e organizar suas respostas rapidamente através questionários menos trabalhosos, como para elaborar pesquisas mais complexas como formulários de TCCs, dissertações ou teses, a plataforma é bastante eficiente. A versão mais simples é gratuita e pode ser obtida através do link: https://pt.surveymonkey.com. (Elio)

Padlet: Ferramenta online que permite a co-criação online de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia. Está na 9ª posição no Top 100 Tools for Higher Education 2019. O Padlet funciona como uma folha de papel, onde se pode inserir qualquer tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeo, hiperlinks). Os usuários podem curtir, comentar e avaliar as postagens de materiais publicados no mural, além de compartilhar com demais usuários para visualização ou edição dos mesmos. Esta características colaborativa permite a interação dos sujeitos difundindo ideias, cultura, democratizando as informações e aprendendo em um contexto diferente do presencial, ou seja, da tradicional sala de aula. O padlet está disponível em versão gratuita com limitações (3 padlets) e em versão paga com número de padlets ilimitados, podendo ser utilizado em 29 línguas diferentes. Embora seja um site, está disponível também em forma de aplicativo para IOS, Andróid, Kindle e Chrome e como extensão para Safari e Chrome, e ainda como plugin para o wordpress e add-on para Firefox. Um tutorial para o seu uso pode ser acessado através do link: https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-Padlet.pdf (Oberdã)

AnswerGarden: recurso que permite que seja feita uma questão aos alunos, em um mural, a resposta deve ser dada em uma ou duas palavras que serão organizadas em uma nuvem de palavras, automaticamente. É gratuito e não exige cadastro. https://answergarden.ch/ (Helena)